Placa de vídeo 2 GB: confira recomendações para comprar

Placa de vídeo 2 GB: confira recomendações para comprar

A placa de vídeo 2 GB é uma boa opção para aqueles que desejam ter um melhor custo benefício e, ao mesmo tempo, conseguir jogar games de entrada.

Com a ascensão da mineração de Ether e Bitcoin, fez com que os preços aumentassem de forma considerável e, atualmente, para quem quer economizar é quase impossível comprar uma de 16 GB.

Portanto, neste artigo, o MEUPC.NET separou uma série de dicas para te ajudar a escolher qual a melhor delas e mais em conta e, claro, que se encaixa mais no seu perfil. Sendo assim, continue a leitura para saber mais sobre.

NVIDIA GeForce GT 1030

GPU: GeForce GT 1030 / Clock: 1227 MHz / Boost Clock: 1468 MHz / NVIDIA CUDA Cores: 384 / Tipo de memória: GDDR5 / 4096 x 2160 x 24bpp @ 60Hz

Placa de vídeo 2 GB: confira recomendações para comprar

A GT 1030 vem sendo uma das opções de placa de vídeo 2 GB mais cobiçadas no momento: tem a tecnologia de GDDR5 que está atrás da tecnologia da RTX 3080, que foi um dos lançamentos mais estrondosos no ano de 2021: o preço na época era superior a R$ 18 mil.

Diferente a GT 710 que tem a mesma quantidade de memória mas chega a 900 MHz, essa permite um overclock superior a 1468 MHz. Dessa forma, é ideal para aqueles que gostam de jogos mais pesados e com alta textura.

É uma das alternativas para quem quer treinar os tiros com maiores taxas de quadro por segundo. Quanto maior o FPS em um jogo, melhor desempenho da placa de vídeo 2 GB em trocar as imagens do vídeo e deixar com que elas fiquem mais lisas e sem travamentos.

AMD Radeon R5 220

Clock: 550MHz / Memória: DDR3 2048MB / Resolução máxima: D-Sub 2048 x 1536 / Clock da memória: 1066MHz / Interface de memória: 64 bits

Placa de vídeo 2 GB: confira recomendações para comprar

A AMD Radeon é recomendada para aqueles que estão precisando de algo para entrada. Ou seja, que não necessitam de grandes taxas de FPS e querem jogar Minecraft ou jogos mais leves. Ou então, para quem trabalha em escritório e apenas deseja melhores gráficos.

Quando comparada com a anterior, não vale a pena visto que a capacidade de overclock é inferior e a memória é da geração que existia no ano de 2012, duas gerações anteriores da GT 1030.

Em quesito de jogos, ela perde em todos os casos visto que possui menos clock, o sistema de refrigeração não é tão eficiente e a memória é retrasada. Apesar disso, tem um ótimo desempenho para quem está começando e não tem muitas condições para comprar uma opção mais cara.

Vale ressaltar, entretanto, alguns cuidados necessários caso queira comprar: o primeiro deles é sempre manter a placa limpa para que seja mais fácil do calor ser disperso. Dessa forma, garante que não haverá superaquecimento. Outra dica é fazer a compra de um ou dois coolers e deixar eles instalados perto da placa de vídeo 2 GB.

GT 710

Potência máxima da placa gráfica: 19 W / Boost Clock: 954 MHz / Núcleos CUDA: 192 /  Interface de Memória: 64 bits / Tipo de Memória: DDR3

Placa de vídeo 2 GB: confira recomendações para comprar

A GT 710 tem um ponto positivo que é o design bastante discreto. Ela é pequena e contém um cooler que ajuda a dispersar o calor em sua extremidade. Na interface de memória, é de 64 bits, mesmo valor pertencente a sua concorrente que foi citada anteriormente.

Outro ponto é o núcleos cuda que é responsável também pelo desempenho gráfico das cores. Nesta placa de vídeo 2 GB, as cores não possuem tanto contraste como em alternativas mais novas. No entanto, continua valendo a pena devido ao preço que possui.

O seu lançamento ocorreu em abril de 2012 e, com o aumento dos preços do dólar em 2021 e da mineração que acabou com os estoques, voltou a fazer sucesso entre os gamers e foi uma das mais vendidas.

Onde usar cada placa de vídeo 2 GB

GT 1030: é recomendável utilizar a GT 1030 para jogar opções mais robustas como jogos de tiro que precisam de maiores taxas de quadro por segundo. Um dos pontos de destaque dessa placa de vídeo 2 GB em relação às outras é que ela tem uma latência muito menor devido ao processo de fabricação mais atual.

R5 220: A R5 é ideal para aqueles que precisam economizar mas que não abrem mão de jogos de entrada, como é o caso de Minecraft e de alternativas mais leves. Ela é utilizada em escritórios e tem um grande desempenho, deixando o computador mais rápido. Se quiser usar a overclock, no entanto, é necessário tomar certos cuidados com a dispersão de calor.

GT 710: Indicada para quem trabalha em escritório. Com a geração ultrapassada da memória e a alta latência que diminui o desempenho no overclock, não é indicada para opções que exigem muito. Esquenta bastante devido ao baixo desempenho nos jogos mas tem bom desempenho em escritório e abertura de aplicativos mais leves. Um dos pontos positivos é o baixo consumo de energia.