WhatsApp GB: o que é? É seguro? Tem vírus?

WhatsApp GB: o que é? É seguro? Tem vírus?

O WhatsApp GB é uma versão mais atualizada – e pirateada – do Whatsapp comum. Com ele, consegue-se ter uma série de benefícios que antes não seria possível obter como a ocultação da mensagem que foi recebida, alteração das cores de conversas, mudanças em relação ao layout e muito mais. De acordo com o site oficial que fornece o programa, essa é uma experiência mais avançada para aqueles que usam a rede social. 

A questão é que muitas pessoas não sabem se é seguro e realmente vale a pena. Muitos ainda argumentam que pode existir vírus já que ele não está disponível na PLAY Store ou outras plataformas que garantem a segurança: está disponível somente no Google. 

Apesar disso, não é de se superar o porquê muitas pessoas voltarem os olhos: há a capacidade de enviar vídeos de todos os tamanhos, qualquer tipo de arquivo e até mesmo colocar senha de acesso. Outra facilidade é que o WhatsApp GB permite que você se conecte com todas as suas listas de contatos e grupos, fazendo com que não precise salvar todos novamente. 

WhatsApp GB e a quebra da criptografia

A questão crucial neste caso é a quebra da criptografia que faz com que você corra o risco de ter as mensagens vazadas: a segurança já não é mais a mesma. Como não faz parte da Play Store, será necessário baixar uma APK para conseguir rodar o programa. Dessa forma, ele não irá passar por quase nenhuma das atualizações do Google Play e, sendo assim, seu dispositivo estará ainda mais suscetível a sofrer com ameaças. 

Outro ponto que aumenta ainda mais o receio é que o APK vem de um site árabe. Então, o que já era suspeito, fica ainda pior já que não há como saber de onde vem aquelas fontes. O dispositivo passa a estar suscetível a vírus se você fizer qualquer coisa errada ou clicar em qualquer botão que aprove isso. 

De acordo com a Kaspersky Lab, quase 40% dos consumidores sequer leem os contratos que assinam antes de baixar algum app. Dessa forma, para se garantir que não cairá em golpes, o recomendado é que não instale já que muitos desses aplicativos podem ter softwares que descobrem os dados pessoais como CPF, email e até mesmo a senha. 

Tem que permitir tudo!

Para o  WhatsApp GB funcionar, será necessário que dê a permissão para que ele acesse todo o seu dispositivo. Dessa forma, poderá analisar a câmera e outros documentos presentes. Então, além de pedir permissão e não ser seguro por não estar no Google Play, levanta-se ainda mais as suspeitas de que seja uma atitude maliciosa. 

Pensando nisso, apesar dos mais variados benefícios que o Whatsapp GB fornece, não é ideal que o utilize justamente porque não há nenhuma forma de garantir a segurança e para que funcione, é necessário permitir que ele altere todo o celular. O indicado para se prevenir de possíveis vírus, é que sempre leia todos os requisitos antes de dar autoridade para os aplicativos abrirem câmeras e documentos. 

O Yo WhatsApp também é bastante semelhante, mas ainda não se sabe se pertencem ao mesmo desenvolvedor. Entretanto, ambos são de fontes suspeitas e desconhecidas. 

O Whatsapp atualmente é um dos maiores aplicativos para a troca de mensagens, já chegando a quase 2 bilhões de usuários. Após ser comprado pelo Facebook, ficou ainda mais conhecido pelo mundo inteiro. Todo esse sucesso fez com que hackers e desenvolvedores criassem programas parecidos para que conseguissem adquirir dados. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente em nosso DISCORD! Não esqueça de ler mais artigos sobre review e tecnologia ao conhecer o nosso blog, clique aqui!