Sistemas da informação: curso, duração, onde fazer e mercado de trabalho

Sistemas da informação: curso, duração, onde fazer e mercado de trabalho

O curso de Sistemas da informação pode ser uma alternativa para quem deseja se especializar no campo da tecnologia. Nas aulas, consegue-se aprender mais sobre itens que se fazem necessários para a grade curricular do estudante, tais como:

  • Gerência de Projetos de Software, Gestão da Informação, Gestão de Negócios, Governança de Tecnologia da Informação, Int. à Pesquisa em Sistemas de Informação, Inteligência Artificial, Interação Homem- Computador, Introdução à Computação, Laboratório de Computação I, Laboratório de Computação II, Projeto de Sistemas de Informação, Qualidade de Software, Recuperação de Informação, Redes de Computadores, Segurança de Sistemas de Informação, Sistemas Operacionais, Tecnologias Web, Teste e Manutenção de Software e Trabalho de Conclusão de Curso I.

Em suma, a duração dos tecnólogos pode variar de acordo com cada universidade mas chega a ser de 4 anos. O curso está presente em grandes universidades como a USP e a UFSC. No entanto, também existe a alternativa de fazer ele de forma totalmente privada e EAD. No entanto, a diferença do EAD é que o contato com os professores e os outros estudantes é menor, mas acaba sendo uma diferença para quem já está na área e apenas precisa de um diploma.

Um cidadão que é formado em sistemas da informação pode atuar com áreas como Analista de sistemas, DBA (Administrador de Banco de Dados), Desenvolvedor, Programador, Técnico em informática e Webmaster. E, caso o formado conte com algum diploma de licenciatura, ainda pode dar aulas de TI para cursos pagos – o que pode ser uma forma de apenas complementar a renda ou então, de ter uma renda fixa mensalmente.

Para cursar sistemas da informação, é importante que o estudante adore dados e códigos ao mesmo tempo que seja apaixonado por computadores: vai ficar muito tempo na frente das telas.

Salário do formado em sistemas da informação

O salário de um profissional que está formado nesta área pode variar de acordo com o seu tipo de experiência e até mesmo com o cargo que ele preferir optar. Por exemplo, quem atua como desenvolvedor não recebe o mesmo que um especialista de DBA. Em alguns casos, ao começar a trabalhar para o exterior, ainda se consegue ter acesso ao valor em dólar que pode fazer com que se receba mais de R$ 50 mil por mês. Mas, para isso, é importante salientar que o indivíduo deve saber como falar inglês fluente.

O que faz uma pessoa que trabalha com sistema de informação?

De forma bastante simplificada, o profissional que atua com sistemas da informação deve atuar com o gerenciamento de dados de determinada empresa ou então com o desenvolvimento de projetos como aplicativos, sites e até mesmo o próprio sistema de gerenciamento como acontece com o administrador de banco de dados.

No curso, é possível aprender sobre conteúdos gerais que podem auxiliar o profissional na sua entrada para o mercado de trabalho. E, caso o mesmo tenha o interesse em se especializar ainda mais, ele deve se formar e começar uma pós-graduação na área que gosta ou até mesmo um mestrado. Hoje em dia, existem estudos que mostram que as pessoas que possuem doutorado e mestrado costumam receber até o dobro que aquelas que apenas são formadas.

Como conseguir bolsa de estudo na faculdade?

O Quero Bolsa é um dos portais que permitem que o estudante tenha acesso à bolsa para estudar em faculdade privada tanto na modalidade de EAD quanto na presencial. Para isso, basta enviar a nota de corte do estudante para a instituição que tudo fica garantido. Apesar disso, é importante tomar alguns cuidados.

No Reclame Aqui, por exemplo, a instituição conta com a seguinte reclamação: “Eu fiz o pagamento do valor para a Bolsa e somente ficaram me enrolando. Não recebi desconto algum na mensalidade e ainda comeram o dinheiro que eu paguei para ter acesso ao desconto. Falaram que eu tinha apenas um mês para pedir o dinheiro de volta e que pelo fato de eu ter deixado um dia a mais do prazo de 30 dias, não iriam devolver!”

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. Não esqueça de compartilhar esse artigo com alguém que está pensando em começar a cursar sistemas da informação mas não tem certeza se vale a pena ou se é um curso que tenha a ver com o perfil.