240Hz ou 144Hz: qual o melhor monitor?

240Hz ou 144Hz: qual o melhor monitor?

No momento de realizar a compra de um monitor, sempre há uma série de especificações diferentes das quais é importante ficar atento para realizar uma boa escolha. Neste caso, há uma intensa dúvida sobre o 240Hz ou 144Hz: será que o 240Hz realmente é melhor ou é puro marketing? Ambos começaram a ganhar destaque no 60Hz devido às promessas de desempenho e qualidade.

De acordo com Luiz Pson, do fórum Clube do Hardware, sempre é bom deixar as características folgadas para ter o máximo de qualidade e poder realizar o overclock da placa de vídeo à vontade, o mesmo vale para o monitor já que não adiantaria comprar as melhores peças se a tela não consegue transcender a qualidade que deveria.

Há um vídeo publicado pelo canal View Sonic que mostra claramente isso: a diferença principal está nos jogos mais competitivos. Em opções mais básicas não se nota, mas quando se prefere uma opção robusta de jogo e possui a placa mais lenta e o monitor sem a quantidade de Hz, a textura pode ficar comprometida.

Entendendo a taxa de atualização do monitor

O pixel se acende e apaga de forma rápida e veloz para que forme a imagem. Isso ocorre em menos de um segundo e parece que as imagens estão sempre agindo de forma contínua. O 60Hz representa o número de vezes em um segundo que ocorrem esses pulsos. Consequentemente, os pulsos de “mudança de imagem” são quatro vezes maiores no caso do 240Hz. Dessa forma, os quadros mudam de forma mais rápida e consegue-se mais textura e menos travamentos, é possível ver o caso na prática ao analisar o vídeo anterior.

Segundo o AM Gaming o 60Hz demora exatos 16.7ms com velocidade de 960 pixels por segundo, deixando a foto mais travada ou quase ilegível quando se trata de movimentos mais rápidos. Já no 144HZ, sobra a quantidade de atualizações, fazendo com que movimentos rápidos sejam mais capturados, o que pode ser bastante positivo em jogos de tiro em que precisa captar as ações no mesmo segundo.

Imagine que precisa atirar no seu adversário, se ele corre rápido, o monitor pode ter dificuldades em captar os movimentos já que são apenas 60 quadros de atualização de movimento em um segundo. No caso de 240 quadros, é quatro vezes mais atualizações em um segundo, fazendo com que consiga acompanhar o concorrente sem deixá-lo fugir.

A pesquisa do Linus Tech Tips comprova o dito: quando colocaram os games em telas de alta precisão, eles chegaram a obter quase quatro vezes o número de acertos que em um monitor de 60Hz. Quanto maiores as taxas de HZ, mais informações serão trazidas pelos olhos.

Mas basta isso para que eu tenha o melhor desempenho?

Atualmente, já está sendo desenvolvido o monitor de 360Hz, o que pode mostrar uma taxa bizarra de atualizações em segundos. Entretanto, não adiantaria gastar um valor imenso enquanto as outras partes do hardware e software são fracas e ultrapassadas. Um outro ponto que irá interferir bastante é a placa de vídeo já que é responsável pelo gráfico: uma Radeon RX 570 nunca terá a mesma qualidade que uma RTX 3080, por exemplo. Portanto, faça com que o computador trabalhe equilibrando as forças: invista em todas as peças para que acompanhem o mesmo intuito, não gaste somente no monitor achando que é só ele que traz qualidade gráfica.

A LG e Samsung já trabalham para corrigir alguns problemas como a falta de contraste e uma possível mudança de cores e texturas. Para isso, estão utilizando o  IPS com tempo de resposta próximo de 1 milissegundo. Um monitor com o tempo para a resposta muito alto, começa a apresentar a qualidade imprecisa. As novas atualizações já chegam com menos de 5ms (recomendado). Mas, caso esteja comprando um mais antigo, deve ficar atento a esses fatores.

Vale a pena comprar um monitor de 144Hz ou 240Hz?

Como você já notou, o 144Hz e 240Hz servem para aqueles que gostam de jogos mais robustos. Se joga opções mais simples e que não exigem muito, não chega a valer a pena. Mas, em alternativas de tiro, mais quadros por segundo ajuda a identificar o alvo de forma mais rápida e o melhor: nunca errar o tiro porque a imagem mostra ele em um lugar durante a troca enquanto está em outro, assim como o exemplo abaixo em que se apresenta o modelo de 60hz e não se sabe, ao certo, onde está o personagem:

240Hz ou 144Hz: qual o melhor monitor?

Novamente, vale ressaltar que a qualidade do PC, principalmente da placa de vídeo, também é bastante relevante. Não basta esperar que investir todo o valor em monitores faça a real diferença quando se possui peças ultrapassadas. Abaixo, citamos quais são os benefícios de trocar o 60Hz por um 240Hz ou 144Hz:

  • Menor tempo de resposta e input lag
  • Maior nitidez em movimento
  • Maior precisão nos disparos
  • Redução de borrões

Um outro ponto são as resoluções em que se deve buscar pelo alto contraste combinado com a calibragem das cores. Para isso, o mínimo recomendado para os jogos de tiro é de 1440p ou 4K.

E então, gosta de aprender mais sobre informática e tecnologia? Venha conhecer o blog do MEUPC.NET e ficar por dentro de tudo o que está acontecendo! Clique aqui