Sites para freelancer: confira os melhores para usar

Sites para freelancer: confira os melhores para usar

É cada vez mais comum que os autônomos se denominem como freelancer e, dessa forma, realizem projetos sem que tenham um vínculo formal com a empresa com o registro CLT. Em alguns casos, também podem fazer a emissão de notas fiscais porque possuem o registro como um MEI ou ME. 

Neste artigo, iremos te dar algumas dicas de sites para freelancer que estão ganhando destaque e que há uma demanda crescente por projetos.  Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre!

1. Getninjas

O Getninjas conta com mais de 1 milhão de instalações na Play Store e o processo é bastante simples. O cliente posta o que deseja e há o número de telefone dele para que entre em contato. Para conseguir ver o número, deve-se realizar o pagamento de moedas. 

Depois disso, basta o chamar no Whatsapp e mandar a proposta. Tudo é fechado por fora da plataforma e de forma rápida e prática. 

2. Workana

Em suma, a Workana já foi mais famosa na época em que não contava com tamanha rigidez: quem trabalha como freelancer e faz o cadastro no site não consegue ser aprovado devido à lentidão de análise de cada perfil. E, dessa forma, o cadastro fica constantemente em moderação e não permite o envio de propostas para o cliente. 

Apesar disso, quem já conseguiu ter o perfil aprovado aborda sobre a alta gama de possibilidades. Nela, o cliente publica o projeto e já determina qual o valor máximo que pode pagar por ele. Dessa forma, não se corre o risco de mandar uma proposta com o valor muito alto e ser recusado.

Confira os requisitos para entrar: 

  • Ter um portfólio através do Behance; 
  • Colocar uma foto de perfil; 
  • Determinar quais são as áreas de formação e especialidades. 

3. 99 Freelas

A 99Freelas é uma ótima alternativa para aqueles que trabalham como programadores, desenvolvedores e administradores de banco de dados. Há uma grande demanda para a criação de landing pages e também de sites para grandes e pequenas empresas. 

Para aqueles que nunca entraram, existem alguns pontos que devem ser observados: 

  • Quando se opta pelo plano gratuito, há um número limitado de propostas que podem ser enviadas para os clientes, sendo de até 40 por mês. 
  • Não se pode trocar contatos pelo chat da plataforma. Se você enviar seu Whatsapp ou email, corre o risco de ser banido. 
  • Todos os pagamentos dos projetos devem ser feitos antes e confirmados pela 99Freelas. O freelancer não pode entregar o projeto pronto sem antes o cliente ter pago por ele. Caso o cliente pague e o freelancer não entregar, ocorre uma “disputa” para a devolução do dinheiro. 

4. Freelancer

O Freelancer é um site completamente inglês mas que também conta com projetos brasileiros (apesar de serem mais escassos). Há o plano pago e também o gratuito, que limita a quantidade de propostas que podem ser enviadas. 

É ideal para quem tem inglês fluente e deseja aumentar o network em escala internacional para receber em dólar.  O aplicativo conta com mais de 5 milhões de usuários na Play Store. 

Sites para freelancer: como conseguir projetos?

Existem algumas dicas para aqueles que desejam conseguir projetos em sites para freelancer e, é claro, o MEUPC separou algumas delas, observe: 

  1. Use um portfólio completo: coloque nele quais foram os seus últimos projetos e quais são os de mais destaque. Se é um profissional que está há anos na área, não é necessário colocar tudo. 
  2. Boa foto de perfil também é importante:  é a sua foto que irá passar a identidade para o cliente. Para isso, evite expor parceiros ou familiares em sua conta de freelancer. Use uma foto em que aparece sozinho e bem vestido. 
  3. Copywriting: o copywriting de uma boa introdução também tem poder. Não mande propostas dessa forma “Meu preço por hora é de R$ 50 e tenho 6 anos de experiência”, isso é desagradável.  Faça o uso de metáforas e crie uma boa apresentação. 
  4. Storytelling: uma outra ideia é contar uma breve história e fazer com que o seu cliente te veja como a solução através de gatilhos de identidade.

E então, tem mais alguma dica de site freelancer que você usa? Comente em nosso DISCORD com outros membros!