Como resfriar o notebook: confira dicas práticas e rápidas

Como resfriar o notebook: confira dicas práticas e rápidas

Como resfriar o notebook? Essa é uma pergunta muito comum entre os usuários, principalmente entre pessoas que trabalham em casa ou fazem faculdade. Eles costumam esquentar muito quando ficam uma quantidade maior de tempo ligados.

Pra diminuir o aquecimento excessivo -que pode queimar peças da máquina – basta seguir algumas dicas práticas e rápidas que o MEUPC.NET preparou para te ajudar. Portanto, se quiser saber mais, basta continuar a leitura conosco!

Dicas de como resfriar o notebook

O primeiro passo para se prevenir que o aquecimento excessivo ocorra, é usar sempre em cima de superfícies retas como mesas ou até mesmo o chão gelado. Em hipótese alguma use cobertas ou pernas porque essas superfícies impedem a circulação do ar com a parte inferior do seu notebook.

Existem, atualmente, algumas mesinhas específicas para deixar ele em cima. Essas mesinhas são cobertas de furos por baixo que permitem que se use na cama e o ar circule, sem prejudicar o desempenho ou esquentar muito.

Evite locais com poeira e sempre o mantenha limpa. A sujeira impede que ocorra a troca de calor com o ambiente. Se for usar durante o dia, não o deixe em contato direto com o sol porque isso pode facilitar para o superaquecimento. O local deve ser arejado e sempre nas sombras.

Para aqueles que não possuem uma mesinha específica para a circulação de ar, ainda é possível improvisar com o uso de Post-it. Ou seja, coloque um em cada ponta do notebook. Dessa forma, sua parte inferior irá ficar com espaçamentos em que correrá a troca ainda mais fácil do ar quente com o frio. O resultado é ainda mais satisfatório com o uso de coolers.

Nada de desempenho máximo

Outro ponto importante para aqueles que querem saber como resfriar o notebook: nada de manter o laptop em seu desempenho máximo.

Quanto mais ele trabalha, maior será o gasto de energia e quanto mais energia, mais calor. Antes de comprar sua máquina, é importante ter em mente quais tipos de atividades irá fazer para que compre um adequado e não o sobrecarregue.

Um laptop para games geralmente é muito mais caro e com melhores peças de um laptop usado apenas para trabalhos acadêmicos usando o Power Point.

Para saber como resfriar o notebook e controlar o desempenho dele, também é recomendado instalar programas mais leves que mostram como está a temperatura e o uso das peças.

Esses softwares costumam mostrar também quais são os aplicativos que estão promovendo o aumento e como resolver. É uma boa alternativa para aqueles que não sabem o que está causando tanto aquecimento e desejam resolver a situação.

Duas alternativas bastante conhecidas são: HWMonitor e o Intel Desktop Utilities. Ambos possuem um site oficial que permite o download.

Como resfriar o notebook: confira dicas práticas e rápidas

Limpeza interna ajuda a como resfriar o notebook

Como já citado anteriormente, a sujeira é um dos fatores que mais influenciam na temperatura, ainda mais quando se usa muitas funções em seu laptop.

Geralmente, as queixas maiores estão entre os jogadores que possuem PC Gamer já que o cooler e placas acumulam muita sujeira e isso dificulta a dispersão da temperatura. Contudo, o PC geralmente permite a abertura simplificada em que se pode usar um pincel ou um pano em casa.

O mesmo não ocorre com o notebook já que ele geralmente é parafusado de forma mais complexa. Além disso, é necessário ter muito cuidado no momento de abrir e tirar as peças para limpeza já que é muito mais fácil estragar.

Pensando em toda a complexidade da situação, é ideal que o usuário leve a cada seis meses um técnico para tirar o pó, principalmente porque é um espaço muito menor e completamente fechado. Diferente do PC e gabinete, não são todos que possuem ferramentas para abrir um notebook.

Outra dica bastante interessante é fazer o uso de coolers para laptops. Eles são colocados embaixo da máquina e possuem uma ventoinha que fica jogando ar a todos os instantes. Dessa forma, não fica tão quente. Geralmente, esses coolers são comprados na internet e em sites internacionais.