Como ver o FPS dos jogos no PC durante overclock?

Como ver o FPS dos jogos no PC durante overclock?

Todos que jogam no PC já tiveram aquela vontade de ver a quantidade de quadros por segundo que sua máquina faz. É famoso FPS: ele é quem determina a qualidade das imagens e gráficos. Quanto maior for, melhor e mais leve será a textura, se for menor, o gráfico deve se apresentar de forma travada.

O mesmo serve para o Hz dos monitores. Um de 60 Hz tem menor qualidade que o de 240 Hz justamente porque mostra menos imagens em um mesmo instante. A textura de um monitor que passa 240 fotos por segundo é mais fluída que aquele que pode passar apenas 60.

Leia mais: 240Hz ou 144Hz: qual o melhor monitor?

Existem muitas formas de se realizar esse tipo de monitoramento: seja através de vídeos ou de suportes da própria placa de vídeo. Portanto, no artigo de hoje, o MEUPC.NET trouxe uma série de dicas para que você consiga fazer essa análise e possa saber exatamente qual o seu desempenho. E então, quer saber mais sobre? Basta continuar a leitura!

Como ver o FPS dos jogos no PC durante overclock?

1. MSI Afterburner

O MSI Afterburner é um software de placa de vídeo mais utilizado para realizar o overclock. Ou seja, quando sua peça trabalha acima do que estaria programada e obtém o melhor desempenho que se pode ter. O melhor de tudo é que é totalmente gratuito e também usado pelo site Adrenaline em suas principais análises. Muitos sites de tecnologia usam ele por ser o mais completo e mostrar na tela os dados daquele mesmo instante.

Outro ponto positivo é que pode ser usado por qualquer placa, independente da marca (mesmo não sendo MSI). O aplicativo permite que se controle todo o hardware em tempo real e vai muito além do simples FPS já que mostra a temperatura e muitos outros fatores relevantes para uma análise mais completa. Com ele, consegue programar sua peça para que ela faça exatamente o que deseja.

De todas as opções citadas neste artigo, essa é a melhor. Isso porque permite o acesso de muitas informações independente da GPU ou outras características da máquina. Simplesmente não há limitações e as outras alternativas são voltadas apenas para clientes ou determinadas marcas como é o caso da Nvidia. Outro ponto é que, com ele, consegue-se fazer o overclock e analisar temperaturas, travamentos e estresse. As opções abaixo permitem o FPS como atividade secundária dos clientes.

Ele é um software inglês, mas todos que costumam seguir a área da tecnologia já está acostumados com isso. Para baixar, basta clicar aqui.

Como ver o FPS dos jogos no PC durante overclock?

2. Steam

O Steam é uma das principais plataformas responsáveis por vender jogos digitais. Nele, caso desejar, pode ver o FPS dos seus jogos baixados de forma gratuita (caso pertençam para a plataforma). Basta clicar no menu e optar pela opção  “Em jogo” e ative a opção “Contador de quadros por segundo (FPS)”.

Caso prefira, ainda há a oportunidade de optar pela “cor em alto contraste”. Dessa forma, conseguirá ver as informações ainda mais nítidas no painel.

A plataforma é uma ótima alternativa para aqueles que costumam comprar jogos digitais e buscam por descontos. Semanalmente oferecem descontos de até 90% e ajudam os gamers a adquirirem ainda mais títulos.

Como ver o FPS dos jogos no PC durante overclock?

3. NVIDIA GeForce Experience

O Experience é exclusivo para aqueles que possuem placas da Nvidia e contém o ShadowPlay. Para isso, basta que vá até o próprio site oficial da desenvolvedora e faça o download do GeForce Experience. Esse é o programa responsável por realizar a administração.

Vale ressaltar, entretanto, que esse software tem o objetivo de realizar a captura de imagens. Entretanto, uma das características é descobrir o FPS, apesar de não ser focado em overclock como a primeira alternativa.

Abra o aplicativo GeForce Experience e vá no menu e selecione o “Contador de FPS”. Um ponto positivo é que usa-se o teclado para ocultar a informação durante o jogo ou então deixá-la visível.

4. Fraps

O FRAPS é um aplicativo pago voltado para a captura de imagens e vídeos mas que tem o FPS como uma função secundária. Para ter ele em seu PC, basta ir ao site oficial e baixar. Um ponto positivo neste quesito é que o software permite que você salve todos os dados no disco para fazer comparações futuras.

Como ver o FPS dos jogos no PC durante overclock?

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente em nosso DISCORD! Não esqueça de ler mais artigos sobre review e tecnologia ao conhecer o nosso blog, clique aqui!