É mais barato trocar de PC ou atualizar o antigo?

É mais barato trocar de PC ou atualizar o antigo?

Trocar de PC ou dar aquela recauchutada na máquina? Muitos se perguntam e muitos não sabem a resposta.

Seja em casa ou em uma empresa, sabemos que computadores novos aumentam a produtividade. Além disso, essa otimização de tarefas ou melhor desempenho operacional também significa uma redução de gastos com manutenções, tempo de uso e até economia de energia.

Já que cara, vemos que isso significa que trocar de PC quando tiver condições é sempre interessante. De acordo com uma pesquisa realizada pelas empresas Microsoft e Intel, manter um PC com mais de 4 anos pode sair 2 vezes mais caro do que o investimento em um modelo novo.

Esse levantamento foi feito com 200 empresas, mas os resultados também se aplicam ao gamer mais focado ou streamer iniciante.

Não convenceu? Então acompanhe nosso post e entenda mais benefícios de investir numa atualização de seu PC.

PC antigo = custos por todos os lados

Quem nunca sofreu com lentidão, atualizações que duram horas, lags e aquele barulhão de avião decolando ao usar um PC antigo?

Em computadores desatualizados, é comum se deparar com problemas que acabam com a produtividade ou diversão. Isso resulta na perda de materiais quase finalizados (quem nunca perdeu trabalhos do Word e teve que refazer tudo?) e atrasam muito qualquer tarefa.

Um PC lento pode ser ocasionado por problemas de hardware, algo que requer manutenção constante, altos investimentos com peças e muito tempo disponível.

Além disso, há chances de incompatibilidade do PC com sistemas, programas e até jogos atualizados, impedindo acessos. Sem soluções mais avançadas de segurança, seu equipamento também fica mais vulnerável a ataques.

Outros problemas sérios envolvem falhas em discos rígidos, por exemplo, que comprometem todo o conteúdo armazenado no PC.

Você já viu que não faltam razões que evidenciam as perdas financeiras e operacionais de manter um computador antigo.

Quero trocar de PC. E agora?

Quem toma a decisão de trocar seu PC jurássico por um novo (já pronto ou montando peça a peça) precisa ter em mente que não vai precisar desembolsar toda a poupança para obter qualidade – mas qualidade é obviamente importante.

Uma das vantagens de computadores novos e de qualidade é justamente o fato de que mesmo os PCs mais simples são capazes de fazer muito por você em termos de agilidade, modernidade e compatibilidade.

Aí, é bom observar algumas peças-chave para que você monte seu PC do melhor jeito, ou escolha um que venha com boa capacidade operacional.

Ao escolher um computador novo, pesquise sobre o processador e encontre um bem superior. Essa peça é basicamente o cérebro do PC e existem muitas opções bacanas com preço bom.

Um bom processador é ainda mais importante para um PC gamer: dependendo do tipo de jogo, é fundamental escolher o processador correto e mais eficiente.

Games mais pesados, como MMORPGs e jogos em tempo real, geralmente demandam bastante do seu processador. 

Se a placa de vídeo também for top de linha, melhor ainda. Outros componentes como SSD e memória RAM também precisam ser levados em consideração na hora de escolher um novo PC. Dê uma olhada nas nossas dicas sobre isso.

E, claro, monte seu próprio PC com mais qualidade e um ótimo custo-benefício aqui no MEUPC.NET!