Como rodar jogos de PC na sua TV remotamente

Como rodar jogos de PC na sua TV remotamente

Quer jogar seus games de PC no conforto do sofá e TV da sua sala ou no celular, usando um controle de video game? Siga as instruções desse post para entender como configurar para jogar remotamente por stream!

Como funciona

Imagem: Divulgação/Steam Link

Basicamente iremos fazer o que o Stadia ou xCloud fazem, porém utilizando nosso computador pessoal como host (servidor). Seu PC vai processar o jogo e transmitir o vídeo (stream) para outro dispositivo, esse outro dispositivo além de mostrar o vídeo pode receber os sinais de input (entrada / controle) e enviar para o PC.

Jogos da Steam

Imagem: Divulgação/Steam Link

Jogos da Steam são bem fáceis de jogar remotamente se você tiver um dispositivo Android ou iOS. Basta instalar o aplicativo Steam Link (Android / iOS), conectar o dispositivo na mesma rede do PC rodando o Steam e seguir as instruções do aplicativo, o Steam Link já faz todas configurações de bitrate e resolução dependendo da sua rede.

Por utilizar o Big Picture, é possível utilizar controles do PlayStation ou Xbox sem dificuldades, praticamente transformando a TV em uma central multimídia. O controle você pode configurar tanto no PC quanto no dispositivo que está recebendo a transmissão (celular ou TV com Bluetooth).

Depois de configurar a primeira vez na mesma rede, a opção de transmitir pela internet fica disponível automaticamente.

Tela de configuração do Steam Link

Ok, o Steam Link é muito fácil, mas minha TV não roda Android, e eu quero jogar meus jogos da Epic Games (ou outra plataforma)!

Jogos da Epic Games / Xbox Game Pass / Origin / Uplay / Battle.net ou outra plataforma

Imagem: Divulgação/xCloud

Para isso iremos utilizar o aplicativo Moonlight (open source), que nos permite transmitir praticamente qualquer jogo para outro dispositivo, no entanto o pré-requisito é uma placa de vídeo NVidia, em razão de fazer uso da tecnologia Game Stream da GeForce.

As vantagens são: menor latência, mais opções de dispositivos, maior controle das configurações, suporta HDR, até 120 fps e 4k de resolução.

Onde é possível instalar

Como podemos ver a lista é bem mais extensa, infelizmente não é possível rodar nativamente num Chromecast, somente transmitir a imagem do celular para o dispositivo — nesse caso o tempo de resposta aumentaria consideravelmente.

Instalação

Primeiramente é necessário instalar e iniciar o GeForce Experience no PC, depois disso ative a opção de Game Stream:

Tela do GeForce Experience

Em seguida, certifique-se de que ambos dispositivos estão na mesma rede, depois instale e inicie o Moonlight no dispositivo que vai receber a transmissão (links acima). Por último, siga as instruções no app para conectar.

Configuração

Diferente do Steam Link, o Moonlight não reconhece a velocidade da rede para definir as melhores configurações, é preciso fazer manualmente. Acesse as configurações pelo botão de engrenagem, as três primeiras opções são as mais importantes: resolução, frame rate e bitrate:

Essas configurações vão depender da velocidade do link local, se ambos dispositivos estiverem cabeados geralmente o link é de 100 ou 1000 Mbps. No entanto, se algum ou ambos estiverem conectado por meio de Wi-Fi o link será menor (algo entre 3 e 800 Mbps, dependendo do roteador) — é recomendado frequência de 5 GHz. Resumidamente, a tabela a seguir pode te dar uma base de como configurar:

Resolução / FPSBitrateVelocidade do link / upload
4k / 2160p 60fps20.000-51.000 Kbps26-63 Mbps
4k / 2160p 30fps13.000-34.000 Kbps18-43 Mbps
1440p 60fps9.000-18.000 Kbps13-24 Mbps
1440p 30fps6.000-13.000 Kbps9-18 Mbps
1080p 60fps4.500-9.000 Kbps7-13 Mbps
1080p 30fps3.000-6.000 Kbps5-9 Mbps
720p 60fps2.250-6.000 Kbps4-9 Mbps
720p 30fps1.500-4.000 Kbps3-6 Mbps
Tabela de relação bitrate : upload

O bitrate selecionado é exclusivo para o vídeo, além de mais 1000-2000 Kbps para o áudio, e por fim cerca de 20% extra para evitar packet loss.

Os valores sugeridos são recomendados para uma boa experiência, no entanto não leve como palavra final: vá mudando até encontrar a melhor opção para você. Em conclusão, o bitrate influencia diretamente na qualidade da imagem — quanto maior, melhor.

É interessante também alterar a opção do encoder H.265 para sempre ativo, isso não influencia na latência, entretanto melhora a qualidade da imagem e é mais performático no geral:

Assim como o Steam Link, o controle você pode configurar tanto no PC quanto no dispositivo que está recebendo a transmissão (celular ou TV com Bluetooth).

Transmitindo pela internet

No Moonlight, transmissão pela internet não é de forma automática. Depois de fazer a configuração em rede local, será necessário instalar o Moonlight Internet Hosting Tool no PC.

Transmissão pela internet é mais lenta do que pela rede local, portanto será necessário mudar as configurações da stream. Para saber a velocidade da sua internet é só fazer um teste online em ambos dispositivos e arrumar as configurações do Moonlight baseado na tabela mostrada anteriormente. O download do dispositivo receptor deve ser maior ou igual que o bitrate configurado (que depende do upload do PC).

Ative o Game Mode da TV

Se estiver transmitindo para uma TV, não esqueça de ativar o modo game (se tiver), visto que esse modo reduz o input lag (tempo de resposta) notavelmente — algumas TVs diminuem até 5 vezes.

Internamente a TV faz vários processamentos para a imagem ficar mais bonita, o modo game desativa esses processamentos mais pesados para diminuir o tempo de resposta. No mais, a imagem pode ficar um pouco pior por conta disso, mas vale a pena.

Usar controle de PlayStation ou Xbox em jogos sem suporte nativo

Para isso basta utilizar o Steam Big Picture para iniciar os jogos, pelo Big Picture é possível configurar qualquer controle e utilizá-lo no game, mesmo que o jogo não tenha suporte para aquele controle específico. Previamente no PC, centralize todos jogos na Steam pelo botão Adicionar um jogo e depois Adicionar um jogo não-Steam, marque todos jogos que queira e conclua.

Na tela inicial do Moonlight terá opção de abrir a Steam, isso iniciará o Big Picture automaticamente. A partir daí fica fácil, é como usar o Steam Link.

Adicionar jogos do Xbox Game Pass / Microsoft Store na Steam

Se você é assinante do Xbox Game Pass ou tem jogos da Microsoft Store, percebeu que seus jogos não aparecem na configuração da Steam, para isso temos que utilizar um software de terceiro que faz isso. O UWPHook (open source) faz isso de forma simples, basta instalar e selecionar os apps que quer adicionar na Steam:

Tela do UWPHook

Depois é só reiniciar a Steam que os jogos aparecem automaticamente na biblioteca.


Curtiu? Ficou com dúvidas? Comente em nosso Discord e faça parte da comunidade!