Telecine Play: o que é, como usar e curiosidades

Telecine Play: o que é, como usar e curiosidades

O Telecine Play para assistir um filminho é tudo de bom no final de semana ou naqueles dias mais frios, ideal para relaxar e esquecer os problemas do trabalho, não concorda?

E a grande vantagem deste programa é poder assistir o filme que deseja de qualquer lugar do mundo pelo celular ou pelo tablet, sem precisar ficar acessando sites de conteúdo suspeito.

Introduzido como alternativa aos assinantes do serviço de exibição de filmes do Grupo Globo, o serviço de streaming do Telecine tem um número crescente de downloads e de acessos pelo site da plataforma.

Hoje, vamos apresentar e falar tudo sobre o Telecine Play, como funciona o aplicativo, os principais filmes disponíveis e como navegar de forma fácil e sem complicações.

Confira curiosidades sobre!

  • O Telecine Play disponibiliza mais de 2000 obras em seu acervo de streaming;
  • Dados de 2018 divulgados pelo próprio Telecine indicam que mais de 1 milhão de pessoas assinam o Telecine Play, sendo mais da metade por pessoas que só utilizam o serviço sem assinar a TV paga.

Início sem segmentação

O projeto de exibição dos filmes no canal era feito de forma consecutiva em apenas um canal nos primeiros anos, sem uma separação específica de gêneros e lançamentos.

Quer dizer que se a pessoa que quisesse assinar o serviço na operadora de TV por assinatura da época buscasse saber a hora que seria lançado o filme preferido, sofreria uma enorme dor de cabeça.

Isso porque não havia um ordenamento de horário quanto aos lançamentos das salas de cinema diretamente no canal.

Era comum filmes serem lançados no Telecine em dias da semana pela manhã ou na madrugada, não permitindo que o assinante pudesse ter a possibilidade de assistir novamente ou conferir a estreia do título.

Outro grande desafio da distribuidora e que ainda não era realizada com excelência era fazer a segregação de gêneros e exibir os filmes de acordo com o público que assinava o canal.

Enquanto se tentava segmentar o público, mais um problema precisava ser encarado pela Globosat era a enorme quantidade de títulos que ainda não tinham sido exibidos pelo canal.

A solução foi criar outros canais para acomodar a grande quantidade de títulos que não estavam em exibição.

Para isso, foi criado em 1997 a segmentação dos canais Telecine de tal forma a segmentar os gêneros e planejar como seriam exibidos os lançamentos dos estúdios norte-americanos.

Os canais Telecine Play

Inicialmente, os novos canais criados pela Globosat receberam as numerações de 1 a 5 para facilitar a identificação dos mesmos.

Assim, o assinante poderia escolher assistir entre os Telecine 1, Telecine 2, Telecine 3, Telecine 4 e Telecine 5.

Por alguns anos, a nomenclatura não sofreu alterações mas não trazia retorno ao público e simpatia. A ideia da programadora foi personalizar cada canal de filme para facilitar a escolha do cliente.

Em 1998, o Telecine adotou novos nomes que permanecem até os dias atuais, com pequenas alterações. Os primeiros nomes foram:

  • Telecine Premium;
  • Action;
  • Emoction;
  • Happy;
  • E Classic.

Com isso, o foco era fazer com o telespectador memorizar mais facilmente os canais e acessar na hora em que quisesse assistir o filme preferido.

Ficou definido que os lançamentos seriam dados prioritariamente no Premium, ou Telecine 1, o canal mais antigo e o principal desta rede.

Seis anos depois, nova mudança de nomes: o Happy, destinado ao gênero dos filmes para toda a família, teve seu nome trocado para Pipoca. 

A primeira premiação da rede Telecine foi o Top of Mind da Folha de São Paulo na categoria de canais de filmes na TV paga, sendo seguida pela liderança em awareness, ou em relevância, em todo este segmento.

No ano seguinte, o Classic muda o nome para Cult, focando nos filmes clássicos americanos e mundiais, abrindo espaço para produções de outros países.

O Emoction também mudou o seu nome em 2007 para Light, focando apenas filmes mais agradáveis ao consumidor, como romances, comédias e para o público infantil.

Origem do Telecine Play

Um dos primeiros canais a cabo lançado pelas Organizações Globo em outubro de 1991, juntamente com o SporTV, Multishow e GNT, foi a primeira iniciativa de exibição dos lançamentos do cinema 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Telecine é uma joint venture no qual fazem parte os grandes estúdios da sétima arte e a distribuidora de conteúdo nacional, sendo ela com 50% da sociedade e as demais participantes com 12,5% do canal.

Fazem parte desta joint venture:

  • Organizações Globo;
  • Metro Goldwyn Mayer (MGM);
  • Walt Disney Studios;
  • Paramount Pictures;
  • Universal Studios.

Sua atual estrutura é composta de seis canais com exibição 24 horas por dia, 7 dias por semana durante todo o ano de um enorme catálogo de filmes disponibilizados por seus parceiros.

Para cada canal, há uma especificidade acerca do conteúdo permitindo que o consumidor possa escolher qual filme assistir de acordo com cada segmento.

Atualmente, possui em seu catálogo de filmes mais de 2000 títulos disponíveis a qualquer momento no Telecine Play, o serviço de streaming.

Além de todos os filmes já disponíveis em seu arquivo, o canal exibe os principais lançamentos e filmes de estúdios parceiros, que não fazem parte da sociedade. São eles:

  • Warner Bros;
  • Sony;
  • Lions Gate Entertainment.