Maior frequência na memória RAM ajuda a dar mais FPS?

Maior frequência na memória RAM ajuda a dar mais FPS?

Você está tentando decidir quanta RAM obter para seu novo sistema? Ou você quer saber como a velocidade da RAM afeta sua taxa de quadros? Então, vamos ver como a frequência da memória RAM ajuda a dar mais FPS em seus jogos. 

Neste guia, abordamos se o impacto que adicionar mais memória e, por consequência, mais frequência ajuda a dar mais FPS (frames por segundo) em sua experiência no jogo.

Como a memória RAM ajuda a dar mais FPS?

A RAM é uma parte importante do desempenho do seu computador. Na verdade, depois do processador e da placa de vídeo (se você estiver jogando), a RAM terá a segunda maior função no desempenho do sistema.

No entanto, embora a RAM seja parte integrante do seu computador e tenha um impacto no desempenho do sistema, há muita confusão sobre como ela afeta a taxa de quadros nos jogos.

Mais RAM significa mais FPS?

Muitos benchmarks feitos mostram que, em geral, apenas adicionar mais RAM não aumentará seu desempenho no jogo.

No entanto, a questão de saber se mais RAM pode ou não aumentar o FPS pode não ser a pergunta certa a ser respondida. Em vez disso, a melhor pergunta seria: “se eu tiver uma quantidade baixa de RAM, adicionar mais RAM aumentará meu FPS nos jogos?”

E a resposta para isso é: em alguns cenários e dependendo de quanta RAM você tem, sim, adicionar mais memória RAM ajuda a dar mais FPS.

Os jogos requerem uma certa quantidade de memória para serem executados. A quantidade de memória que os jogos exigem para serem executados pode variar de jogo para jogo. Alguns jogos podem exigir muita memória, enquanto outros podem não exigir tanta.

Além disso, as configurações em que você joga também afetam a quantidade de memória que o jogo usa. Se você quiser jogar seus jogos favoritos com as configurações máximas, esses jogos vão utilizar mais memória do que se você jogasse os mesmos jogos com as configurações mais baixas.

Resumindo o aumento de RAM para taxas de FPS

Portanto, para responder à pergunta se adicionar ou não mais RAM aumentará seu FPS, a resposta correta seria algo como o seguinte:

Se você já tem uma quantidade decente de RAM (digamos, 16 GB), adicionar mais RAM provavelmente não aumentará seu FPS na maioria dos jogos e cenários, pois ainda não há muitos jogos que utilizam mais de 16 GB de memória. 

Por outro lado, se você tiver uma quantidade baixa de memória (digamos, 4 GB-8 GB), adicionar mais RAM aumentará seu FPS em jogos que utilizam mais RAM do que você tinha anteriormente.

Se você estiver construindo um novo computador para jogos ou atualizando seu sistema existente, 8-16 GB de RAM ainda é provavelmente a melhor capacidade em termos de quanto você paga pelo que recebe. 

Se você também estiver fazendo edição de vídeo ou design gráfico, pode fazer sentido escolher mais de 16 GB de RAM, se seu orçamento permitir.

A RAM mais rápida é igual a mais FPS?

Assim como adicionar mais RAM pode aumentar seu FPS em certos cenários, uma RAM mais rápida também pode  aumentar seu desempenho em algumas situações.

No entanto, a maioria dos benchmarks mostra que a diferença de desempenho entre as velocidades básicas da RAM (2133 MHz é a velocidade mais baixa da memória DDR4) tem um desempenho muito semelhante – ou apenas ligeiramente inferior, do que até mesmo as frequências de RAM mais altas na maioria dos aplicativos.

Existem exceções, no entanto. Por exemplo, muitos benchmarks mostram que os sistemas baseados em Ryzen são capazes de fornecer taxas de quadros mais altas em muitos jogos e benchmarks sintéticos quando eles estão emparelhados com memória mais rápida (~ 2666 MHz ou superior) do que quando eles são emparelhados com memória mais lenta (2133 MHz).

Claro, isso pode variar de jogo para jogo. Em alguns jogos, a memória operando em velocidades de clock mais altas ajuda a aumentar o desempenho mais do que em outros jogos.

Portanto, não há realmente uma resposta padrão para saber se a memória mais rápida irá ajudá- lo ou não . Realmente depende dos tipos de programas que você está executando e dos jogos que está jogando.

Preço pode ser um fator

Também é importante notar que há uma diferença de preço entre a RAM mais lenta e a RAM mais rápida. A diferença de preço pode variar, mas como uma estimativa aproximada para os preços de DDR4, a memória de 2133 MHz é normalmente cerca de 10-15% mais barata do que a memória de 3000 MHz. 

No entanto, dependendo de onde você está comprando, a diferença de preço entre os kits de 2133 MHz e os kits de 2666 MHz pode, na verdade, ser muito menor e, em alguns casos, pode ser o mesmo preço, assim, em ambos os casos a memória RAM ajuda a dar mais FPS, sem necessariamente precisar adquirir o mais caro.

Conclusão

O resultado final é que a memória  pode impactar as taxas de quadros que você obtém em um determinado jogo. No entanto, o valor que pode impactar pode variar de jogo para jogo e de cenário para cenário.

Como regra geral, 2666 MHz é provavelmente o melhor ponto de partida para a memória DDR4, pois normalmente não custa muito mais do que a memória de 2133 MHz. 

E a memória de 2666 MHz oferece um aumento de desempenho decente sobre a memória de 2133 MHz (pelo menos, de acordo com benchmarks em sistemas baseados em Ryzen), mas não muito menos diferença de desempenho quando comparada a kits de memória mais rápidos.