Criptomoedas X pirâmide: qual a diferença e como identificar?

Criptomoedas X pirâmide: qual a diferença e como identificar?

O boom das criptomoedas surgiu durante o ano de 2021 quando o Bitcoin chegou ao seu valor máximo de R$ 370 mil. Desde então, os analistas começaram a se mostrarem positivos com a possibilidade de que o valor do ativo poderia chegar a mais de meio milhão. Não tardou, com isso, para que muitos criminosos criassem uma série de pirâmides relacionadas ao assunto e centenas de pessoas caíssem em golpes.

No entanto, vale salientar que é possível investir de forma segura nos ativos. Mas, para isso, é importante se manter atualizado sobre os golpes que são aplicados na internet para saber diferenciar uma pirâmide de um ativo financeiro que pode te trazer bons retornos. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura aqui conosco porque preparamos um guia completo para te ajudar com isso.

O que é pirâmide de criptomoedas?

Muitos criminosos entram em contato com pessoas que não dominam o assunto e prometem dar um retorno de 100% sobre o valor que é aplicado em ativos em tantos dias. Isso é uma pirâmide: quando não é necessário investir no ativo, basta apenas dar o valor para que alguém faça isso e depois te repassar uma parte do que foi obtido. Neste caso, a maior parte das pessoas sequer tem de volta o valor emprestado, muito menos o retorno dele.

Um investimento em criptomoeda que realmente é real e não se trata de pirâmide, é quando o cliente abre uma conta em uma corretora como o Mercado Bitcoin e Nolvadax ele escolhe onde quer aplicar e quando quer vender. Tudo fica para ser resolvido em suas mãos, inclusive a pesquisa de mercado para saber o que está abalando os preços durante a semana.

O que é pirâmide então? De forma sintetizada, se trata de promessas que garantem que o indivíduo terá  quantidade X de retorno sobre o valor que foi aplicado em Y dias sem que ele tenha que fazer absolutamente nada por isso. E, geralmente, as promessas são feitas pir pessoas físicas como forma de venda de um produto, nunca por grandes corretoras que possuem nome no mercado e no Reclame Aqui.

Como funciona a pirâmide de bitcoin?

Como foi dito anteriormente, a pirâmide de Bitcoin acontece quando uma pessoa entra em contato com você para fornecer a possibilidade de ter uma quantidade específica de rendimento em determinados dias. Tudo isso sem que tenha que aplicar em algo ou que tenha que fazer pesquisa de mercado. Geralmente, os criminosos argumentam que irão ficar apenas com uma pequena porcentagem sobre o valor que foi obtido de lucro dentro do investimento, realizando assim, a devolução do restante.

Como identificar uma pirâmide bitcoin?

Existem algumas dicas que podem te ajudar a identificar quando está de frente com uma pirâmide de BTC ou de qualquer outro ativo. Veja, abaixo, quais são as principais características para conseguir se proteger.

  • Promessa de ganho fácil sem que nada tenha que ser feito para isso. São pessoas que garantem que sabem investir em criptomoedas e que para que tenham o máximo de retorno, tenham investidores que possam fornecer um determinado valor que será multiplicado em questão de pouco tempo.
  • Possibilidade de receber um lucro extra sempre que indicar um novo investidor para a pirâmide. A pirâmide sempre funciona dessa forma: precisa que outras pessoas indiquem ela para que cresça em sua base. Quando a base para de crescer e não há mais para quem recomendar, é comum que o esquema entre em colapso pela falta de investidores fornecendo dinheiro para o s líderes do topo.
  • Não existem muitas informações no site da empresa e muito menos sobre quais são os seus donos. Muitas vezes, também usam o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) falso.

É seguro investir em criptomoedas?

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre Criptomoedas X pirâmide, vale dizer que realmente é seguro investir nos ativos contanto que o investimento seja feito da forma correta. Por ser um mercado muito volátil, hoje em dia se recomenda que somente invistam nele os grupos de investidores que são mais arrojados, que estão dispostos a perder um valor maior nas empreitadas apenas com o objetivo de atrair bons retornos em suas aplicações.

Os investidores mais conservadores recebem a recomendação de aplicar em alternativas que não são tão voláteis em nosso mercado, como é o caso da renda fixa que têm rendimentos na faixa de 13% ao ano. Os principais investimentos da renda fixa são o CDB, que tem o desconto do imposto de renda regressivo, e LCI ou LCA que não contam com o desconto. Todos os três são protegidos pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito, que garante que se o banco ou a corretora falir, é possível ter acesso a até R$ 250 mil de volta.