Categorias
Hardware Review

RX 570 é boa? Vale a pena comprar? Confira review

A RX 570 é uma placa de entrada que vem chamando cada vez mais a atenção nos últimos meses. Mas será mesmo que ela é boa e vale a pena?

A RX 570 é uma placa de entrada que vem chamando cada vez mais a atenção nos últimos meses. Com o fim dos estoques das opções mais atuais devido a mineração do Bitcoin e o dólar muito caso, inúmeros gamers estão optando por lançamentos de anos anteriores. Entretanto, isso não quer dizer que a experiência que podem ter não seja positiva: muito pelo contrário!

Portanto, neste artigo iremos abordar um pouco mais se a RX 570 é boa mesmo e se vale a pena comprar. Além disso, estaremos falando mais sobre as avaliações e testes realizados com ela. Sendo assim, continue a leitura com o MEUPC.NET para saber mais sobre!

RX 570 é boa? Vale a pena comprar? Confira review

RX 570 e as especificações

A RX 570 é uma opção interessante bastante viável para quem sonha em rodar Full HD no PC Gamer. Sempre dizemos isso porque não basta apenas ter uma super placa de vídeo se o monitor é de 60 HZ, por exemplo, sempre é recomendado buscar equilíbrio entre os dois já que um de 60HZ não iria passar a textura em 8k mesmo que a placa pudesse fazer isso.

Em suma, ela é equipada com arquitetura Polaris e possui as versões de 4 GB e 8 GB. O lançamento ocorreu em abril de 2017 e é acompanhado de uma memória  GDDR5 com velocidade 7 Gb/s e interface de 256 bits (valor ainda maior que uma GTX 1650). Por ser mais antiga, a geração de memória não é a mesma que de desenvolvimentos atuais como a RTX 3060 da AMD.

O consumo de energia ainda é muito pequeno e chega a somente 150 Watts. Dessa forma, pode-se equipar com leds e outras peças que gastam mais para que haja um equilíbrio ao fim do mês. Apesar do baixo gasto de energia, não é recomendada para a mineração já que o overclock excessivo pode causar pequenas manchas na tela e no gráfico.

O máximo de processamento que consegue chegar é de 1.244 MHz e com mínimo médio de 1.168 MHz. Apesar do bom desempenho, ela ainda não tem o hardware para competir com outras como a GTX 1050 ou até mesmo a GTX 3080.

Entretanto, nas linhas gerais, a GTX 1060 é uma das mais parecidas e que pode haver comparação, especialmente em relação aos preços. Ela foi uma das placas da nova geração mais aguardadas e que não foi por pouco já que prometia muita novidade para a época.

A RX 570 bate, no Battlefield 1 em Full HD, cerca de 75 FPS e é bastante positivo. O gráfico é bastante fluído e não sofre para apresentar texturas mais complexas.

RX 570 é boa? Vale a pena comprar? Confira review

Destinada para pessoas menos exigentes

Ela é indicada para jogos com gamers menos exigentes. Aqueles que buscam o máximo de qualidade, devem investir em alternativas mais robustas. Com o preço que está atualmente, compensa bastante quando se analisa outras alternativas, mas ainda é possível trocar ou aguardar mais tempo para pegar uma opção melhor. Minecraft ou opções mais simples, que não exigem tanto processamento, são indicados.

Um ponto positivo que é de destaque é o cooler que facilita a dispersão de calor. Ele é bastante potente e tem dois deles. Caso preferir, ainda poderá adicionar mais alguns para garantia, mas não é necessário. Há opções como a GTX 1050 que possuem apenas um, o que pode ser problemático para quem costuma fazer o uso excessivo de overclock ou tem o PC muito fechado.

Para facilitar ainda mais o resfriamento, é recomendado que deixe a limpeza das peças em dia já que o calor excessivo pode ser difícil ser disperso em caso de camadas mais grossas de pó.

É possível jogar opções como he witcher 3, Doom eternal, Resident evil 3 ao usar as especificações simples de um Core I3 2120 3,3Ghz e 8GB DDR-3: tudo isso a 40 FPS.

Um ponto negativo que, caso esteja interessado em comprar é importante falar, é que em monitores mais antigos ela só funciona caso tenha um adaptador. Ele pode se adquirido no site juntamente com a peça ou em plataformas como Kabum, Terabyteshop e até mesmo lojas físicas da sua cidade.

Outras concorrentes da área

A própria AMD consegue fornecer outras alternativas que competem lado a lado – ou nem tanto – no quesito de desempenho como é o caso da Radeon RX 5600 XT e RX 5700. A RX 5600 XT tem apenas 192 bits (perde para a RX 570) mas ao mesmo tempo ganha no quesito de clock: 1560MHz (jogo) / até 1620MHz.

Outro ponto de destaque é a memória que chega em 6GB GDDR6 que é a nova tecnologia da desenvolvedora que está presente nas famosas RTX 3080 e RTX 3090. Tanto para o DisplayPort quanto para o HDMI, a resolução máxima é de 4096×2160. 

A questão neste ponto, para dizer se a RX 570 é boa e vale a pena, é se responder quais são os seus objetivos. Se for jogar opções robustas em 8K, é praticamente impossível. Entretanto, se prefere alternativas mais simples, pode ser um ótimo custo-benefício.

Não esqueça de ler mais artigos sobre review e tecnologia ao conhecer o nosso blog, clique aqui!