Notebook Dell: confira review e análise dos melhores

Notebook Dell: confira review e análise dos melhores

O notebook é um grande parceiro na hora de executar tarefas mais complexas que não podem ser feitas pelo celular e também na hora de fazê-las em qualquer lugar, sem precisar ficar preso a um espaço. E quando falamos do Notebook Dell, estamos falando de um dos produtos mais bem desenvolvidos no mundo da tecnologia, com uma marca que virou sinônimo de excelência e alto desempenho.

Escolher dentre todos os modelos disponíveis o melhor é uma tarefa bem difícil de se fazer, principalmente pela quantidade de produtos que se tornaram ícones dentro do mercado de pessoas físicas e de empresas.

Hoje, vamos contar quais são os melhores notebook Dell disponíveis no mercado, um pouco mais sobre a história e as novidades para este e os próximos anos.

História da Dell

Com quase todas as grandes empresas do ramo da tecnologia, o seu início não teve nada de brilho, pompa ou circunstância. Ao contrário, foi fruto de um projeto idealizado para ajudar a vida de outras pessoas.

Com a Dell foi a mesma coisa. O ano de 1984 e o cenário era um dormitório da Universidade de Texas, onde o jovem estudante Michael Dell estudava na área de computação.

Ele era apaixonado pela área e estava sempre entre livros e teorias para construir uma carreira de sucesso. Para isso, ele começou a usar os conhecimentos adquiridos na faculdade e deu start à construção de um computador.

Mas de onde sairiam as peças para construir o novo equipamento? Diretamente do estoque do laboratório de hardware ele pegava algumas peças e utilizava na arquitetura do seu invento.

O protótipo deu super certo e Michael começou a desenvolver a parte de software da sua criação. Depois de botar o novo computador para rodar, Dell viu uma oportunidade de montar o seu próprio negócio através da venda de computadores.

Juntando cerca de mil dólares, ele deu início à sua empresa “PC’s Limited”. Enquanto estudava na Universidade, ele utilizava seu dormitório como fábrica de produção de seus novos computadores com os itens adquiridos no estoque, sejam novos ou em bom estado.

O sucesso foi rápido e fulminante. Já no ano seguinte, Dell lançava ao mercado o primeiro computador feito com design próprio para venda, o Turbo PC.

A configuração inicial do Turbo PC tinha processadores Intel 8088, que já faziam sucesso no mercado, com velocidade de 8 MHz, o que já era muito para a tecnologia da época.

Mas não era suficiente criar seu produto e não ter um diferencial, visto que já estavam se solidificando empresas como a IBM e a Apple. Michael Dell decidiu tomar uma atitude inovadora para a época.

Com o foco em produzir equipamentos que tivessem configurações personalizadas de acordo com as necessidades do consumidor, ele comprou espaço publicitário em diversas revistas especializadas em informática pelos EUA.

O sucesso foi instantâneo, pois este modelo fazia com que os preços fossem mais competitivos e a compra fosse mais conveniente aos gostos do cliente final.

Por conta disso, Dell precisou largar a faculdade para cuidar do negócio em tempo integral. O faturamento no primeiro ano de atividade bateu na casa dos US$ 6 milhões brutos.

Caminho da liderança – Notebook Dell

Nos anos seguintes, a fabricante norte-americana continuou desempenhando papel relevante no mundo da informática. Em 1986, já era vendido o computador pessoal mais rápido do setor na época.

No prazo de quatro anos, entre 1987 e 1990, a empresa entrou no mercado do Reino Unido e em mais de 10 países e obteve alto número de vendas e faturamento.

A PC’s Limited daria lugar ao nome atual, Dell, em 1988, no momento em que também faz a sua primeira oferta pública de ações na bolsa de valores de Nova York. O faturamento sobe para US$ 180 milhões no mesmo período.

Naturalmente, o sucesso da Dell chamaria a atenção do mundo, tanto que seu nome já estava na relação das 500 maiores empresas do mundo da Revista Fortune, em 1992.

A liderança chegou no ano de 1999, ao passar a Compaq e se tornar a maior fabricante de computadores pessoais nos Estados Unidos. 

Por fim, o sucesso de suas vendas e a qualidade de seus produtos deu o título no Ranking das Empresas mais Admiradas do Mundo, publicado pela própria Fortune em 2005.

Notebook Dell: quais os melhores?

O foco inicial da Dell nos primeiros anos estava basicamente na construção de computadores pessoais com a tecnologia da época, com projetos futuros para o desenvolvimento de computadores móveis, os notebooks.

Mas, a partir da parte final dos anos 1990, a fabricante começa a produzir os primeiros notebooks e que logo fazem sucesso no mercado mundial.

Algumas linhas foram desenvolvidas para fins comerciais, como a linha Vostro, a XPS e a Adamo, mas já foram descontinuadas pela própria Dell. A linha que faria sucesso e perdura até os dias atuais é a linha Inspiron.

Desenvolvido especialmente para o uso pessoal, com variações para linhas comerciais, se notabilizou pelo seu custo-benefício, com grande oferta de funcionalidades por um preço acessível aos consumidores.

A linha Inspiron foi dividida em três linhas: 

Série 3000

Desenvolvida para o público em geral, dispunha de recursos mais básicos para quem precisava apenas acessar à Internet e fazer alguns documentos.

Série 5000

Considerada a melhor série Inspiron de todas, seu hardware foi preparado para suportar grandes demandas com alta velocidade de execução. Muito usada por gamers e empresas com alta demanda de tarefas, conseguia executar tarefas mais pesadas com excelência.

Série 7000

Menores e mais leves do que os computadores das séries 3000 e 5000, tinha alto desempenho e o adicional de telas conversíveis, podendo ser usados por profissionais experts com velocidade de execução dos programas.

Hoje, a Dell trabalha fortemente no aperfeiçoamento da linha Inspiron, lançando em 2021 o primeiro modelo com a nova geração de processadores da Intel, capaz de fornecer gráficos com maior eficiência, conectividade sem fio em alta velocidade e uso de inteligência artificial na execução de tarefas.

As últimas novidades de modelos Dell são o G5, o melhor modelo do mercado atual, G3 e G7, o XPS 13, o Inspiron 13700, 14500 e 15300 e o Inspiron I14, capaz de se transformar em um tablet.

Escolher qual é o melhor Notebook Dell é uma missão difícil. Mas o que facilita é o fato de ser desenvolvido por uma das maiores empresas do ramo no mundo, reconhecida e admirada em todo o mundo por sua qualidade e alta tecnologia.