Load balance: o que é, como funciona, técnicas, dicas de aplicação e para que serve

Load balance: o que é, como funciona, técnicas, dicas de aplicação e para que serve

O  load balance nada mais é do que uma técnica usada por agentes de tecnologia da informação que serve para conseguir manter a estabilidade dos servidores em um momento em que há uma quantidade muito maior de tráfego, como é o caso de maior acesso de uma loja no dia das mães.  Dessa forma, garante-se que o sistema vai continuar funcionando sem que tenha nenhum problema quanto a oscilação e lentidão. Logo, a empresa que tem a sua loja virtual ou site online não corre o risco de ter quedas e perdas de faturamento. 

Outro exemplo, o do uso de  load balance é em jornais. Um jornal que está sofrendo a receber 40 mil visitas por hora publica  alguma coisa que é polêmica e exclusiva, passa a receber  cerca de 500 mil visitas. Se ele não contasse com essa técnica, provavelmente iria se tornar lento e cair do ar. 

Em suma, a função inicial do load balance é garantir que não vai haver a formação de nenhum tipo de sobrecarga. Dessa forma, o sistema irá ter uma maior distribuição de informações para que aguente o máximo a entrada de novos usuários ou informações. Isso fará parte de todo um processo de gestão de infraestrutura de uma aplicação, e deve contar com o auxílio de um administrador e banco de dados. 

Vale salientar que, apesar de ser uma forma de ajuda, nem sempre fazer o uso deste tipo de técnica vai garantir que o seu sistema vai se manter. Dependendo da quantidade de informações que tiverem que ser processadas pelo servidor, pode acontecer algum tipo de decisão e, se não for resolvida a tempo, o sistema pode ficar fora do ar. 

Técnicas de load balance

Você sabia que existem algumas tendências que são impostas pelo mercado e que podem te ajudar a fazer todo o equilíbrio de informações para manter um determinado sistema estável? Veja, abaixo, quais são as duas mais conhecidas. 

  • Master/Slave: neste caso, o profissional tem que acionar um servidor de caráter intermediário quando o Master não estiver funcionando ou apresentar algum tipo de defeito. Desta forma, consegue-se fazer com que o intermediário consiga aguentar, e apertem a carga que estava saindo sobre o principal até que o seu problema seja estabilizado ou a quantidade de espaço aumentada, 
  • Round Robin:  neste tipo de técnica, não acontece uma imposição maior sobre o master. Acontece, neste caso, uma redistribuição de todos os servidores para que ele funcione da mesma forma. Por isso, se um cair, os outros não vão ser prejudicados. Por isso, se houver algum tipo de problema quanto ao procedimento, já vai ter outros que vão estar funcionando.  

Vantagens do load balance

Como já deu para ver até aqui, esse tipo de técnica conta com algumas vantagens que é a estabilidade mesmo que haja um aumento expressivo de tráfego. No entanto, essa não é a única vantagem que deve ser observada. Abaixo, a nossa equipe separou alguns pontos que devem ser  salientados no momento em que for fazer esse tipo de aplicação. 

Eficiência

A troca de informação é obtida de forma eficiente entre os mais variados servidores Dessa forma, você garante que  um deles não vai ficar muito sobrecarregado e caindo em um horário estratégico para a sua marca.  Já pensou ter um jornal que cai no momento em que sua matéria está no pico? Ou uma promoção de natal que iria render um bom caixa para a marca mas a loja virtual caiu?  

Agilidade

Se já tiver esse tipo de procedimento aplicado, você garante que você terá mais agilidade quando for realizar a troca de servidores. O que isso quer dizer?  Que não precisa ficar desesperado porque algo está fora do ar porque toda a troca de hospedagem já está sendo realizada da forma como deveria. 

Escalabilidade

O load balance garante que o seu servidor vai continuar funcionando mesmo que ele esteja sofrendo com um aumento muito expressivo de tráfego. Por isso pode-se dizer que há mais escalabilidade sobre as funções que são realizadas pela sua marca. 

 E, como consequência, se pode dizer também que você vai estar garantindo que haja mais flexibilidade durante toda a realização dos processos da sua marca.   

Como implementar o balanceamento de carga 

Existem alguns passo que devem ser tomados para que  haja o balanceamento da sua carga do jeito que se espera, abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar em todo esse processo: 

  • O primeiro passo é realizar a escolha de qual é o melhor software ou hardware para que haja a realização do processo de balanceamento de servidores. 
  • Mude o seu tipo de tráfego para a tecnologia  de Failover que vai ajudar o seu servidor  a suportar ainda mais as falhas e tolerância quanto a quantidade de informação que for aplicada. 
  • Momento do servidor durante os primeiros dias com mais cautela para descobrir se houve alguma mudança de desempenho. 

Vídeo para entender melhor sobre o assunto

O canal do Youtu qeu pertence ao portal da Cloud tem um vídeo que estpa lozlaiado logp abacim e que pode te ajduar a entendermemlhro sobre as funlçeso do Load e se ele é viábel se tse ter no servidor da sua empresa. Portanto, se tem alguma dúvida sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco e veja o conteúdo. 

E, claro, não esqueça de conhecer mais artigos do nosso portal. Tem muita coisa sobre hardware e software para te deixar atualizado.