Ciência da computação: saiba tudo sobre o curso de TI

Ciência da computação: saiba tudo sobre o curso de TI

O curso de ciência da computação é destinado para os brasileiros que são amantes por estarem sempre na frente de uma tela de computador ao resolver problemas e situações corriqueiras. A duração é de 4 anos mas pode variar de acordo com a universidade, tendo algumas que são de 3,5 anos e outras que podem chegar a até 5 anos. A pessoa que faz ciência da computação é aquela que cria algo novo, seja um software ou um hardware.

Entre as disciplinas que podem ser encontradas na grade curricular, tem-se Estrutura de Dados I, Estrutura de Dados II, Gerência de Projetos, Iniciação ao Conhecimento Acadêmico, Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Interação Humano-computador e Introdução à Computação.

Um dos lados positivos é que se consegue estudar sem pagar nada através de universidades públicas como a USP e a UFSC. No entanto, se a sua nota do ENEM, Exame Nacional Do Ensino Médio, não permitir que tenha um bom corte para entrar, ainda tem a alternativa de fazer um EAD em que se paga valores mensais que são inferiores a cerca de R$ 300. Uma universidade que é bem conceituada e conta com esse curso é a Uniasselvi.

Quem faz ciência da computação tem que trabalhar com o quê?

O campo do mercado de trabalho para quem faz ciência da computação acaba se expandindo de forma bastante expressiva devido ao fato de que o mercado está cada vez mais aberto para os especialistas de tecnologia da informação, TI. Empresas de pequeno e até mesmo grande porte estão revisando de pessoas que criem projetos, softwares e até mesmo bancos de dados desde os relacionais aos não relacionais.

  • Analista de Sistemas – É o profissional que acaba sendo o responsável por analisar todos os processos no qual o projeto tem que passar e quais os melhores testes para confirmar que ele não está apresentando nenhum tipo de bug.
  • Arquiteto de Software – Responsável por determinar como um projeto deve ser desenhado e funcionará na prática.
  • Gerente de TI – É a pessoa que deve fazer toda a liderança da equipe de TI, tecnologia da informação.
  • Docência ou Pesquisa – Sim! Quem é formado em ciência da computação ainda tem a alternativa de fornecer aulas para o ensino superior na área ou para empresas que trabalham com o fornecimento de cursos como o Microsoft.

Entenda como está o mercado atualmente

Há quem diga que o mercado para ciência da computação está inflamado e cheio de profissionais. Mas, mesmo que ainda estudam com uma quantidade muito elevada de pessoas se formando, é como se as vagas de emprego nunca fossem preenchidas por completo. As empresas estão sempre precisando de pessoas que tenham domínio em banco de dados, desenvolvimento e gerenciamento de projeto para que criem software e sites que sejam otimizados para a experiência do cliente. E não somente isso: você pode ainda trabalhar em conjunto com a parte de logística da marca.

Devido ao aumento dos usos de tecnologia, as empresas estão tendo que cada vez mais se adequar a isso e contratar profissionais que consideram cumprir com as demandas. Por isso, acaba sendo uma área bastante promissora.

Quero fazer o curso na modalidade EAD, quais universidades são confiáveis?

Para quem está pensando em fazer o curso na modalidade de EAD, existe a alternativa de optar por alternativas como Centro Universitário UNIBH, Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade de Franca (UNIFRAN) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Todas elas contam com mensalidades que são em conta e, dependendo da nota que tirou no ENEM, Exame Naj Canal do Ensino Médio, acaba tendo a alternativa de conseguir bolsas de estudo que podem chegar a até 100%. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Em nosso DISCORD, sempre contamos com centenas de pessoas ativas que querem conversar e trocar informações.

Claro, não esqueça de vir conhecer mais artigos do nosso portal. Temos muitas coisas que podem te ajudar mais em sua formação e ainda contamos com uma série de artigos que abordam sobre o mundo dos jogos e games.