GDDR5: o que é e quais especificações?

GDDR5: o que é e quais especificações?

GDDR significa a sigla inglês Graphics Double Data Rate. Ela é voltada para o processamento das placas gráficas e, antes de comprar o hardware, é muito importante saber se está adquirindo uma alternativa GDDR5 ou GDDR6.

Quanto maior o número, melhores são os gráficos e as texturas produzidas pela memória e menos a latência. Um exemplo é a RX 570 que conta com uma GDDR5 enquanto a RTX 3080 conta com a tecnologia de 8nm a uma GDDR6.

A versão 5 é mais antiga, voltada para os desenvolvimentos de 2018 e 2019. Já no caso da 6, é voltada para alternativas de 2021. Ela é encontrada em maior escala nas placas das marcas ATI e Nvidia, além de estar presente no Playstation 4.

A memória tem a transmissão de dados baseada em mega transferências que pode chegar a mais de  3.500 por cada segundo. Enquanto isso, a DDR3 possui velocidade de 2.133 MT/s.

Para aqueles que buscam opções intermediárias, podem optar por ela: mas devem ficar cientes de que existem outras mais avançadas (mas que atualmente são muito caras e quase inviáveis).

GDDR5: o que é e quais especificações?

DDR SDRAM ou GDDR?

Uma GDDR permite que o usuário envie informações ao mesmo tempo, algo que nem sempre é permitido pela DDR. Dessa forma, tem o seu desempenho ainda mais eficaz e satisfatório com o desenvolver dos gráficos.

Ela também consome menos energia que outras opções. Logo, é sustentável e viável naturalmente e, consequentemente, vai te ajudar a economizar um pouco mais.

A GDDR permite que a placa gráfica consiga gerenciar as informações através de 8 canais diferentes de 64 bits enquanto a sua concorrente fica estagnada em 64 ou 128 bits, apenas, sem ter uma maior linha de canais e possibilidades.

A GDDR5, apesar de fazer parte das últimas gerações e ter sido superada pela 6, permite o desempenho máximo de overclock sem esquentar. Ela é flexível e se encaixa às mais variadas velocidades. Dependendo do modelo, consegue-se fazer mais de 512 bits.

GDDR5: o que é e quais especificações?

GDDR5 de memória: é o principal aspecto do PC Gamer?

A memória não é um dos aspectos principais do PC gamer e deve-se levar em consideração outros fatores. No momento de comprar o seu hardware, tente primeiramente responder: o que pretendo jogar no meu PC? Será que essas especificações conseguem dar conta do recado?

Após responder isso, deve-se pensar nas placas de vídeo do orçamento que possui comparar as concorrentes que estão na mesma faixa de preço: procure comparar a quantidade de espaço, qual a capacidade máxima de overclock e qual o tipo de tecnologia (14nm, 12nm, 8nm, 7nm etc).

Outro ponto para se levar em consideração é o CHIP: existe o modelo HD 7970 que consegue dar conta do recado de forma satisfatória. A Nvidia tem também o GTX 690 que está disponível nas maiores lojas de tecnologia do Brasil como o Kabum e até mesmo o MEUPC.NET.

As gerações muito anteriores já sofrem com o fim dos estoques e já não são mais produzidas. Caso prefira comprar uma alternativa muito antiga, busque a ajuda de um técnico para descobrir se o seu PC é compatível e peça dicas para montar algo que funcione em combinação com o chip.

Usar hardware muito antigo geralmente faz com que algo não tenha compatibilidade e, consequentemente, o dinheiro seja “jogado fora” já que terá que comprar um chip e placa nova ou então, vender essa que não funciona (as lojas não aceitam de volta depois que a embalagem foi aberta).

Por fim, analise o tamanho da sua placa e veja se ela entra em sua máquina. Se ela for muito grande ou muito pequena, pode não caber no espaço e terá que deixar fora do gabinete ou fazer mais ligações.

A expectativa de vida também é importante: se for optar por fazer overclock constante, prefira alternativas mais robustas que aguentem o calor e tenham melhores formas de dispersão. Se for optar por uma mais barata e que não tem tanta potência ou cooler, pode acabar queimando.

A memória é muito importante, mas não o principal no PC Gamer de quem testa overclock. Não esqueça também de analisar a fonte: ela deve ter a capacidade de enviar a energia para toda a máquina caso contrário, haverá travamentos. Some todos os gastos do seu computador antes de comprar.

E então, tem mais alguma dúvida sobre a memória GDDR5? Não esqueça de ler outros artigos do nosso blog e ficar por dentro das novidades, clique aqui!