O que sabemos sobre os processadores intel 10ª geração Comet Lake

O que sabemos sobre os processadores intel 10ª geração Comet Lake

Boas notícias para quem está esperando ansiosamente pelo lançamento dos novos processadores intel de 10ª geração: o Comet Lake pode chegar ao mercado ainda em abril e promete um desempenho surpreendente.

Mais informações sobre os novos modelos foram reveladas durante a CES 2020 (Consumer Electronics Show). Segundo informações anunciadas pela intel, a nova linha de CPUs vai contar com chips rodando acima de 5 GHz baseados na arquitetura Comet Lake-H.

Quer saber todas as informações que temos até agora sobre esse lançamento exclusivo da intel? Então acompanhe a seguir!

Tudo o que sabemos sobre os novos processadores intel

Nem todas as informações foram confirmadas, mas documentos vazados pelo Uniko’s Hardware lançam alguma luz sobre os recursos que podemos esperar dos novos processadores intel.

A partir das informações vazadas, as CPUs Comet Lake serão fabricadas com 14 nanômetro, oferecendo também velocidades de clock mais altas que qualquer modelo já lançado pela intel. Imagens divulgadas trazem mais informações para o público.

Sendo assim, podemos esperar os seguintes processadores de 10ª geração:

  • Core i9-10900K;
  • Core i9-10900KF;
  • Core i7-10700K;
  • Core i7-10700KF;
  • Core i5-10600K;
  • Core i5-10600KF;
  • Core i5-10400;
  • Core i5-10400F.

O melhor modelo da linha poderá oferecer um desempenho maior em comparação à geração anterior, contando com 10 núcleos, 20 threads, cache de 20 MB (total) e TDP de 125W. Com frequência base de 3,7 GHz, o Turbo Boost pode chegar a 5,1 GHz.

Rumores anteriores também indicam que o processador pode alcançar um pico de 300W. Graças a isso, o Comet Lake exigirá uma placa-mãe construída em volta do LGA1200 e dos chipsets da intel.

Para reforçar bem a sua aposta em desempenho, durante a CES a equipe da intel exibiu slides comparativos entre o Core i7-10710U e o AMD Ryzen 7 3700U. Na apresentação, o chip intel apresenta velocidade até três vezes mais rápida.

Além disso, destaca-se ainda que o Comet Lake-H consome menos energia comparado aos Ryzen móveis de 3ª geração. Embora os dados sejam verdadeiros, a comparação foi feita ainda com os chips móveis AMD que tiveram seu lançamento em 2019.

No mesmo evento, a AMD também apresentou novos modelos de CPUs móveis (Ryzen, série 4000), já desenvolvidos na arquitetura Zen 2. Segundo a desenvolvedora, devemos aguardar processadores e chips gráficos fabricados em 7 nm.

Possíveis datas de lançamento

Não sabemos ao certo a data oficial de lançamento, mas temos algumas informações circulando pela web. O site espanhol El Chapuzas Informático sugere que a data de lançamento está programada para o dia 30 de abril.

Por outro lado, o Uniko’s Hardware em seus documentos vazados aponta para outra realidade. Assim, a data de lançamento, segundo a Uniko’s Hardware, está prevista para qualquer dia entre 13 de abril e 26 de junho.

Portanto pode-se afirmar que 30 de abril é uma data bem possível, mas é preciso também considerar um fator importante. Há rumores de que o avanço do COVID-19 ao redor do mundo esteja atrasando o lançamento dos processadores, que podem chegar ao mercado de fato só no fim de junho.

De qualquer forma, ficamos na expectativa e atentos para qualquer nova informação.