Como formatar Notebook em casa: Passo a passo

Como formatar Notebook em casa: Passo a passo

Quem gosta de um bom e velho DIY, sabe que a tecnologia pode ser um tanto quanto mais complicada. Porém, saber como formatar notebook em casa por ser uma maneira de economizar uma boa quantia em dinheiro.

A assistência técnica de computadores e notebooks, custa caro, sem contar no tempo que isso pode levar. Por isso, quando se aprende a fazer esse processo de restauração em casa, a economia e a agilidade de tempo são maiores.

A formatação serve para melhorar a performance do computador, além de limpá-lo por dentro e também eliminar qualquer tipo de vírus que possa ter devido a programas corrompidos. Para ver um passo a passo de como formatar notebook em casa, continue lendo.

Computadores lentos

Normalmente um notebook pede uma formatação quando está muito lento, ou quando dá indícios de que possui algum vírus. É válido ressaltar que caso haja arquivos importantes no computador, todos eles precisam ser copiados para um outro dispositivo de segurança.

Dessa forma você não perde nada e pode passar os arquivos novamente para o computador depois de formatar. A formatação serve para limpar o sistema do computador como um todo. Ele elimina tudo que estiver instalado além do sistema operacional. Deixando-o como se fosse zero, chegado da loja.

Passo a passo de como formatar notebook em casa

Em primeiro lugar, cada profissional realiza esse processo de uma maneira. Mas para formatar a máquina de forma tradicional, como se fosse de fábrica, existe uma forma mais simples, que dá para fazer em casa, sem maiores problemas.

Portanto, primeiro é preciso começar pelo back up. Faça o uso de uma HD externa ou Nuvem e copie todos os seus dados que são importantes e você não quer perder. Gaste tempo nessa etapa e olhe tudo. O que não for salvo, será perdido.

Sendo assim, muito cuidado para não deixar para trás arquivos importantes. Acompanhe agora o passo a passo para começar a formatação.

Restaurar o PC

Encontre no menu Iniciar a opção de “Restaurar o PC”. Nessa etapa você verá na tela algumas informações. Tudo pode variar dependendo o sistema operacional que usa do Windows, sendo ele o 7, o 8 ou o 10.

Depois de selecionar a opção desejada, clique em “começar agora”. Nesse momento seu computador vai dar início ao processo de como formatar notebook em casa. Essa restauração vai eliminar todos os seus arquivos do computador, deixando apenas os que são essenciais para o sistema operacional.

Portanto quando aparecer a opção de “Remover meus arquivos”, é preciso dar continuidade e assim, os arquivos pessoais e tudo que está no seu computador vai ser apagado.

Processo de restauração

Esse processo é um dos mais rápidos de se fazer formatação em notebook e por isso, é um dos mais indicados para fazer em casa. Todo o processo não deve levar mais do que meia hora para finalizar, a menos que existem uma quantidade muito grande de arquivos para serem apagados.

Mas nesses casos, também varia de acordo com a rapidez do processamento da máquina. Depois que o processo acabar, o computador fica como se tivesse acabado de chegar da loja. Apenas com as configurações de fábrica.

Formatar completamente o computador

O tipo de formatação que é feito em técnicos e suporte técnico, exige um pouco mais de conhecimento e também varia muito de acordo com o sistema operacional usado. Mas de uma forma geral, o processo é praticamente o mesmo.

Fazendo em casa, será necessário fazer um back up, e depois de resetar ou zerar o sistema, em alguns casos é preciso ter um CD para reinstalar o sistema operacional novamente. Por esse motivo, saber como formatar notebook em casa através da “recuperação”, acaba sendo mais rápido, simples e fácil.

É válido ressaltar que se o seu computador possui algum outro tipo de problema, procure um técnico ou uma assistência técnica para restaurar as configurações de fábrica. Dependendo o tipo de vírus ou do problema que estiver acontecendo, fazer o processo em casa pode piorar a situação.

Ainda assim, deu para ver aprender como formatar notebook em casa não é nenhum bico de sete cabeças. Mas para fazer tudo com muita segurança, sempre tenha cópia de seus arquivos para não perder nada.