Wi-Fi 6: o que é? vale a pena investir? confira análise

Wi-Fi 6:  o que é? vale a pena investir? confira análise

Wi-fi 6: Desde o advento da internet em meio a guerra fria, na década de 50, essa invenção que aprimorou a maneira como a humanidade se comunica passou por várias transformações. Seus tipos de conexão, desde a internet discada, banda larga, fibra óptica até ao wifi são modalidades que evoluíram ou tiveram seus usos dados como obsoletos.

A modalidade de conexão wifi, atualmente, é uma das mais usadas pelo mundo inteiro. Por isso, sua tecnologia vem sendo cada vez mais aprimorada para suprir as necessidades cada vez maiores do uso da rede por consumidores de internet.

Mas, para suportar e distribuir melhor os sinais de rede, são necessários modems que são pequenos aparelhos que transformam a ligação de entrada em rede Ethernet. Com o aprimoramento das redes, houve uma evolução dessas ferramentas. Então, atualmente existem os modems de wi-fi 6, a última geração de aparelhos roteadores.

O que é wifi 6

Antes de mais nada, Wi-fi 6 é o último lançamento do ramo dos roteadores sem fio. Esse possui uma entrega de sinais de rede muito mais velozes que os de 802.11ac (wi-fi 5). Além disso,  os sinais distribuídos conseguem superar os altos níveis de acesso em algum espaço, e isso vale para shoppings, hotéis, restaurantes, e uma casa com um número alto de pessoas acessando a rede wifi. 

Seu lançamento foi perto do ano de 2020, marcando uma nova geração de roteadores em uma nova década dos anos 2000. Mas, sua distribuição só se deu ao longo desse mesmo ano, sendo altamente procurado, principalmente por estabelecimentos e indivíduos com níveis altos de uso de rede. 

Muitos se questionam se o Wifi sempre teve uma enumeração, assim como esse. Essa era uma terminologia usada por pessoas mais envolvidas nos meios digitais, geralmente técnicos e afins da área de internet. Mas, agora a usualidade desse tipo de nomenclatura veio à tona oficialmente. A partir do lançamento do Wi-Fi 6, agora existem números para cada versão. Por exemplo, as versões anteriores ganharam os nomes de Wi-fi 5 e Wi-fi 4. Assim como as versões anteriores “ganharam” o nome em ordem numérica. Isso foi feito para tornar mais “fácil” e prático a maneira de se dirigir às redes.

Atualizações de velocidade e capacidade em roteadores Wi-Fi 6

Se uma pessoa deseja comprar um novo roteador, talvez seja o momento ideal de adquirir um modem de nova geração, como é o caso dos dispositivos de Wi-fi 6 . 

Esses modelos oferecem a possibilidade de suportar vários aparelhos conectados ao mesmo tempo sem falhar, e, ainda por cima entregar sinais de wifi com mais rapidez e potência, tornando a experiência com uma rede de internet muito mais prazerosa e sem preocupações. 

Como mencionado anteriormente, esse tipo de roteador pode fornecer sinais para lugares com alto congestionamento, como grandes aglomerações de pessoas conectadas a uma rede. Alguns smartphones já estão sendo lançados com suporte para Wi-fi 6 e conseguem receber até 1200 mbps.

Geralmente, os usuários de rede de internet costumam usar o mesmo roteador por muito tempo, diferente dos aparelhos que costuma cadastrar nas redes, como SmartTvs e Smartphones, que constantemente são trocados ou atualizados.

Por isso, muitos especialistas do ramo recomendam que se compre um roteador que esteja pronto para receber sinais de Wi-fi 6, uma vez que este consegue receber e distribuir o novo tipo de sinal e, possivelmente, as próximas atualizações.  

Mesmo que se queira um aparelho de bom custo benefício, ou um tipo mais avançado (preços mais elevados), e até caso o comprador queira um roteador de sistema mesh, todos se encontram disponíveis para roteadores do tipo Wi-fi 6. Só que antes de mais nada, aquele que deseja usar essa atualização de roteador, deve procurar sua empresa fornecedora de internet para saber se a rede distribuída se adequa bem a esse tipo de roteador.

E como ficam os roteadores de Wi-fi 802.11AC?

O Wi-Fi 5 ganhou atualizações que agregaram a seus usuários muita rapidez na entrega de sinal ao longo da trajetória dessa versão de Wi-fi. Só que, se comparado com a nova versão, é difícil listar as diferenças de benefícios entre um, uma vez que a versão atualizada entrega muito mais avanços tecnológicos em questões de energia, entrega de sinal e suporte para mais dispositivos. 

Se há dúvidas de um consumidor de internet em comprar um roteador wi-fi 6 ao comparar com o de wi-fi 5, certamente há formas de esclarecer isso precisamente com um questionamento:

O uso da internet é estritamente doméstico? Caso for, os roteadores de wi-fi 5 suprem totalmente a necessidade para um uso de internet limpo e livre de delays ou travas. Mas, a partir do momento que houver uma diminuição dos preços desses aparelhos mais atualizados, vale a pena manter as notificações das lojas de aparelhos eletrônicos ligadas para efetuar a compra e usufruir de uma experiência diferente de tudo que já se viveu com a internet. Se comparar um Playstation 5 com sua versão anterior, o PS4, dá para compreender a comparação dos modelos de roteador. 

Infelizmente, se alguém fosse adquirir um roteador atualmente, caso fosse adquirido o de wi-fi 5,  em pouco tempo se tornaria um objeto obsoleto, uma vez que não suportará as formas de internet futuras que chegarão no mercado de fornecimento de rede. Isso configura uma compra mal feita. E ninguém gosta de gastar dinheiro em vão.

Afinal, vale a pena comprar um roteador Wi-Fi 6?

Antes de mais nada, a resposta pra essa pergunta é “SIM”. Não precisa adentrar muito nos detalhes dos produtos disponíveis no mercado para entender porque vale a pena adquirir um desses. Mas aqui estão a lista de alguns detalhes cruciais que se tornam divisores de água entre essa versão e as anteriores:

  • O Wi-Fi 6 agora divide um canal sem fio em vários canais alternativos.
  • O Wi-Fi 6 entrega uma versão melhor de multiusuário que permite que todos os aparelhos vinculados à rede respondam à rede sem fio ao mesmo tempo.
  • O Wi-Fi 6 otimizou a função de reutilização de frequência espacial.
  •  O Wi-Fi 6 possui formação de feixe aprimorada