Notebook Gamer: o que saber antes de comprar o seu

Notebook Gamer: o que  saber antes de comprar o seu

Os mais jovens podem até não se lembrar, mas nem sempre os computadores eram máquinas de alto desempenho conectadas em redes, equipadas com ultraprocessadores e placas de vídeo capazes de exibir gráficos ultrarrealistas. Porém, uma coisa é fato: desde o início da era dos computadores pessoais, a paixão por jogos não mudou. Neste artigo, iremos ensinar a como comprar um notebook gamer.

E com a evolução dos games, vem a necessidade de computadores mais aprimorados. Por isso, a procura por Notebook Gamer vem crescendo cada vez mais. E se você está à procura de um desses para se divertir, aqui vão algumas dicas para não ter problemas com sua máquina na hora de dar aquela jogada.

Confie na marca que está comprando

Primeiramente, confiar na marca de seu Notebook Gamer é de extrema importância. Imagine uma situação em que seu HD interno pifou. Você prefere ter que lidar com esse problema com ou sem suporte? E só mais um questionamento: você consegue encontrar com facilidade uma peça compatível?

Quando se fala em confiança, o importante é visar marcas bem conceituadas no mercado. Assim você terá mais segurança quando precisar de suporte técnico; mais facilidade em achar peças compatíveis ao seu notebook; e o mais importante, que é a certeza na qualidade do produto.

Imagine pagar um preço absurdo, como geralmente é o de um Notebook Gamer, e receber uma máquina que não supre nada das necessidades que o anúncio mostrou na hora de sua compra. Frustrante, não é mesmo? Por isso é necessário reforçar: opte por máquinas que tenham a confiança e a boa avaliação entre seus consumidores!

A bateria deve ser duradoura

Então você está em uma partida muito importante e de repente… a tela desliga. Isso poderia ser facilmente evitado se tivesse uma bateria de maior durabilidade.

Por isso, antes de comprar seu Notebook Gamer, dê importância a duração da bateria. Isso pode afetar diretamente seu desempenho no que estiver fazendo. Concorda que ficaria nervoso em uma ocasião onde você está fazendo algo importante e sua bateria acaba repentinamente? É horrível quando se está gravando uma live, jogando um campeonato ou editando um vídeo e, do nada, você perde tudo.  Por isso, opte por baterias que te dêem uma maior autonomia.

As que possuem melhor avaliação entre os gamers são aquelas que conseguem ficar a partir de 10 horas longe das tomadas, mas a evolução tecnológica é tão grande que já estão sendo entregues baterias com duração de até 20 horas. Incrível, não é mesmo?

A memória Ram

Para uma experiência sem “trava-trava”, uma memória RAM de qualidade é importantíssima. O alto desempenho de um notebook gamer para jogos, softwares pesados ou para programas que trabalham com edição de vídeos e fotos depende que essa parte de sua máquina consiga entregar pelo menos 8GB de memória RAM até seu HD (disco rígido).

Com o aperfeiçoamento dos notebooks, veio a tecnologia Dual Channel, que possibilitou utilizar as memórias em pares, o que torna as tarefas mais pesadas de seu computador algo executado com mais facilidade por aumentar a velocidade de processamento da máquina.

Geralmente, o ganho com o uso do modo Dual Channel se destaca no desempenho de tarefas mais pesadas, como jogos e softwares de alto processamento. Mas, ao dobrar sua memória RAM, você estará entregando uma maior largura de dados do barramento, o que reduz o risco de travamento. Por isso, opte sempre por notebooks que possuam 8 GB, ou mais, de memória RAM.

O processador é muito importante

Esse aqui é um dos pontos cruciais para a escolha de seu Notebook Gamer.

Existe uma série de modelos disponíveis no mercado e a principal dica para quem está à procura de potência é se atentar a geração e número de chip do processador integrado na interface.

No caso de processadores Intel, um Core i7 tem desempenho muito superior aos Core i5 e Core i3. E isso se replica nos processadores AMD: um Ryzen 7 é superior ao Ryzen 5 e ao Ryzen 3.

Quanto mais atual a geração de um modelo de processador, maior é o processamento de jogos pelo esforço menor, ocasionando em uma boa taxa de quadros por segundo.

Por exemplo: se o processador é Intel, o Core i7 de linha 10510U é um dos mais atuais por ser um processador de décima geração. A quantidade de núcleos de processamento possibilita rodar muitos programas ao mesmo tempo sem ter problemas com o desempenho de seu Notebook, por isso, dê a devida atenção a isso também!

Para gravar uma live, por exemplo, é interessante que você tenha um processador com núcleos suficientes para executar tarefas que conseguem conciliar a jogabilidade com a gravação.

Um bom HD

Para o uso em jogos, um SSD instalado faz toda a diferença! Devido às taxas superiores de gravação e leitura de dados, o SSD é superior ao HD’s tradicionais. 

Em jogos como GTA 5 e Assassin ‘s Creed Black Flag, exemplos de games de mundo aberto, há um aumento significativo na rapidez de seu carregamento assim como na inicialização do sistema operacional.

Existe uma vasta gama de modelos de notebooks que contam com armazenamento em SSD, mas, geralmente, esses têm um custo elevado.

Por isso, uma boa opção é adquirir um notebook com HD tradicional. Isso possibilita que depois seja implantado um SSD na máquina. Mas lembre-se, só use peças compatíveis com seu aparelho. Caso contrário, você pode prejudicar seu Notebook ou simplesmente ter jogado dinheiro fora!

Placa de vídeo:

Não se fala de Notebook Gamer sem se falar dessa especificação. É crucial que se tenha uma placa de vídeo dedicada em um notebook para execução de qualquer jogo. Quando se busca um modelo gamer portátil, há grandes chances de que já venha equipado com alguma placa Nvidia ou Radeon, da AMD. Mas nem sempre essas são compatíveis com as necessidades dos interesses do jogador.

Uma GTX 1060 é o mínimo quando se fala das placas GeForce, para que o desempenho não tenha travamentos.

E, falando um pouco mais sobre o assunto, com o aprimoramento das tecnologias da Nvidia, já existem notebooks que vêm equipados com modelos de GPU que oferecem um desempenho incrível em jogos pesados, contando com recursos como o Ray Tracing e o DLSS. Eles ajudam na entrega de qualidade visual sem influenciar a taxa de quadros. É o futuro dos gráficos limpos, concorda?