Placa mãe am4: confira as melhores delas

Placa mãe am4: confira as melhores delas

A placa mãe am4 ou outra, é a parte principal de um computador, pois é a responsável por interligar todas as funções, e dar vida ao mesmo.

É um hardware usado para comunicar uma peça a outra, sendo no caso o coração e ao mesmo tempo o cérebro do equipamento.

Na placa mãe está a memória RAM, a placa de vídeo e é onde são instalados os processadores.

Mas para entender sobre a placa mãe am4, é preciso entender primeiramente o que é chipset e soquetes.

Os chipsets são um conjunto de chips da placa que exercem funções diversas, como por exemplo gerenciar o fluxo de dados.

Já os soquetes são nada mais, nada menos do que o local utilizado para encaixar processadores na placa mãe. E é dessa relação entre chipset e soquetes que vem o termo placa mãe am4. 

Esse termo am4 diz respeito à capacidade dos soquetes, que no caso são um modelo avançado. 

Além do mais, significa ainda que os chipsets são fabricados pela AMD, que é uma empresa dos Estados Unidos especializada nessa área. 

Desse modo uma placa mãe am4 nada mais é que uma placa cujo chipset é da AMD, com soquete am4.

Placas mais básicas

Muitas vezes, muitas funções básicas são atendidas por uma placa mãe mais simples como a ASRock H310CM-HG4, que não é uma am4.

Essa é uma placa-mãe bastante vendida, pois é voltada para configurações básicas, a um preço super em conta, custando em média R$ 500.

O seu baixo preço apesar de uma boa qualidade, faz dessa placa a mais vendida em sua área, no principal varejo online do mundo.

De um modo geral, ela não é a mais avançada, contudo, cumpre perfeitamente tudo aquilo que se propõe a fazer, suprindo todas as necessidades das pessoas que possuem interesse em funções mais simples.

Por isso ela é uma ótima opção para uma grande quantidade de usuários, sendo uma peça muito bem protegida contra vários eventuais problemas.

Contudo, há quem busque funções mais avançadas, mesmo pagando um preço um pouco maior. E a placa mãe am4 são perfeitas para isso, pois possuem várias versões no mercado, que possuem preços ainda baixos.

Melhores placa mãe am4

Gigabyte B450 Aorus M 

A Gigabyte B450 Aorus M, por ser uma placa mãe am4, é um pouco mais avançada que muitas placas, como a Gigabyte H310M M.2 2.0 e a ASRock H310CM-HG4, possuindo um leque maior de benefícios, em relação ao áudio, por exemplo.

Ainda assim, possui um valor de mercado considerado bem barato, tendo em vista que essas são peças bastante complexas e caras.

Essa placa mãe é uma boa alternativa para as pessoas que buscam alguns diferenciais a mais, mesmo pagando um pouco a mais de dinheiro.

Isso porque, apesar de ser mais avançada que modelos mais básicos, ela ainda pode ser entendida como uma placa-mãe com uma performance relativamente baixa, se comparada a outras opções, inclusive de am4.

Contudo, a maioria das pessoas tem suas necessidades amplamente atendidas por ela, e com bastante qualidade.

Isso porque, na verdade, muitas dessas tecnologias são bastante avançadas. O que contribui bastante para todas as áreas em geral.

Apesar disso, não necessariamente todo o mundo precisa executar as mesmas funções. Muito pelo contrário, grande parte dessas pessoas utilizam cotidianamente as funções mais básicas possíveis.

E a Gigabyte B450 Aorus M é perfeita para essas tarefas, e até algumas mais avançadas, dando total qualidade ao processo.

ASRock B550 Steel Legend 

A ASRock B550 Steel Legend é uma placa mãe am4 bem mais avançadas que as demais, mas com isso, seu preço aumenta consideravelmente

A nível de comparação, a ASRock B550 Steel Legend  chega a custar cerca de 4 vezes mais que a sua compatriota, por assim dizer, a ASRock H310CM-HG4.

Um dos grandes diferenciais dessa placa é a presença no dispositivo tanto do SSD quanto do HD, o que dá mais funcionalidades a mesma.

Por ser bem mais avançada, seu preço tende a ser obviamente mais alto, sendo indicada para usuários que precisam de um hardware que lhes forneça mais rapidez e eficiência na hora das atividades.

ASUS TUF Gaming X 570 Plus BR

A ASUS TUF Gaming X 570 Plus BR é uma das melhores opções de placa mãe am4, sendo realmente potente.

Essas placas têm ganhado bastante espaço no mercado, por serem recentes e disponibilizarem mais funções a seus usuários.

A ASUS contou com o apoio de diferentes marcas na construção dessa am4, por isso, ela se torna ainda mais prática para as pessoas na hora da instalação final.

Placa mãe de alta performance

No mercado há ainda exemplos de placas mãe bem avançadas, como a  ASUS Prime TRX 40-Pro, que apesar de não usar o soquete am4, utiliza um chipset do tipo AMD.

A ASUS Prime TRX 40-Pro é uma das placas-mãe tops de linha que existem, oferecendo avançadas funções a seus usuários.

O que avança bastante também é seu preço, chegando a incríveis sete vezes mais o valor da ASRock H310CM-HG4, que é a placa mais básica dessa lista.

Seu avanço se deve a presença de um número maior de itens, sendo mais de uma unidade de SSD, de HD e também da placa de vídeo.

Outro grande diferencial é sua memória RAM, que possui 256 GB, tornando-a extremamente potente em relação ao armazenamento.

A ASUS Prime TRX 40-Pro é indicada para usos mais avançados, assim como seu sistema.

Sua capacidade é muito útil em diversas situações de acesso menos básico, contudo, para funções mais simples, placas mais enxutas conseguem perfeitamente dar conta.

Desse modo, tudo depende da necessidade do usuário, onde mais pesados e avançados forem seus sistemas de acesso, mais será necessário uma placa-mãe mais potente, aliás ela é a peça matriz dos computadores.

Contudo não há problema algum em buscar esses avanços mesmo em funções mais simples. Uma placa super avançada torna tudo mais simples, rápido e prático, sendo sim bastante útil em todas as situações.

Espero que tenha gostado do conteúdo, mas qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários. Obrigado.