SSD nvme é melhor que um SSD sata no dia a dia?

SSD nvme é melhor que um SSD sata no dia a dia?

Muitas pessoas gostam de equipar suas máquinas com os melhores aparelhos e peças disponíveis no mercado. E nesse contexto, os SSD NVME chegaram como um sistema mais rápido em relação aos já potentes, SSD SATA. 

Entretanto, será mesmo que ter um sistema desse é realmente necessário? Qual dos dois modelos vai te atender melhor no dia a dia? Veja agora, tudo sobre o SSD NVME e saiba qual é a melhor escolha para você.

Os benefícios do SSD NVME

Quando se trata de conectar um drive NVMe em seu sistema, os pontos mais importantes são latência e velocidade. Afinal, drives NVMe possuem uma latência de microssegundos, já os SSDs SATA possuem latência média de 30-100 microssegundos. 

SSDs em formato SATA alcançam uma média de 550 MB/s, já as unidades NVMe chegam a alcançar até 3.500 MB/s. Entretanto, o NVMe é mais rápido em todos os sentidos, mas não significa que ele seja sempre necessário em todas as situações.

Razões para ir NVMe

Não são poucas razões para ir com uma unidade baseada em NVMe, e alguns deles são realmente bons. Da perspectiva de um construtor, um drive M.2 é uma vitória clara em comparação com um SSD usando o conector SATA. 

As unidades M.2 são fáceis de instalar e difíceis de estragar. Não há necessidade de vasculhar os cabos, então certifique-se de que o cabo seja SATA3 vs. SATA2, ou se ele se encaixará em locais apertados em seu gabinete. 

Instalar uma unidade M.2 no meu gabinete levou cerca de dois minutos, e isso não é um exagero. Ele também parece mais atraente e contribui para uma construção mais limpa e enxuta.

Mas, após eliminarmos o fator construção, os benefícios dentro do seu dia a dia diminuem. Por exemplo, se você trabalha com grandes quantidades de dados, pode ver um benefício nessas unidades NVME. 

Como os usuários que precisam executar um grande número de máquinas virtuais ou que trabalham com vídeo 4K e 8K, por exemplo, podem ver os benefícios de usar o NVMe durante a sua rotina, mas para usos mais gerais, os SSD SATA já atendem a boa parte do público muito bem.

Qual é o melhor para usar no dia a dia? SSD NVME ou SSD SATA?

Para uso geral, a melhor escolha é um SSD SATA. Na verdade, usar um SSD é um salto dramático na qualidade de vida com o uso de qualquer disco rígido mecânico, mas você não obtém saltos na mesma escala quando sai de um SaTA para um NVMe. 

Existem algumas razões diferentes para isso, mas vamos simplificá-lo para tornar mais fácil de entender. Veja:

Digamos que seu PC leve 25 segundos para inicializar a partir de um disco rígido. Você substitui esse disco rígido por um SSD SATA e agora seu PC pode inicializar em 10 segundos. Substituir ainda mais esse SSD SATA por um SSD NVMe pode reduzir ainda mais o tempo de inicialização para até 5 segundos!

Mas essa não é uma diferença tão grande no uso do seu dia a dial, não é? De qualquer maneira é muito rápido. Depois de chegar à sua área de trabalho e iniciar os aplicativos, é improvável que você note a diferença, especialmente se o resto do seu sistema não consegue acompanhar.

Qual é o melhor para uso profissional?

Para uso profissional, você quer um SSD NVMe ou SSD PCI Express. Pelo menos se o seu trabalho exigir acesso a armazenamento rápido e transferências frequentes de arquivos grandes, toda essa velocidade extra será útil. Se não, você provavelmente pode passar.

SSD NVME ou SSD SATA, Qual é o melhor para jogos?

Por último, mas não menos importante… os jogos. E você provavelmente esta se perguntando: SSD NVMe é o melhor para jogos, certo?

Bem, sim, mas… Embora os SSDs NVMe sejam muito mais rápidos do que qualquer unidade SATA, o resto do sistema também precisa acompanhar. 

A maior parte dessa carga recairá sobre o seu processador, mas mesmo com um processador poderoso como o i7-8700K, a diferença é mínima em cenários de jogos que fazem parte do nosso dia a dia. Portanto, se o seu processador for mais fraco do que isso, você pode até ter um desempenho pior.

Conclusão

O resultado de tudo isso é que você não precisa se preocupar em perder NVMe. Você pode imaginar que ter o sistema mais rápido pode fazer total diferença, mas no final das contas a depender do seu uso. 

A única coisa que irá ganhar como bônus é o tempo de defasagem, que ainda irá demorar muito para que essas memórias fiquem obsoletas e no futuro próximo, com a evolução das tecnologias, ele pode se tornar o ideal para te atender.

Portanto, a menos que você esteja fazendo um trabalho realmente pesado ou queira uma construção mais limpa, não vale a pena o dinheiro gasto. Uma unidade SSD SATA tradicional será notavelmente mais barata, mas não notavelmente mais lenta em todos, exceto em alguns casos.