Como minerar Dogecoin ou Shiba Inu: vale a pena mesmo?

Como minerar Dogecoin ou Shiba Inu: vale a pena mesmo?

Minerar dogecoin ou Shiba Inu realmente vale a pena? Quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de prática? Durante o ano de 2021, o mercado de criptomoedas estourou com o ápice do Bitcoin que chegou a cerca de R$ 370 mil. Deste modo, os amantes do mundo da tecnologia da informação queriam garantir que teriam ativos de graça e começaram a aplicar na mineração de vários ativos, principalmente nos memes tão queridinhos da Tesla, liderada por Elon Musk.

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais se realmente vale a pena minerar dogecoin ou shiba inu, quais são as vantagens e desvantagens deste tipo de prática e uma série de outros fatores diversos. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura conosco!

Vantagens e desvantagens de minerar Dogecoin ou Shiba Inu

  • O processo de mineração acaba sendo menos estressante para a placa de vídeo, que não precisa ficar esquentando muito em casa. Além disso, é necessário fazer menos overclock.
  • Devido ao fato de ser um invento destinado aos iniciantes, acaba sendo algo mais simples e que não exige que você se preocupe com muitas coisas ao mesmo tempo.
  • Consegue-se começar a minerar pagando pouco em uma placa de vídeo usada. Quanto maior for a taxa hash e menor o consumo do seu hardware, menos ele tende a consumir em todo o processo de mineração.

E quais são os contras de minerar em casa algum ativo financeiro?

  • Muitos polos que realizam a mineração na nuvem acabam liberando poucas informações sobre como é o processo de mineração e qual a história deles. Fazem, assim, com que quem está começando se sinta um pouco mais inseguro não sabendo se o portal de mineração é confiável ou se trata de um golpe apenas para roubar as criptomoedas.
  • Se o Dogecoin ou a Shiba Inu caírem de valor, acaba sendo necessário pagar a mês a taxa de energia elétrica enquanto se recebe menos. O que acaba sendo negativo e até mesmo prejudicial para o seu bolso a longo prazo.
  • É um mercado de alta volatilidade e não se sabe o que deve acontecer com ele nos próximos dias. De acordo com o relatório que foi publicado pelo Banco Inter, a volatilidade chega a mais de 100% em apenas um dia.
  • Na maioria das vezes, se a sua placa de vídeo ou rig de mineração não for profisisonal, você vai enfrentar mais gastos de energia elétrica que reais retornos sobre a mineração, deixando de ser uma prática que vale a pena.

Quais são os softwares que permitem minerar criptomoedas?

Hoje em dia, existem muitos softwares seguros que permitem que os cidadãos brasileiros comecem a minerar ativos dos mais variados tipos. Para isso, basta baixar no computador um deles que estão citados neste artigo: Eobot , Nice Hash e Genesis Mining. Todos contam com o processo de mineração em nuvem, que garante mais segurança e proteção para os seus usuários. Também, é necessário contar com uma carteira de dogecoin e Shiba Inu para começar o processo.

Curiosidades que vão além de minerar Dogecoin e Shiba Inu

Como você já notou, a mineração em sua grande parte das vezes deixa de ser algo benéfica devido ao excesso de consumo energético da placa de vídeo. Isso, ao final das contas, acaba sendo negativo para o meio ambiente. De acordo com dados que foram liberados pelo Banco Central da Rússia durante o mês de janeiro de 2022, o processo de mineração vem ocupando o poder de processamento de mais de 11% de todos os computadores do mundo. Além disso, vale salientar que a mineração também causa alguns impactos sobre o uso de energia: os gastos para manter somente o BTC superam os gastos de todo um país, a Filipinas.

Devido a isso, tanto o Banco Central da Rússia quanto da China informaram que estariam impedindo a população tanto de minerar quanto de negociar os ativos. A decisão ocorreu principalmente em um momento em que há o aumento de conflitos de interesse sobre os ativos e no contexto em que muitas pessoas aplicavam dinheiro neles como forma de ocultar uma parte da renda e sonegar impostos.