Formatar o PC é a melhor saída em caso de vírus?

Formatar o PC é a melhor saída em caso de vírus?

Antes de mais nada, formatar o seu PC pode parecer uma forma eficaz de se livrar do vírus persistente ou de qualquer outra forma de malware. A execução de uma redefinição ou formatação provavelmente destruirá todos os dados armazenados no disco rígido do computador.

Mas a tarefa mais complexa de entender e aprender é se há alguma possibilidade de remover o vírus que está presente nele. Os vírus afetam principalmente o bom funcionamento de um PC. Com isso, você pode ficar preocupado e querer saber se redefinir ou formatar pode fazer alguma diferença ou não. Portanto, veja o que realmente acontece quando você formata, e por que a formatação é necessária!

Formatar o PC é uma solução ou não?

Primeiramente, você não precisa de nenhuma formatação de seu computador para se livrar do vírus presente nele. Contanto que você tenha um programa antivírus instalado e atualizado, ele pode acessar imediatamente o defeito e eliminá-lo completamente. Mas, se ainda suspeitar que seu computador está infectado por um vírus e o software antivírus não consegue detectar o problema, não há maneira melhor do que apagar o disco rígido para eliminar os riscos e danos adicionais do malware.

Infelizmente, nem todos os vírus sairão com a formatação do PC

A formatação normalmente não remove os arquivos infectados que estão armazenados ou que se instalaram no seu dispositivo. Os vírus têm o potencial de retornar ao seu computador, mesmo que você tenha feito uma formatação do seu disco rígido. O dispositivo de armazenamento de backup deve ser totalmente verificado para garantir que não haja nenhuma forma de vírus ou software em sua presença que possa causar infecção novamente.

Certifique-se de que o backup de dados seja verificado completamente

Esse backup de dados tem a capacidade de trazer consigo o vírus mais uma vez. Alguns dos vírus muito raros ainda têm a chance de encontrar uma maneira de entrar no seu computador, mesmo depois de concluída a formatação. Esse problema não irá entrar novamente após formatar o PC. Isso após a análise e verificação de limpeza.

Vírus do setor de inicialização

O “kit de boot” é, basicamente, um tipo de malware muito teimoso que parece ser um desafio para remover ou apagar do sistema. Ele infecta o disco rígido e também modifica as informações do computador quando está presente no sistema operacional. Desta forma, o malware não só afeta ou interfere no processo de boot, como também estende a infecção do dispositivo de armazenamento que está conectado ao seu PC / Laptop.

Se formatar o PC não funcionar, tenha um bom antivírus.

A proteção antivírus é essencial para qualquer pessoa que quer proteger seus dados e sistemas do computador. O software antivírus seria a pessoa de segurança no portão, impedindo a entrada de pessoas indesejadas. Prevenir é mais eficaz que remediar. Então, por isso é melhor ter um sistema que detecta e previne ataques de vírus. Isso ao invés de gastar tempo e dinheiro para consertar um computador.

O software antivírus é projetado para detectar, prevenir e agir contra qualquer software malicioso em seu computador, incluindo vírus. Ainda que você seja inteligente ao navegar na internet  para evitar o contato com vírus, o software antivírus é uma parte essencial de uma boa estratégia de segurança.

Ele é executado em segundo plano e verifica cada arquivo que você abre e o compara com vírus conhecidos e outros tipos de malware. Isso ajuda a evitar que sua máquina seja infectada. O software também executa varreduras de sistema para garantir que nenhum vírus esteja adormecido em seu computador.

Enfim, se o seu software antivírus encontrar uma assinatura para um vírus ou algum outro malware, ele interromperá a execução do arquivo e o colocará em quarentena, onde o excluirá automaticamente. Você poderá optar por executá-lo, mas só se tiver certeza de que é uma detecção falsa.