Notebook esquentando muito: o que fazer?

Notebook esquentando muito: o que fazer?

Você sabia que existem uma série de fatores que podem fazer com que o notebook esteja esquentando muito? Por isso, é mais que indicado ter uma análise bastante detalhada para entender quais são as causas do problema para conseguir cortar totalmente pela  raiz. Se quiser saber mais sobre o assunto, você pode continuar aqui com a gente porque trouxemos uma lista de causas e o que fazer em cada situação. Portanto, fique aqui para saber mais!

Excesso de poeira pode fazer com que notebook fique muito quente!

O excesso de poeira faz com que o seu hardware apresenta dificuldades quando o assunto se trata da dispersão do calor. Em suma, a sujeira faz com que o calor fique acumulado e seja ainda mais fácil de queimar as peças. Neste caso, pode-se resolver a situação em casa em poucos passos, principalmente quando o computador permite que haja a abertura na sua parte de trás.

Abra a parte de trás com a ajuda de alguns parafusos e, depois disso, é necessário que você use um pincel fofo nas pontas para que seja esfregado em partes como SSD e em outras regiões para diminuir o excesso de poeira que pode estar localizada na parte interna. Aproveite a situação para fazer uma breve limpeza de áreas como o teclado, que podem funcionar muito melhor quando estão bem limpas.

Software estressando a sua máquina

Quanto mais processamento o seu computador ou notebook precisar, mais ele tende a gastar energia. Devido a isso, quando se está usando um aplicativo ou software que exige muito do que pode ser fornecido pelo seu hardware, ele acaba liberando muito calor. Isso é bastante comum ao jogar games mais pesados sem que se tenha acesso a uma placa de vídeo adequada. Travamentos também são características comuns de quem está processando algo pesado.

Para resolver a situação, o processo é bastante simples, bastando apenas que desligue o computador ou feche algumas janelas que estão abertas para reduzir o processamento.

Temperatura no ambiente

Outro aspecto é em relação à temperatura no ambiente que deve ser inferior a 30-35 °C. Quando está em um lugar que é muito quente, é comum que a sua máquina comece a trocar ou a receber calor do meio externo. Uma dica para evitar que isso aconteça com frequência é fazer o uso de coolers que auxiliam na dispersão e até mesmo de ar condicionado – que pode deixar o ambiente um pouco mais leve para se trabalhar e com a temperatura que seja mais adequada.

Deixando o notebook no colo

Ao deixar o notebook no colo, faz com que ele tenha mais dificuldade para liberar o calor em sua parte de baixo. Deste modo, pode esquentar até o  ́ ponto que se torna difícil de manter sobre a perna. Uma dica para quem gosta de usar no sofá, cama e até mesmo pernas, é ter sempre algumas grades que servem de apoio e são usadas como forma de estimular a circulação de calor sobre a parte debaixo do computador.

Falta de pasta térmica

A pasta térmica é responsável pela troca de calor entre as peças do computador. Quando ela está velha e tem que ser trocada, é comum que apresenta mais dificuldade para controlar o calor entre as pelas e, assim sendo, fique com a temperatura muito acima do que o esperado. Pode-se comprar uma pasta em qualquer loja que seja especializada em tecnologia da informação e até mesmo pelo Aliexpress.

O valor varia de acordo com a qualidade do material que está sendo vendido, podendo se encontrar alternativas que chegam a cerca de R$ 80 por tubo. Se estiver em busca de algo que seja mais barato, também existe a alternativa de comprar pastas que custam cerca de R$ 20, elas também podem dar para o gasto – exceto se está trabalhando com isso e precisa de algo que seja mais profissional para a realização de seus serviços.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o que pode estar acontecendo quando o notebook está esquentando muito? Neste artigo, separamos um guia completo que pode te ajudar um pouco mais sobre isso. E, claro, se tiver alguma dica ou dúvida, não se esqueça de comentar em nosso DISCORD porque tem muita gente por lá diariamente para fazer amizades.