Como instalar certificado digital passo a passo? Veja as dicas mais valiosas aqui

Como instalar certificado digital passo a passo? Veja as dicas mais valiosas aqui

Como instalar certificado digital passo a passo? Essa é uma dúvida bastante comum na rotina de quem conta com algum tipo de empresa, pois precisa estar sempre emitindo notas fiscais. Em suma, o certificado digital conta com algumas funções que são bastante e ́ sérias como é o caso de confirmação de identidade que faz com que o empresário tenha mais facilidade em assinar documentos digitais e confirmar a sua identidade.

A confirmação da sua identidade serve para que consiga emitir notas fiscais sem nenhum problema ou limitação, sempre confirmando que é você mesmo que está realizando esse processo.

Em muitas cidades brasileiras, inclusive em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, é comum que os sistemas de preferências exijam que as empresas, com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), façam a emissão do certificado digital. Somente desta forma irão conseguir acessar o sistema e realizar todas as funções que são necessárias para tal.

CERTIFICADO DIGITAL: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Onde posso obter um deles?

Não é em qualquer site que se consegue obter um certificado digital e, para que isso seja possível é necessário que primeiro se faça a comprovação de identidade. Ou seja, se você não tem uma câmera no celular e no computador para comprovar a sua identidade como dono da empresa e autorizar transações online, você terá que ir fisicamente até uma agência séria que vende este software para assinar um documento.

Uma das empresas que vendem esse tipo de software é o Serasa. O Serasa permite que se consiga emitir um pelo valor que está por volta de R$ 250 e que tem a duração na faixa de um ano. Um dos lados positivos da instituição é que se consegue fazer parcelamentos em até doze vezes sem que tenha que pagar nenhum tipo de juros por isso.

O Certisign também permite que haja a emissão do certificado digital de forma prática. No caso deste site, o valor é mais em conta e se consegue pagar por vital de R$ 250 para que se tenha a duração de até 3 anos.

Em suma, é importante salientar que o valor pode variar de acordo com o dia em que estiver lendo este artigo. Portanto é importante que vá até o site destas duas indutivas para pesquisar em qual delas está mais em conta e vale mais a pena.

Como instalar certificado digital passo a passo?

Depois de ter obtido o seu certificado digital, é necessário que você clique sobre ele e use o botão direito do mouse para clicar na aba de INSTALAR. Espere com que o processo seja realizado e faça a duração de uma senha – cujo tem que ser a mesma que foi escolhida no portal em que estava fazendo a compra do seu certificado digital.

Depois de fazer a adição da senha, é necessário que você confirme que permite que o certificado digital faça alterações em seu dispositivo (isso é apenas por segurança).

Agora pronto! Ele vai estar instalado e sempre que precisar, vai aparecer uma tela informando que você precisa dar autorização para o uso do certificado. Dessa forma, nenhuma outra empresa poderá conseguir emitir notas fiscais em seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) sem que tenha a permissão para isso.

O certificado digital é uma das formas mais práticas para garantir que a sua empresa esteja sempre segura quanto a questões fiscais. Um dos lados positivos é que ele também permite que você faça em casa, e sem a ajuda do contador, a declaração de imposto de renda de pessoa física ou até mesmo a declaração de faturamento da pessoa jurídica tudo isso de forma super prática e sem nenhuma dificuldade.

Certificado digital vai dar vírus no meu computador?

Se você comprar o certificado digital de um site seguro, pode ficar confirma que ele não vai dar nenhum tipo de vírus em seu computador. O indicado é que não se baixe nada no seu hardware sem que antes tenha confirmado a identidade com uma empresa que é séria. E, claro, tome todo cuidado do mundo quando estamos falando de golpes. Hoje em dia, existem muitos portais que fazem a aplicação de golpes na internet apenas com o intuito de roubar dados dos cidadãos ou de aplicar algum tipo de vírus em seu computador.

Youtube

O canal do Youtube que é chamado de O Zanin tem um vídeo que aborda mais sobre o passo a passo de como fazer a instalação do seu certificado digital de forma prática e sem nenhuma dificuldade. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque temos um guia que pode te ajudar.

E, claro, se você gostou do conteúdo, não esqueça de vir conhecer mais destes em nosso portal. Com certeza você vai encontrar muitas dicas e tutoriais que são bastante úteis para te ajudar.