Placa-mãe queimou: quais os motivos e o que fazer

Placa-mãe queimou: quais os motivos e o que fazer

Como saber se a placa-mãe queimou? Ela é uma das partes mais importantes de um computador e, sem ela funcionar corretamente, a máquina sequer liga. Um problema bastante comum é o  “no bootable device” quando não encontra-se um disco rígido ou até mesmo o  “no fan”, quando o cooler do processador não está funcionando. Esses dados aparecem no POST, que é uma tela que surge no sistema operacional antes de começar a funcionar, ela revela todas as condições do computador após o sistema realizar testes em si mesmo.

Enfim, no artigo de hoje o MEUPC.NET trouxe algumas dicas do que fazer quando se acha que a placa-mãe queimou e quais são as principais causas para que isso ocorra!

1. Sujeira

A sujeira é muito comum no PC, seja com o gabinete fechado ou aberto. Geralmente, os coolers são aqueles que mais sofrem com a situação. Neste caso, acontece da temperatura aumentar devido a dificuldade de dispersar o calor. Dessa forma, o mais adequado é que se use um aspirador de pó para tirar a camada. Se não possuir um, use um pano ou tecido que não cause atrito e que seja de isolamento estático.

Não esqueça que deve realizar esse cuidado a cada 06 meses, fazendo uma limpeza completa nas suas peças. Evite utilizar os produtos de limpeza pois podem manchar ou piorar a situação, em hipótese alguma use água, ainda mais se as peças não forem feitas com aço inoxidável.

2. Curto-circuito

O curto-circuito ocorre quando há ligação física entre a placa-mãe e as estruturas metálicas de um gabinete. Os fios que estão desencapados também podem ocasionar problema. Nesta última alternativa, pode-se utilizar a fita preta para cobrir o material.

Se você acha que a placa-mãe queimou por estar próxima às estruturas do gabinete, uma ideia é retirá-la e parafusar novamente. Faça isso o mais breve possível para que não estrague a placa juntamente com outras peças importantes.

3. Conflitos de hardware

Todas contam com o famoso  sistema operacional rudimentar, a BIOS. A função é testar todos os outros componentes e garantir que irão funcionar. Comumente, ela identifica todas as espécies de hardware compatível e são raros os casos que isso não ocorre. Em casos especiais e únicos, pode ocorrer dela não identificar e parar de funcionar.

Isso ocorre porque são desenvolvidas para um  soquete A, compatível com os processadores X. Mas o desenvolvedor, anos depois, pode desenvolver outras opções que são compatíveis com o soquete A mas não com o processador, causando erros de identificação. Para corrigir o problema, é importante fazer o uso de um hardware antigo em que deve-se analisar se há necessidade de instalar um novo BIOS.

4. Problemas com memória RAM

Os problemas com pentes de memória Ram são baratos e práticos de se resolver. É o primeiro componente a ser trocado em um upgrade de um computador. Preste atenção antes de comprar porque a compatibilidade é bastante limitada.

O POST, cujo já abordamos anteriormente, irá mostrar todos os problemas e é relativamente fácil de identificar o problema. Outra dica é fazer a consulta com os manuais entregues pelo fabricante, por isso, guarde todos que receber ao comprar determinada peça.

5- Placa de vídeo e memórias mal instaladas

A placa de vídeo é responsável pela criação de bons gráficos. Atualmente, as mais cobiçadas são a RTX 3090 e RTX 3080. Mas, mesmo que seja a melhor delas, quando instalada de forma errada pode dar erro. A principal causa é estarem mal colocadas nos respectivos slots. Isso pode ocorrer por motivos e razões simples como uma breve remoção da máquina de lugar.

Deve-se analisar a compatibilidade antes de fazer compras. Caso não conheça muito sobre tecnologia e as características de um PC, pode comprar um já montado para garantir que todas as peças irão funcionar corretamente.

Placa-mãe queimou mesmo, e agora?

Onde comprar a melhor peça depois que a placa-mãe queimou? Existem muitos sites na internet que oferecem placas com um ótimo preço, melhor que nas lojas físicas. Mas, caso seja um fã de compras online, o MEUPC.NET possui uma categoria com todas as peças e uma tabela de valores em tempo real, mostrando quais são os sites que vendem pelo menor preço. Portanto, vale a pena conferir.

Para isso, basta que você acesse a página inicial e clique em “peças” e, em seguida, em “placa-mãe”.

Placa-mãe queimou: quais os motivos e o que fazer

Agora, basta digitar qual a placa que está buscando e esperar os resultados. Clique sobre ele e terá acesso a todos os sites que vendem a peça e quais são os preços em tempo real: muito mais fácil e rápido do que buscar em cada site!

Placa-mãe queimou: quais os motivos e o que fazer

Você consegue ver todas as especificações e sites que vendem juntamente com o preço e a foto do item:

E então, tem mais alguma dúvida sobre Hardware? O MEUPC.NET tem uma série de dicas em nossa categoria exclusiva, venha conhecer mais sobre ela ao clicar aqui.