HD Externo não reconhecido: o que é e como resolver

HD Externo não reconhecido: o que é e como resolver

Unidades de disco removíveis como, por exemplo, unidades flash USB ou HD externo, devem ser fáceis de usar. Mas, em alguns casos, você pode conectar sua unidade a um PC com Windows ou outro dispositivo via porta USB e descobrir que o disco rígido externo não está aparecendo.

O que é esse erro?

Esse problema tem várias causas possíveis, mas, na pior situação possível, o aparelho de memória pode estar estragado.

Em síntese, isso ocorre quando a porta USB não reconhece as unidades USB externas. Na tentativa de entrar no dispositivo, o usuário lê a mensagem de erro “Dispositivo USB não reconhecido”. 

Aqui estão as possíveis soluções para esse problema.

Certificar se a unidade está ligada 

Quase todos os HDs externos não exigem alimentação de energia além da que o computador fornece. Através da via porta USB é entregue toda energia que a maioria precisa. No entanto, alguns HDs têm seus próprios cabos de fornecimento de energia ou, pelo menos, um botão de fornecimento. Portanto, checar se o problema está no fornecimento de energia é imprescindível.

Também há uma chance do computador estar configurado para economizar energia e desconectar de forma independente um disco rígido externo. Principalmente, essa situação acontece com laptops, não com PCs. É fácil verificar e corrigir as configurações de energia do computador.

Então, é preciso clicar com o botão esquerdo em Iniciar e, na linha de pesquisa, digite devmgmt.msc. Então clique Enter.

Caso a opção  “Permitir que seu computador desligue este dispositivo para economizar energia” esteja selecionada, isso significa que o computador pode desligar qualquer dispositivo para economizar energia. Por isso, é preciso desmarcar a caixa e clicar em OK.

Após esse passo, é só reiniciar o computador e verificar o funcionamento do disco rígido externo. Se o aparelho HD ainda não estiver funcionando, é preciso passar para o próximo método.

O HD externo ainda não está aparecendo?

Quando o disco rígido não estiver aparecendo, é preciso tentar os seguintes passos, em ordem. Primeiro, o Windows deve reconhecer o HD ao encaixar.

Depois é preciso verificar abrir a ferramenta  “Gerenciamento de disco “.  Primeiramente, ele deve clicar com o botão auxiliar do mouse na opção “Iniciar”. Então, abrir o menu “Usuário Avançado” e selecionar  “Gerenciamento de disco” na lista. 

O HD deve estar listado na janela “Gerenciamento de disco”. Ainda que não se manifeste na aba “ Este PC”, deve conter a opção  “removível” .

Caso a unidade esteja listada, deve-se checar direto a sessão do texto que fala sobre como “Criar um novo volume “.  Lá, ele deverá ser particionado ou formatado adequadamente para que o Windows e outros dispositivos possam acessá-lo.

Mas, se for o contrário, é só continuar. É preciso identificar a razão do HD não ser reconhecido.E é possível que haja um problemas maiores, como em hardware ou driver.

Testando outra entrada USB ou mudando de computador

Muitas vezes, a questão que está atrapalhando o uso do aparelho de HD externo é a entrada via a qual está sendo conectado no computador em questão. Por isso, o usuário deve se desconectar da porta USB que está sendo usada e buscar outra. Caso funcione, isso significa que a primeira entrada USB utilizada está inativa. Outro fato que merece atenção é que, apesar da praticidade, os conectores USB podem não fornecer energia suficiente para os aparelhos conectados neles. Por isso, experimentar encaixar o aparelho em questão diretamente à máquina pode já solucionar o problema.

Mas se após todos os passos sugeridos não houver nenhuma solução, não há como dizer se o erro está no próprio HD externo ou na máquina de desktop ou notebook. Caso haja outro PC por perto, é bom que se teste encaixar nessa segunda opção de máquina para realizar os mesmos procedimentos. Infelizmente, se for o caso de não obter resposta de nenhum dos dois computadores, o HD provavelmente está estragado.

Problemas no driver

Caso o HD externo se manifeste em outro dispositivo, o problema inicial está no Driver do primeiro computador. Usando o Gerenciador de Dispositivos, o usuário deve clicar na categoria “Unidades de disco” e checar se há dispositivos com notificação apresentando um ícone de atenção. Após isso, é preciso clicar com o botão auxiliar no dispositivo driver com problemas, em seguida em “Propriedades” e ler o texto que anuncia a falha no sistema.

Tendo chegado até esse ponto, há duas formas de resolver o problema em questão: restaurar o sistema ou atualizar o driver.

Criar um novo volume de HD Externo

Se a unidade removível apresentar falta de espaço alocado, é preciso particionar com um novo particionamento. 

Ao usar o utilitário “Gerenciamento de disco” na versão do Windows, dá para criar vários volumes no computador. O Gerenciamento de disco é um utilitário do sistema usado para gerenciar discos conectados, como é o caso do HD externo. E as alterações são efetivas sem reiniciar o computador.

Você não precisa usar nenhum espaço disponível de uma partição diferente se o seu computador já tiver um espaço livre ou não alocado disponível. Você pode verificar esses espaços na janela Gerenciamento de disco.

Primeiro, o usuário deve abrir o utilitário de gerenciamento de disco (Abrir Executar (Ctrl + R), digitar ‘diskmgmt.msc’ nele e pressionar Enter.). Após isso, clicar com o botão direito em ‘Não alocado’ ou ‘Espaço livre’ e selecionar a opção Novo volume simples.

Em seguida, é preciso seguir o assistente na tela, especificar o tamanho do volume, atribuir a letra da unidade e formatar a partição. Por fim, um novo volume aparecerá no computador com o tamanho fornecido. Não é necessário reiniciar o computador.

Formatar a unidade – HD externo

Se mesmo após criar um novo volume e particionar a unidade ela não estiver disponível para acesso, provavelmente ela está em outro formato de arquivo. 

Se o HD em questão contiver setores defeituosos irrecuperáveis, substituir o mais rápido possível é o melhor a se fazer. 

Antes de mais nada, deve-se armazenar todo e qualquer arquivo considerado importante, isso porque tudo que está contido dentro do armazenamento será apagado. Por isso, o back up é uma parte importante do processo de formatação do HD externo.

Para realizar esse processo, primeiramente o usuário deve ir até o “Gerenciamento de disco” e clicar com o botão auxiliar do mouse, selecionando ”Formatar”.

O usuário deve selecionar o tamanho como “padrão “. É importantíssimo se atentar ao selecionar um sistema de arquivos . Existem algumas variações, portanto, o tipo a ser escolhido depende do HD externo em questão e para quê ele é usado.

NTFS é o padrão mais atual para Windows e também o mais recomendável para HDs.

A maior parte das questões que englobam problemas com um HD externo podem ser resolvidas dessa maneira. Mas o interessante é usar esse artifício de formatação em últimos casos. Se a unidade foi encaixada em várias máquinas e nunca apareceu na janela “Gerenciamento de disco” após as etapas ensinadas, a unidade provavelmente não funciona mais.