Existe um limite saudável para o uso do celular?

Existe um limite saudável para o uso do celular?

O celular é uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Muitas pessoas utilizam o aparelho como ferramenta de trabalho e estão sempre com ele em mãos. Mas mesmo aqueles que não o utilizam com este fim, não abrem mão nem por um dia sequer de estar em sua companhia. A verdade é que o uso do celular também pode se tornar um problema, e muitos não sabem como encontrar um equilíbrio nesse uso. Afinal, existe um limite saudável para o uso do celular? Falaremos sobre isso ao longo do artigo.

O celular: vilão ou mocinho?

Hoje em dia, nossas crianças e adolescentes têm acesso ao celular ou possuem o seu próprio cada vez mais precocemente. Antes, o que era um artigo de luxo, se tornou algo comum e presente em todos os lugares onde vamos. Usamos o celular para fazer ligações, enviar mensagens, capturar fotos e vídeos, enviar e receber arquivos, e-mails, acessar redes sociais, enfim, a multifuncionalidade dos aparelhos só cresce. O fato é que este uso deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade, e muitos já não conseguem ficar sem o aparelho nem por alguns minutos, e assim como substâncias químicas e entorpecentes, o celular criou dependentes.

Para dependência química como álcool ou drogas podemos contar com o apoio de clínicas, como a clínica de reabilitação Estrela de Davi, totalmente capacitadas para ajudar no tratamento da dependência. Mas qual a solução para os dependentes deste aparelho tão pequeno que domina tanta gente?

Um dado recente divulgou que usar o celular no volante já é a maior causa de acidentes fatais entre pessoas de 20 a 39 anos, pois imagine o risco de digitar uma mensagem de texto ao mesmo tempo que conduz um veículo a, aproximadamente, 80km por hora. Além de ser uma irresponsabilidade e atentado à própria vida, ainda há o fato de expor outras pessoas ao risco.

O uso do celular como ferramenta de trabalho

Em meio a tudo isso, é fato que existe o uso necessário e saudável do celular, em casos onde o aparelho é usado para fins profissionais. Não podemos negar que ele proporciona muita praticidade e agilidade, e poder resolver diversos assuntos apenas com alguns cliques é um avanço tecnológico sem fim. Através do celular é possível estar em contato com  a equipe de trabalho, fazer reuniões, enviar arquivos importantes, entre outras coisas. É algo realmente revolucionário e muito usual.

O risco está no simples fato de não saber quando interromper o uso. Ter o celular sempre em mãos acaba se tornando um costume, e isso pode ser bastante prejudicial. Algumas pessoas desenvolvem, inclusive, a síndrome da vibração fantasma, aquela falsa impressão de que o celular está tocando o tempo todo quando ele não está. Sim, existe até um nome para uma sensação que se tornou comum entre usuários dependentes do celular.

Existe um limite saudável para o uso do celular? Responda se puder

Esta pode ser uma pergunta difícil de ser respondida e que pode até gerar um incômodo naqueles que criaram dependência do uso do aparelho. Mas a verdade é que existe, sim, um limite saudável para o uso do celular, e ele precisa ser estabelecido o quanto antes.

Há um ditado popular que diz que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, e ele se aplica também ao uso do celular. O que pode diferenciar o uso saudável do aparelho é o tempo demandado diante dele. Você pode, sim, ter um aparelho celular e utilizá-lo para auxiliar nas tarefas e usufruir dele da forma que lhe for necessária e cabível, mas é importantíssimo ter a consciência de que existe um limite saudável para o uso do celular, e isto precisa estar sempre frisado na nossa mente.

Não espere perceber que você não consegue mais ficar longe de seu aparelho para colocar um limite no tempo de uso. Estabeleça este limite antes disso.

Como o celular tem afetado as relações familiares

A falta de consciência de que existe um limite saudável para o uso do celular vem gerando impactos em diversas famílias. Hoje nos sentamos à mesa para fazer nossas refeições com o celular ao alcance das mãos, e nos alimentamos fisicamente enquanto alimentamos nossa mente com os conteúdos disponíveis nos feeds. Essa necessidade de ter o celular sempre à mão e sempre sendo visto cria ambientes silenciosos, com cada vez menos interação humana, menos conhecimento a respeito uns dos outros e mais distanciamento. Muitas pessoas preferem estar sozinhas diante de suas telas brilhantes ao estarem partilhando de lembranças e memórias com a família. Isto mostra o quanto o uso ilimitado e inconsciente do celular pode ser nocivo.

Não conseguimos mais nos imaginar sem o acesso à internet e sem o celular no nosso dia a dia. Nos esquecemos de como era a vida antes dele e perdemos muitas habilidades sociais como nos comunicar numa roda de amigos ou um almoço em família.

O que fazer para impor limites no uso do celular?

Existem algumas medidas que podem ajudar a desfazer esse vínculo forte com o aparelho e usá-lo com moderação. Uma dica valiosa é desativar as notificações de todas as suas redes sociais. Elas são criadas estrategicamente, e o objetivo dessas notificações é te levar imediatamente às redes e te prender nelas o máximo de tempo possível, afinal se não pagamos pelo serviço, nós somos o produto. O que as redes sociais ganham é o nosso tempo, portanto desativar as notificações pode te ajudar a evitar este gatilho de conferir suas redes sociais a todo momento.

Outra dica é: não leve seu aparelho celular para o quarto na hora de dormir. Se precisar dele para ativar alarmes, compre um despertador. Ter o celular por perto na hora de dormir é perigoso, pois podemos recorrer a ele enquanto pegamos no sono e ali perdemos horas. Deixe-o em outro cômodo da casa, e só pegue-o novamente após acordar.

Estas são algumas dicas de como entender que existe um limite saudável para o uso do celular e os perigos que o uso desenfreado pode trazer. Compartilhe este artigo com seus amigos e comente conosco qual sua opinião sobre o limite saudável do uso do celular.