Glaucoma: uso excessivo de celular e computador desenvolve cegueira?

Glaucoma: uso excessivo de celular e computador desenvolve cegueira?

O glaucoma é uma doença ocular que pode fazer com que a pessoa fique cega, de acordo com dados que foram compartilhados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é estimado que maia de 600 pessoas em todo o Brasil sofram com esse problema e ele vem se tornando mais comum do que parece ser. 

Em suma, se trata de um problema que começa a atacar o nervo ativo e tirar o fogo da visão. Por isso, a pessoa que sofre com a situação tende a apresentar problemas como dores nas vistas e até mesmo a visão mais esbranquiçada. 

Existem alguns fatores que podem acabar desencadeando a doença, sendo  o principal deles a genética. No entanto, vale salientar que problemas de saúde  como a diabetes podem incentivar para o seu aparecimento. 

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre o que é o glaucoma, como se prevenir, se é irreversível e muito mais. Portanto, se quiser saber sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco porque preparamos um dia completo para te ajudar. 

Como é a visão de quem tem glaucoma?

Devido ao fato de que acaba existindo um  aumento da pressão intraocular. , acaba que a pessoa que sofre com essa doença tem dificuldades em manter o foco e começa a apresentar branquitude sobre a região dos olhos. Outro aspecto é que muitas pessoas começam a ter sintomas como coceira e irritação, o que pode representar de que algo não está indo bem com a saúde da visão. 

O que pode causar glaucoma no olho?

Outra dúvida bastante comum é sobre o que pode causar glaucoma no olho. De forma bastante simplificada, além da genética que pode ser uma das principais causas, também podemos citar problemas como pressão alta, diabetes e até mesmo o fato da idade, que costuma ser mais comum em pessoas que possuem de 35 até 70 anos. 

Quando começa o glaucoma?

O glaucoma congênito geralmente é identificado peso médio ao paciente que conta com até 3 anos de vida. Neste caso, o paciente deve ser levado a um especialista, ainda mais se os seus pais possuem algum tipo de problema nas vistas que deve ser acompanhado a cada semestre por especialistas como a miopia e astigmatismo. 

Vale salientar que apesar de poder ser identificado em crianças, é comum que se manifeste com mais intensidade a partir dos 35 anos, com o decorrer da idade da criança. 

Quem tem glaucoma vai ficar cego?

Outra dúvida bastante comum dos pacientes é sobre o fato de que ter o glaucoma pode ou não ficar cego. De forma bastante simplificada, a pessoa que não cuidar da sua doença pode vir a desenvolver sintomas que sejam mais graves e até mesmo a cegueira. Por isso, recomenda-se que todos que são propensos a ter ou estão apresentando algum dos sinais, façam a busca por um oftalmologista o mais breve possível. 

Por isso, vale salientar que é possível sim ter glaucoma e não ficar cego. No entanto, vale salientar que o diagnóstico tem que ser precoce para garantir o tratamento antecipado dos sintomas negativos que estão por vir se não forem cuidados corretamente. 

Vale salientar que é importante sempre estar acompanhando o médico mesmo que não se tenha os sintomas tão claros porque os especialistas afirmam que ao menos 80% de todas as pessoas que possuem esse tipo de doença não chegam a apresentar sintomas até que eles comecem a ficar intensificados. 

Tipos de glaucoma: você sabe quais são eles? 

Outro aspecto que deve ser observado neste artigo é em relação aos tipos da doença que são ao menos quatro delas as mais comuns, sendo de primário ou aberto, que costuma aparecer somente nas pessoas que possuem mais de 40 anos de idade e está presente em ao menos 80% de todos os casos. Neste caso, o aumento da pressão ocular não costuma apresentar sintomas. 

O grau fraco se trata de um turvamento da visão que costuma ser mais intenso e é bastante comum em jovens e menores de idade. 

Por fim, também se pode citar o Glaucoma congênito que se é significa geralmente em crianças e recém nascidos. Uma das suas características para a identificação é em relação a uma diminuição bastante expressiva quando se trata do brilho ocular. 

Por fim, também podemos citar o Glaucoma secundário que é originado através de alguma doença que o paciente tem e que geralmente é genética, como é o caso da diabetes, pressão alta e muitas outras. 

Conclusões 

Como você pode ver neste artigo, o glaucoma acaba sendo uma doença que afeta ao menos 600 mil pessoas em todo o Brasil. Mas, apesar de apresentar alguns sintomas, estima-se que ao menos 80% de todos os pacientes somente descubram que possuem a doença quando já se será mais tarde do que o esperado. 

Em suma, se não tratada com antecedência e com especialistas que realmente sejam aptos para acompanhar o paciente, pode-se acabar desenvolvendo algum  tipo de cegueira que não é reversível.