Finanças e tecnologia: como trabalhar em conjunto

Finanças e tecnologia: como trabalhar em conjunto

Todos os assuntos relacionados a finanças são extremamente delicados para muitas pessoas, principalmente para jovens empreendedores ou para gestores de empresas que já estavam acostumados com os sistemas “antigos” de gerenciar todas suas transações financeiras. Por esse motivo, muitas vezes surge a seguinte dúvida: finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto?

Muitas pessoas acham que o assunto finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto é algo que está muito longe de acontecer, mas se engana quem pensa dessa forma, pois essa já é a realidade que muitos donos de empresas vivenciam já há alguns anos. 

Nem todos são adeptos à mistura de finanças e tecnologia porque não confiam nas transações realizadas totalmente de forma online, porém existem algumas tecnologias novas que foram altamente testadas para tornar todas essas transações mais seguras. 

E a tecnologia que mais foi testada e que mais obteve sucesso no quesito segurança, é a blockchain. Com o uso dessa tecnologia é totalmente possível ter uma internet totalmente anônima, com total garantia de proteção à privacidade e total descentralização.

Mas o que é exatamente o blockchain, como ele funciona e quais são as vantagens que essa tecnologia apresenta para o tão discutido assunto sobre finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto? Neste artigo você obterá a resposta para todas essas perguntas e saberá exatamente do que se trata o blockchain.

O que é o blockchain?

Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova que está relacionada com as finanças, o blockchain surgiu junto com uma criptomoeda extremamente conhecida, o bitcoin. Além disso, hoje em dia a aplicação do blockchain vai muito além do bitcoin.

Apesar do bitcoin para iniciantes parecer algo difícil de ser compreendido, principalmente quando relacionado com o blockchain, na verdade é muito fácil de entender como os dois se relacionam. 

O bitcoin foi criado com o intuito de proporcionar maior segurança para as transações financeiras em meio a uma crise econômica que tomou conta do país há alguns anos atrás, transferindo-as para o mundo virtual.

Contudo, é de conhecimento geral que através da internet é extremamente fácil alterar, clonar ou trocar dados, e é aí que o blockchain entra. Este recurso tecnológico foi criado para evitar a clonagem e a alteração de dados na internet, o que ajuda a garantir a segurança de todas as transações financeiras virtuais. 

Como o blockchain funciona?

A tecnologia do blockchain funciona como uma grande rede com blocos encadeados e muito seguros, onde cada um carrega um determinado conteúdo com suas próprias impressões digitais. 

Em relação a este artigo, os conteúdos que esses blocos encadeados carregam são as informações das transações financeiras que são realizadas. Certo, até aí pode ser que você ainda não esteja surpreso, mas o diferencial do blockchain você irá descobrir agora qual é.

O bloco encadeado posterior, possui a impressão digital do anterior mais o seu conteúdo próprio e com a junção dessas duas informações, ele cria a sua própria impressão digital, e assim sucessivamente com todos os blocos encadeados.

Basicamente é assim que o blockchain funciona e acredito que você já tenha entendido como ele se relaciona com o assunto sobre finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto.

Vantagens de utilizar o blockchain

O blockchain apresenta algumas vantagens bem grandes em relação aos demais recursos tecnológicos que podem ser relacionados com transações financeiras, tanto que é conhecido como protocolo da confiança. Além de estar sempre relacionado a transparência, segurança e responsabilidade.

Veja quais são os 4 principais conceitos que o blockchain atende, os quais também representam as vantagens que este recurso tecnológico oferece:

  • Ledger bem distribuído: todos os sistemas de registros das transações e dos blocos encadeados são compartilhados, e todos os envolvidos podem ver;
  • Consenso e nada de fraude: todas as transações são verificadas por todos os envolvidos, o que evita que fraudes aconteçam;
  • Firmação de contratos sem alterações: nenhum contrato pode ser alterado depois de assinado, e todos os termos estabelecidos são responsáveis por autorizar, ou não autorizar, as transações (também conhecido como contrato inteligente);
  • Garante total privacidade: apesar dos dados das transações ficarem visíveis para todos, alguns dados podem ser ocultados, como o endereço de uma das partes, sem que isso afete ou altere o bloco encadeado ou as transações. 

Entendeu agora como o blockchain se relaciona com o assunto sobre finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto? Este é um recurso tecnológico financeiro que pode otimizar todas as transações realizadas, além de garantir uma maior proteção para todas as partes envolvidas.

Finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto utilizando o blockchain?

Agora que você já sabe melhor sobre o blockchain e como ele se relaciona com o assunto finanças e tecnologia como trabalhar em conjunto, quando alguém expressar alguma dúvida sobre finanças e tecnologias poderem andar juntas, basta explicar sobre o blockchain e sanar todas as dúvidas dessa pessoas, assim como você acabou de ter todas as suas dúvidas sanadas neste artigo.