Derrubei café no teclado do notebook: o que fazer?

Derrubei café no teclado do notebook: o que fazer?

Deixar cair café no teclado do notebook pode ser um problema bastante comum, principalmente para aqueles que atuam na modalidade de trabalho Home Office ou que estudam no conforto da própria casa, ou seja, no EAD. Para quem não conhece, pode ser uma situação bastante embaraçosa devido ao fato de que muitas vezes se faz necessário pagar por um técnico. E o valor acaba não sendo em conta, chegando a R$ 100 para corrigir a situação.

O mais recomendado, caso o produto ainda esteja dentro da garantia, é que se vá em busca de uma empresa terceirizada que consiga corrigir o problema. No entanto, se o valor para isso for contra o que está previsto em seu orçamento, existem outras formas de resolver a situação. Abaixo, estaremos listando o que fazer e quais são as atitudes que deve tomar no momento em que derrubar café no teclado do notebook. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco.

Desligue o seu notebook da tomada para evitar curtos

O primeiro passo para evitar que a situação fique ainda pior, é desligar o notebook da tomada caso ele esteja carregando porque isso pode garantir que ele não sofra com nenhum curto e acabe queimando. Além disso, tire todas as conexões que podem estar ligadas a ele como os mousses e até mesmo os fones de ouvido – que são bastante usados quando se está ouvindo música e até mesmo tendo uma reunião com os colegas de trabalho.

Agora, deve-se virar o seu notebook para que o excesso de água seja eliminado através da gravidade. Em suma, o excesso de água pode fazer com que as peças começam a oxidar e deve ser removido antes de qualquer outra coisa.

Use um algodão mais úmido para chupar a água que está presente na região ou o café que caiu sobre o teclado. Caso prefira e tenha em caso, um pano mais macio que não danifique o teclado também, pode ser uma alternativa para tirar o excesso. Por fim, deve-se remover as peças e deixar com que ele siga por cerca de dois dias para que somente depois disso comece a usar novamente.

  • Atenção:
  • Se você notar que pontilhados pretos estão aparecendo sobre a tela ou qualquer outro defeito após a queda do líquido no teclado, é recomendado ir em busca de um especialista que irá conseguir auxiliar em todo o processo de correção. Muitas vezes, esses pontilhados aparecem porque o usuário não esperou tempo o suficiente para que houvesse a secagem das peças na parte interna. Como já foi dito anteriormente, é indiciado que se espere ao menos dois dias. Algumas pessoas usam o secador de cabelo. No entanto, isso não é necessário.

Não consigo abrir o meu computador para desmontar, e agora?

Existem ainda os notebooks que não permitem que haja o desmonte. O que torna o processo de secagem ainda mais difícil. Devido a isso, muitas pessoas e técnicos de informática recomendam que o dono deixe o aparelho dentro de um grande saco de arroz por um dia. O arroz tem o poder de puxar de volta a água devido ao fato de se tratar de um grão mais seco. Essa regra também é super válida para quem também tem celular e não consegue abrir.

No caso de não conseguir abrir, a situação é ainda mais delicada devido ao fato de que o açúcar e outros elementos menores podem estar dentro do eletrônico fazendo com que ele perca o seu tempo de vida útil.