Radeon RX 6800 vale a pena? Comparações e desempenho

Radeon RX 6800 vale a pena? Comparações e desempenho

E então chega o momento de comprar uma placa de vídeo, ainda não se sabe quais são as melhores. É comum que surja essa dúvida, ainda mais quando a Radeon RX 6800 está competindo com a grande RTX 3070. A AMD está investindo de forma massiva na chegada da microarquitetura RDNA 2. Tudo isso buscando adquirir cada vez mais desempenho e menos gastos de energia, juntamente com a tecnologia Zen 2. Foi projetada para diminuir a latência para renderizar os jogos de forma mais rápida.

A nova Radeon RX 6800 consegue oferecer o suporte que muitos membros desejavam como ray tracing. Parece mesmo que os desenvolvedores replicaram os sucessos com os Ryzen no ano de 2017. Tudo ameaçando a soberania da nova criação da Intel.

Mas será mesmo que uma Radeon RX 6800 vale a pena? Será que é boa para jogos pesados? Confira a análise que o MEUPC.NET criou para você!

Design moderno e inovador

O desenvolvedor AMD costuma variar de forma extensiva em como criam o design, especialmente no quesito de resfriamento. Um dos casos é o RTX 3080 que possui a alternativa de usar a água ou então, open-air — a exemplo da Radeon VII.

Uma das coisas que mais chamou a atenção são os 03 coolers presentes no Radeon RX 6800. Sendo assim, possibilita-se a oportunidade de ter a redução de ruídos de até 69% na percepção.

Outro aspecto positivo é que elas não ligam assim que o PC é ligado. Ou seja, você pode jogar e apenas quanto o sistema identificar que ultrapassou a temperatura de 60℃ que irá começar a funcionar. Outro ponto moderno e que reflete o desenvolvimento e investimento na criação delas.

Radeon RX 6800 vale a pena? Comparações e desempenho

Possui uma logo da marca e detalhes variados em preto e outras cores. Infelizmente, a placa de vídeo possui LED RGB que ainda não pode ser ajustado no sistema de Radeon Software. Dessa forma, pode-se contabilizar como um ponto negativo.

O material é fundido e ajuda bastante na dissipação de calor. Além disso, possui cromo na composição, o que impede que ocorra ferrugens indesejadas. Isso porque o cromo reage com o oxigênio, formando um óxido invisível a olho nu e que impede a chegada de outros átomos à liga metálica. Mais uma participação extensa da química em um desenvolvimento tecnológico.

Os conectores são 2x 8 pinos juntamente com as seguintes quantidades de saídas: 2x Display Ports, 1x HDMI 2.1 e 1x USB-C.

Atualmente, o preço está custando por volta de R$ 7999. Acredita-se que vá demorar um pouco mais para diminuir devido à falta de estoques que o mercado está sofrendo atualmente.

Radeon RX 6800: arquitetura e desenvolvimento

Um dos aspectos mais empolgantes de se ter uma Raden RX 6800 é o ray tracing acelerado por hardware. Ele é totalmente exclusivo do sistema Geforce. Sem contar ainda com a tecnologia RDNA 2 que impactou ainda mais na melhora de experiência do jogador. Não é de se superar que seja comparado com a RTX 3070.

O Radeon chega a 2.105 MHz de velocidade juntamente com  clock para games de 1.815 MHz. Já a NVidia entra nesta disputa com 1.500 MHz de velocidade padrão e 1.725 MHz com o turbo. A quantidade de núcleos é muito diferente, sendo, respectivamente:  3.840 e 5.888. Um valor que aumenta em mais de 70% de diferença.

Os testes realizados pelo site TechRadar afirmam que a AMD é cerca de 27% mais rápida em jogos de 4K e Full HD. Em games que exigem menor quantidade de FPS, como  Red Dead Redepmtion 2, demonstra-se maior em 10% em relação a NVidia.

Observe esses dados de forma mais fácil e simplificada:

Alguns usuários ainda afirmam que a Radeon RX 6800 é boa e consegue ultrapassar a gigante RTX 3080, que faz parte da 2ª Geração de RT Cores. Possui também a tecnologia 3D active fan e tela de dissipação exclusiva.

O site techtudo afirma que rodam através da mesma média de FPS: 71. Ambas abaixo dos  81 fps da RTX 3090. Além disso, existem poucos games que a Radeon perde para a RTX 80, como é o caso de War: Three Kingdoms.

 Infinity Cache

Outro aspecto importante é o Infinity Cache que indica os assombrosos  128 MB de cache L3. Dessa forma, a ideia é que não se use uma quantidade absurda de memória. Sendo assim, é possível reduzir a latência e otimizar a largura de banda, deixando as texturas de imagens ainda mais otimizadas. O que pode ser ótimo para quem deseja jogar em 4k. Você ainda tem acesso a  16GB de memória GDDR6 dedicada.

Abaixo há uma tabela de testes que foram realizados em jogos famosos como Assassin’s Creed Odyssey e muitos outros.

E então, o que você acha sobre o desempenho da Radeon RX 6800, é boa? Portanto, comente em nosso Discord juntamente com outros membros, fique atualizado em nossas novidades!