O que são telas AMOLED?

O que são telas AMOLED?

De forma bastante simplificada, o termo Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode também é chamado de Amoled no Brasil. Ele é conhecido antes mesmo do ano de 2010, mas não era tão comum como é atualmente nos eletrônicos como celulares e televisões. Todo mundo que foi comprar uma TV ou algo do gênero, ouviu o vendedor falar que a tela é amoled e que por isso acabava sendo mais caro – mesmo tendo o mesmo tamanho de tela e qualidade de imagem. Mas, porque isso acontece? O que quer dizer esse termo? 

Em suma, esse tipo de tecnologia acaba sendo baseada em características de OLED em que se tem uma pequena película mais fina em que o TFT consegue depositar os seus contato metálicos. Com isso, liga-se apenas às luzes que são necessárias  enquanto a parte que deveria ser preta não é ligada – por isso, o  resto é ainda mais preto e não fica com aquele tom cinza muito comum em dispositivos mais antigos. 

Os mais antigos, por não contarem com esse tipo de tecnologia, acabavam ficando com a tela cinza em vez de um preto total e, querendo ou não, isso poderia  ́ prejudicar a experiência do usuário.

Hoje em dia, com o fundo mais preto, consegue-se ter acesso a  um contraste que é ainda mais intenso e, com isso, a imagem fica mais atraente. 

Estrutura da AMOLED e como funciona através de uma explicação prática e objetiva 

A tela que conta com o TFT permite que sse controle a tensão sobre cadapixel e, assim senfo, aquele que não conta com nenhum tipo de tensão cotinua negro e preto. Ao todo, esse tipo de tecnologia somente é possível devido ao fato de que ela conta com ao menos quatro camadas diversas como  uma de anodo, orgânica, cátodo e outras delas que é formada apenas pela presença de circuitos de alto padrão. 

Além de darem mais contraste sobre a cor, ainda permitem que a tela se movimente em até 3 vezes mais rápido. Por isso, a imagem acaba parecendo que é mais fluída. 

Características superiores a tecnologias mais baixas 

Não é nem preciso dizer que esse tipo de tela conta com características que acabam sendo de longe mais superiores que aquelas que não contam com amoled. Em suma, a imagem acaba tendo mais contraste ao mesmo tempo em que fica mais fluída. 

De acordo com alguns especialistas do mundo da tecnologia da informação, esse tipo de tecnologia, apesar de ser mais cara, conta com um desempenho que pode ser melhor na faixa de 150% que as comuns. Por isso, a sua experiência também deve estar inclusa no preço final do produto – que mesmo após anos de seu lançamento, ainda é caro. 

Espera-se que no futuro, devido ao fato de estarem se tornando cada vez mais comuns, todos os dispostos oitavos virão integrados com a tecnologia de um amoled. Por isso, seus filhos e netos poderão ter uma dessas em casa mesmo que você prefira o mais barato porque é em breve que irão começar a dominar o atual mercado. 

Imagens mais flexíveis 

Uma das vantagens deste tipo de tela é que as imagens acabam sendo mais flexíveis e atraentes independente do tipo do local em que está sentado no seu sofá e cama. E o mesmo serve para o celular. O que não está acontecendo nas versões mais comuns, porque os atuais tipos de tela não conseguem enfraquecer o tom de preto em relação ao led das imagens.  Você não precisa comprar uma TV que seja angulada para contar com um bom ângulo. Neste caso, basta pagar um pouco mais e optar por uma tecnologia que seja voltada para o amoled. 

Telas semitransparentes

Um evento que foi realizado durante o ano de 2009, há mais de uma década, pelo CES, Consumer Electronics Show, mostra que as telas conseguem ser mais transparentes e isso faz com que a imagem pareça que está até 3X mais fluída. 

Conclusão: quando teremos telas AMOLED?

Outra dúvida de muitos brasileiros é sobre quando será possível obter a tela amoled. Neste caso, elas já existem e estão sendo produzidas a preços que são cada vez mais acessíveis, apesar, no entanto, de ainda estarem acima da média. Para se ter uma noção, uma TV normal que pagaria na faixa de R$ 1500, teria peu pagar R$ 2300 para que se tenha uma tela deste tipo – e, analisando a realidade da maior parte dos brasileiros atualmente, não é algo que está valendo a pena, ainda mais para quem está em processo para mobiliar a casa, por exemplo. 

Apesar disso, já se sabe que elas no futuro devem contar com preços que sejam ainda mais em conta devido ao fato de que   serão as tecnologias mais comuns do mercado – as versões atuais estão prestes a sumir para que se consiga garantir a melhor experiência do usuário.