Como saber se as peças do PC são compatíveis?

Como saber se as peças do PC são compatíveis?

Montar um PC gamer do zero, apesar de ser uma das alternativas mais vantajosas, conta com algumas dificuldades, sendo a primeira delas saber se as peças são realmente compatíveis. Isso porque, dependendo do caso, você pode comprar algum item que seja essencial para o funcionário, como é o caso da placa mãe, e ela não funcionar com a fonte ou outras alternativas como a placa de vídeo.

Se você não garantir que as peças realmente são compatíveis para a sua máquina, pode ter consequências graves como a perda do material e, em alguns casos, sequer vai conseguir devolver para a empresa que comprou. Logo, pode perder mais de R$ 200. E, com o dólar alto, todo cuidado é pouco, já que algumas peças tiveram aumentos que somam mais de 85% do valor.

Uma das melhores formas de garantir que determinada peça é compatível com a outra, é que você analisa a própria página oficial do site que pretende comprar, como o Kabum ou até mesmo a Americanas ou Mercado Livre. Nesses sites, você pode ver quais são os requisitos para cada uma das peças e qual a versão mínima para que ela funcione corretamente.

Uma dica, para quem deseja analisar pelo site de vendas, é deixar para comprar tudo de uma vez (caso tenha dificuldade de fazer essa análise). Isso porque pode ver as informações em tempo conjunto e não corre o risco de se confundir.

Enfim, neste artigo separamos algumas dicas para quem deseja saber se as peças do PC gamer são compatíveis. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre!

Teste em plataformas de compatibilidade

Você sabia que é possível testar todas as peças do seu computador em plataformas de compatibilidade, como é o caso do próprio MEUPC.NET? Em nosso site, você pode adicionar todas as peças do seu PC gamer e enviar para uma análise: nós iremos te informar se elas são compatíveis, se vale a pena e muitos outros aspectos.

E, além disso, você pode compartilhar o seu PC gamer e as especificações dele com nossos outros leitores e internautas. Para isso, basta seguir esse passo a passo:

  • Acesse o site oficial do MEUPC.NET;
  • Depois disso, clique em “Monte seu PC”;
  • Você terá uma série de peças à sua disposição que vão deste o gabinete, monitor, placa de vídeo e muito mais: vá selecionando aquelas que deseja colocar em sua máquina;
  • Depois de selecionar tudo, basta enviar para análise e aguardar a nossa resposta! 🙂

Dicas básicas para montar um PC e acertar na compatibilidade

Existem algumas dicas básicas para quem deseja montar um PC Gamer e acertar na compatibilidade de todas as peças. No entanto, a alternativa de ouro é sempre optar por peças que foram lançadas há dois anos ou menos. Geralmente, peças que foram lançadas recentemente são compatíveis uma com as outras.

Se você optar por alternativas que variam muito, como por exemplo, uma placa de vídeo de 2014 e um processador de 2021, há uma enorme variação de tempo e de características. O que pode fazer com que, provavelmente, não funcionem em conjunto.

Para quem deseja um PC gamer com bons gráficos, deve se atentar especificamente sobre a placa de vídeo e algumas características dela como se a mesma já fosse utilizada para mineração. Placas usadas em mineração costumam apresentar pingos na tela e até mesmo o gráfico mais azulado. Isso porque elas já passaram por muito overclock e podem ter perdido tempo de vida e durabilidade.

Ao comprar uma placa de vídeo, opte por uma opção que seja nova ou que saiba exatamente o histórico de usos para garantir que não terá problemas devido ao uso excessivo do processamento máximo e intensificado que ocasiona em calor extremo.

Dicas para a minha placa de vídeo

Um dos pontos que é importante analisar no momento de comprar uma placa de vídeo e testar a compatibilidade do seu PC, é em relação ao FPS. O FPS se trata da quantidade de quadros por segundo e, assim sendo, quanto mais deles possui o seu gráfico, mais a textura deve comparecer pela tela assim como a transição de imagens.

Além disso, outro ponto importante é ter uma base de jogos que deseja aplicar nela. Existem placas que foram criadas para jogos mais robustos enquanto outras possuem o gráfico e capacidade mais simplificada.

E então, o que achou do nosso artigo? Comente aqui com a gente qual a sua opinião sobre a compatibilidade de peças para PC. Não esqueça de nos acompanhar na nossa página oficial para ficar por dentro de todos os nossos posts.