Como formatar celular em casa: Passo a passo

Como formatar celular em casa: Passo a passo

Saber como formatar celular em casa pode ser uma opção para resetar as configurações de fabrica do smartphone, para resolver algum problema de lentidão, uma atualização que não deu certo, ou até mesmo para trocar de usuário.

Resetar de fábrica um aparelho celular pode ser difícil, dependendo do modelo, porém, cada marca tem suas maneiras de fazer isso. Cada um exige uma sequência de comandos e as vezes tempo de segurar alguns botões.

Essa formatação serve para restaurar as configurações do smartphone, apagar todos os dados e aplicativos que estiverem presentes no aparelho. Mesmo com algumas diferenças, não há muitos segredos em formatar um aparelho do sistema Android.

Sendo assim, para saber como formatar celular em casa, sem ter que levar até uma loja especializada ou para o suporte técnico. Continue lendo.

Passo a passo de como formatar celular em casa da marca Samsung

Para quem possui smartphone da marca Samsung, o procedimento de como formatar celular em casa pode ser feito de forma simples. O primeiro passo é entrar no menu do celular, e encontrar a opção das “Configurações”.

Feito isso, vá até o menu onde está escrito “Gerenciamento Geral” e depois escolha a opção “Restaurar”. Depois disso, uma nova página vai se abrir e mostrar a opção de “Restaurar padrão de fábrica”.

Ao definir essa opção, você permite que o sistema apague todos os seus dados. Ao clicar em “redefinir” e depois em “Apagar tudo”, o processo vai se iniciar, e tudo que estiver armazenado na memória interna do aparelho serão apagados. Ao final do processo, o celular estará com as configurações de fábrica.

Como formatar celular em casa da marca Xiaomi?

O processo para resetar um celular com sistema operacional da Xiaomi é bem parecido. Para dar início, entre nas configurações e encontre a opção “Sistema e Dispositivo”. Depois que abrir, a opção de “Configurações adicionais” deve ser selecionada, para fazer o back up antes de ser tudo resetado.

Assim que o back up for finalizado, é preciso clicar em “Redefinir”, com isso, o sistema operacional será restaurado para suas configurações padrão de fábrica. Nesse momento, sua senha da conta da Xiaomi será pedida, por uma questão de segurança.

Conforme a formatação do celular acontece, vá clicando em “Avançar” para que a formatação se inicie.

Formatação em celular da marca Motorola

Em smartphones da marca Motorola, o passo a passo de como formatar celular em casa é através das configurações. Ao entrar no menu, encontre a opção e depois selecione a alternativa que estiver escrito “Fazer Backup e restaurar”.

Nesse momento o celular vai começar a copiar os dados da memória internet para o cartão de memória, e quando o processo estiver finalizado, é preciso clicar na opção de “restaurar dados de fábrica”.

Enquanto o processo de formatação estiver acontecendo, é preciso acabar até que ele finalize por completo. É válido ressaltar que a bateria deve estar carregada por completa, com carga total, para não acontecer do celular desligar no meio do processo.

Cuidados na hora de como formatar celular em casa.

Antes de dar início aos processos de restauração do sistema de fábrica, certifique-se de que o aparelho esteja com carga total. O processo em si não demora muito tempo para ser concluído, a não ser que o modelo do celular seja muito lento.

Além disso, ter um wifi disponível, vai facilitar na hora de realizar as novas configurações. Por questão de segurança, algumas marcas e modelos exigem a senha do sistema, para não acontecer de celulares roubados poderem ser resetados e revendidos. Quando isso acontece, o celular fica inutilizável porque trava, sem as configurações corretas.

Outro ponto importante a se saber, é que de uma forma geral, smartphones antigos e até mesmo alguns mais novos, possuem um mecanismo de botões para dar iniciar a maneira de como formatar celular em casa.

Nesses casos basta manter pressionado os botões de liga e desliga junto com o botão de volume para baixo e aguardar alguns segundos. Esse comando vai acionar o Modo recuperação do aparelho e então a formatação será iniciada automaticamente ao clicar no botão de liga e desliga.

Mesmo nesse menu, algumas opções serão oferecidas, como é o caso de backups, restauração ou deletar dados. Assim que o processo for concluído, o celular irá reiniciar assim que a opção for selecionada e então o celular vai ligar normalmente.