Memória GDDR6: o que é, características e importância

Memória GDDR6: o que é, características e importância

A memória é fundamental para qualquer computador. É ela que define tudo o que pode ou não ficar armazenado em sua máquina. Por isso, ela sempre é consultada antes do momento da compra de um computador ou de um console. A memória gráfica se chama GDDR e tanto os PCs como os consoles utilizam a memória GDDR6 que é considerada mais rápida e eficiente. E nós do MEUPC.NET vamos te explicar um pouco melhor sobre ela.

Tanto a memória de um computador quanto a de um PC são bastantes semelhantes. Isso porque hoje em dia eles rodam a mesma quantidade de dados. E ambas têm conectividade com internet para realizar as mesmas tarefas, em resumo o console é um PC que pode ser ligado a TV. Por isso ambos utilizam a mesma memória pois ambos executam as mesmas tarefas. 

Portanto, hoje vamos saber um pouco melhor como funciona a memória GDDR.

Memória GDDR6: o que é, características e importância

O que é a memória GDDR6

A memória GDDR6 é a memória gráfica, ou seja ela ajuda a melhorar o desempenho na projeção da imagem. Ela serve como um processador de imagens e está inserida na placa de vídeo e ajuda na qualidade de imagem e que as mesmas sejam em alta qualidade.

A memória GDDR6 é responsável por realizar diferentes tarefas que uma memória convencional não realiza. Ela permite que seja usada uma quantidade menor de largura de banda. Isso porque as placas gráficas movem muitos dados simultaneamente. 

A memória GDDR6 avançou muito em relação ao seu antecessor, isso porque ela consome menos energia em relação ao seu antecessor. Além de processar imagens melhor do que antes os arquivos sendo ideal para PC games e consoles.

Isso porque atualmente os jogos com certeza exigem mais da placa de vídeo em relação a outras coisas. Tanto que para rodar jogos em alta qualidade é preciso que haja uma excelente placa de vídeo e alguns computadores é preciso até que haja uma memória e um processador externo para que determinados jogos possam ser executados.

Outro fator em que a memória GDDR6 também contribui é com relação ao processamento de imagens 4K. Afinal, ele contribui com que as imagens sejam processadas com maior qualidade e fidelidade. Muitos PCs utilizam dele na para que haja mais qualidade na imagem quando executado filme.

Portanto, agora que já conhecemos um pouco melhor o sobre o GDDR6, vamos saber um pouco mais a fundo sobre suas características.

Memória GDDR6: o que é, características e importância

Características

Como podemos notar ele é um recurso desenvolvido em especial para os consoles. Isso se deve porque para rodar jogos é preciso que haja muita memória disponível. Por isso é preciso que a placa de vídeo suporte bem tudo que é necessário para que o mesmo rodar sem pausas e com maior qualidade de imagem.

Deste modo as suas características são para conseguir fazer com que os jogos rodem com mais qualidade seja nos consoles ou mesmo no PC. Assim vamos ver quais são as características da memória GDDR6: 

  • Maior largura de banda: É com certeza o que tem chamado mais atenção de muitos. Isso porque ele permite que sejam processados dados maiores sem que haja muito consumo de energia. Além de permitir que jogos mais “pesados” sejam rodados sem muitos problemas.
  • Processamento de mais rápido: Como dissemos acima, a largura de banda permite que o console possa rodar jogos que são mais pesados. Que seriam jogos de e-sports majoritariamente, além de muita eficiência para rodar filmes e séries 4K.
  • Move arquivos maiores em velocidade menor: Outro benefício com certeza é o fato dele poder mover arquivos maiores em uma velocidade menor. Uma memória convencional pode ter mais dificuldade para realizar esse processamento de dados.
  • Memória de 8 e 16 GB: Esse pode ser o maior diferencial pois uma memória tradicional tem em torno de 4 á 8 GB. E os jogos tradicionais exigem em torno de 6 á 12 GB para poder rodar com facilidade.

Muito se especula que a memória GDDR6 estará disponível para a próxima geração de consoles. Portanto, é correto dizer que a próxima geração estará com uma qualidade de imagem muito mais elevada que a geração atual. E o GDDR6 será fundamental para que haja essa evolução e a alta qualidade nos jogos da próxima geração.

Memória GDDR6: o que é, características e importância

Importância de usar a memória GDDR6

Podemos dizer que a importância de se usar a memória é o fato de que se ganha muito em relação a qualidade de imagem. Em especial nos consoles onde não é possível realizar alterações na máquina durante a vida útil do mesmo. Ele será fundamental para que evitem constantes trocas de placa de vídeo, pois uma vez que ela é muito exigida ela é pode queimar ou ocorrer outros problemas.

Além dos danos com a memória GDDR6 será fundamental para que haja um avanço no desenvolvimento de jogos. Pois conforme aumentam a qualidade de vídeo e de capacidade em geral na nova geração os jogos desenvolvem gráficos de acordo com as possibilidades da época. Por isso é correto dizer que a memória impacta diretamente no desenvolvimento de jogos para a próxima geração.

Portanto, a memória GDDR6 é fundamental para os avanços no desenvolvimento de jogos para a próxima geração. Assim ele possivelmente deve fazer parte de todas as placas de vídeo na próxima geração. E com certeza irá contribuir muito para os avanços que vier com a próxima leva de jogos para consoles e PC.

Conclusão

Portanto a memória GDDR6 é fundamental para que haja um desenvolvimento em especial nos consoles. Isso porque de tempos em tempos há saltos consideráveis na tecnologia que permitem que a qualidade de imagem fique melhor. Afinal quem não se lembra do salto dos 16 para os 32 bits, e toda diferença de uma geração para outra.

Para os PCs essa mudança apesar de ser fundamental é mais restrita aos mercado de gamers. Uma vez que os computadores tradicionais não exijam muito para que possa ter um bom processamento de imagem. Desse modo, essa memória foi mais pensada para os consoles do que para os PCs.

E então, tem mais alguma dúvida? Comente em nosso DISCORD! Não esqueça de ler outros textos do nosso blog ao clicar aqui.