Qual a diferença de um banco relacional e um banco não relacional?

Qual a diferença de um banco relacional e um banco não relacional?

Provavelmente, você deve ter olhado as palavras de banco relacional e banco não relacional no título deste artigo e logo ter colocado na mente sobre os bancos e o seu relacionamento com o cliente.

Este é um assunto que está cada vez mais em foco com o uso da tecnologia e as facilidades que ele possui e a obrigatoriedade delas se atualizarem com o nosso contexto atual.

Mas não é nada disso que está pensando. Dessa vez, o assunto que vamos conversar é mais técnico, e envolve a questão do banco de dados de qualquer sistema.

Se você é um programador ou um interessado neste assunto, fique neste artigo para que entendamos qual a diferença de um banco relacional e um banco relacional. E como isso afeta o sistema da sua empresa.

O que é um banco relacional

Vamos considerar um banco de dados de qualquer sistema, seja de gestão de pessoas, gestão financeira, de cadastro de clientes, ou outra aplicação qualquer. No mundo informatizado, eles são fundamentais para o bom funcionamento dos programas.

A depender de sua arquitetura, eles permitem que os dados possam ser acessados e compartilhados entre outros bancos de dados. Este é considerado um banco relacional.

Funcionando a partir de modelo relacional, no qual os dados são compilados com um padrão que seja capaz de ser lido por qualquer aplicativo, ele ajuda a integrar as soluções e tornar o atendimento ou gestão muito mais simples preservando a sua estrutura.

Neste modelo, cada linha da tabela é considerada um registro que possui uma chave exclusiva, ou ID. Como a base é semelhante entre os bancos, as relações entre os pontos de dados são mais estruturadas.

Exemplo prático: em um sistema de atendimento ao cliente, há duas tabelas, sendo uma delas correspondente aos dados dos clientes. Para cada registro com as informações do cliente, o banco de dados cria uma ID para cada linha dessa tabela. 

A segunda tabela é relacionada aos pedidos. Estando as duas com a mesma ID, o banco de dados dos pedidos consegue acessar a ID relacionada à tabela de cadastro e consegue reunir todas as informações.

Este processo é feito por programadores, de modo a tornar o sistema mais eficiente e existe desde os anos 1970, desenvolvido para ser amplamente aceito em todos os bancos de dados existentes. Para o futuro, a tendência é que os bancos de dados sejam autônomos e consigam fazer as integrações com o uso da inteligência artificial.

O que é um banco não relacional

Enquanto o modelo relacional permite a integração entre os bancos de dados e trazer informações mais completas para o cliente, o banco não relacional não usa o esquema de tabelas e colunas, usando um modelo de armazenamento otimizado para cumprimentos dos requisitos próprios do banco de dados a ser utilizado.

Estes bancos não tem toda a configuração e a arquitetura para serem usados na integração de tabelas que necessitam apresentar dados mais completos.

Porém, o banco não relacional consegue performar muito melhor para gerenciar os dados das organizações que não precisam ser integrados e acessados porque não tem a necessidade de fazer o agrupamento dos dados em uma única tabela com o objetivo de usar essas informações.

Qual a diferença entre banco relacional e banco não relacional

A principal diferença está na questão econômica, de performance e de escalabilidade. Construir um banco de dados relacionais demanda tempo e dinheiro pois é necessário fazer a padronização de todas as tabelas e fazer com que os dados possam ser lidos com rapidez, tornando o produto mais caro.

Nos bancos não relacionais, esse tempo é reduzido drasticamente, o que diminui os custos de aquisição e de operacionalização.

Em relação à performance, o banco não relacional consegue carregar informações com muito mais rapidez, o que não acontece nos casos dos relacionais, que necessitam ter o acesso para exibir os dados.

Por fim, o não relacional é mais escalável e fácil de se manter, o que não acontece no outro modelo.

Entendendo qual a diferença de um banco relacional e um banco não relacional, fica mais fácil entender as vantagens e desvantagens para sua organização e a melhor aplicabilidade na rotina diária.

Acompanhe o MEUPC.NET para saber mais sobre.