Top 10 processadores com melhor custo benefício em 2021

Top 10 processadores com melhor custo benefício em 2021

O processador é, sem dúvida, uma das peças mais importantes de um computador. É ele que determina, entre outras coisas, qual é a velocidade com que os softwares irão rodar, incluindo os de games e vídeos. Exatamente por isso, essa pequena peça tem tanta importância e pode ser encontrada das mais diversas formas e em diferentes preços. E isso acaba gerando muita dúvida, principalmente entre os mais leigos no quesito tecnologia. Você está em dúvida sobre qual processador deve usar na sua máquina? Não se preocupe, pois fizemos uma lista dos top 10 processadores com melhor custo benefício do mercado. Quer saber quais são? Confira já!

10 – AMD Athlon 200GE

O décimo lugar da nossa lista de processadores com melhor custo benefício é de um dos mais recentes modelos de entrada da AMD.

À primeira vista, o que mais atrai é o preço, o mais baixo da categoria. Por outro lado, ainda que ele rode bem os softwares menos complexos e até jogos em HD, ele não possui o mesmo desempenho que alguns de seus concorrentes.

9 – Intel Core i3 8100

Apesar de estar longe de ser a opção mais robusta da oitava geração, o Intel Core i3 8100 cumpre muito bem o que promete. Para os amantes dos games, também é uma ótima opção, já que pode rodar títulos sem nenhum problema, ainda que não na melhor resolução.

A falta de potência em alguns pontos é compensada pelo preço, o que faz com que esse seja um dos processadores com melhor custo benefício.

8 – AMD A10 9700

Se você busca uma alternativa para rodar games mais pesados em alta resolução e um preço mais acessível, o AMD A10 9700 pode ser o processador ideal para você.

Além de contar com um chip híbrido que faz com que seu desempenho seja muito melhor do que as versões anteriores, o processador também inclui o suporte a vários monitores, por exemplo, o que também é um diferencial.

7 – Pentium Gold G5400

A nossa lista com certeza não estaria completa sem o Pentium Gold G5400. Pensando nos processadores de entrada, não há nenhum que possa concorrer com ele. Além do preço bastante atrativo, ele é o que melhor desempenha funções em seu computador sem o deixar lento ou mesmo travar.

É claro que você não deve esperar que ele rode softwares complexos tranquilamente, mas o nosso sétimo colocado é ótimo para executar as funções básicas e por isso merece um lugar na nossa lista de top 10 processadores com melhor custo benefício.

Além disso, o socket LGA 1151 permite a entrada de processadores mais avançados, o que te permite fazer uma troca por um melhor quando quiser.

6 – AMD Ryzen 3 2200G

Para os amantes dos games, os processadores da AMD são sempre uma opção bastante atrativa.

Apesar de o Ryzen 3 2200G ser um modelo de entrada (pelo menos para games mais elaborados), ele oferece uma experiência que vai além dos outros que citamos aqui e exatamente por isso merece o sexto lugar no nosso top 10 processadores.

5 – Intel Core i7 8700

Apesar de estar apenas em quinto lugar na lista, o Intel Core i7 8700 é um dos mais potentes, rodando jogos e softwares na mais alta qualidade sem problemas.

O que acaba fazendo com que ele não ocupe posições mais à frente é seu preço, mais alto se comparado com processadores semelhantes e não tão abaixo dos modelos que são melhores do que ele.

4 – Intel Core i5 8400

Se essa lista fosse feita há alguns anos atrás, o Intel Core i5 8400 estaria no topo dela.

De todos os processadores da oitava geração, ele é o que podemos chamar de intermediário, ou seja, aquele que não está entre os melhores nem entre os mais fracos, mas que possui um ótimo preço.

E se essa é uma lista que fala sobre os processadores com melhor custo benefício, um produto com tanto equilíbrio merece um lugar de destaque.

3 – Intel Core i5 9400F

Dentre todos os processadores dessa lista, o Intel Core i5 9400F é o único Intel que não possui gráficos integrados, por isso o preço abaixo dos irmãos mais próximos. É excelente para configurações voltadas a games que incluem uma placa de vídeo. Acaba tendo maior desempenho que o i5 8400 e ainda mais barato, merecendo nosso terceiro lugar.

2 – AMD Ryzen 7 2700X

O Ryzen 7 é o que podemos chamar de processador top de linha. Apesar de não ter todos os poderes que o Intel Core i9 9900K possui, ele ainda é um processador muito potente e com uma vantagem sobre o outro: o preço.

E é exatamente por isso que ele ganhou nosso segundo lugar, já que entrega um desempenho excelente. Assim como o i5 9400F é ótimo para configurações que incluem uma placa de vídeo.

1 – Intel Core i5 9600K

E o nosso grande campeão é justamente o processador que se mostra intermediário em todos os aspectos: na performance e no preço.

O Intel Core i5 9600K pode não ter a força de um i9 9900K, mas consegue quebrar um galho em diversos aspectos, mesmo para profissionais que não exigem muito de suas máquinas.

Em comparação com seu irmão mais novo, que ficou com a quarta posição da nossa lista, ele é bem mais potente e a boa notícia é que o preço não é lá tão diferente. Exatamente por essas características, esse é o processador que merece o primeiro lugar.

Considerações finais

Quando falamos em processadores com melhor custo benefício, temos que lembrar que nem sempre estamos falando daquele que possui mais capacidade ou do que é o melhor para rodar games, por exemplo. O que estamos falando aqui é exatamente sobre o que cada um desses produtos proporciona em comparação com sua performance.

Isso é algo importante de dizer, já que os campeões da nossa lista podem não ser os produtos ideais para todos os tipos. Cada processador é pensado para um tipo de necessidade, portanto, não se surpreenda se o que for perfeito para você estiver nas últimas posições. O importante é que todos se beneficiem com esses ótimos produtos.