Cloud computing: o que é e como funciona?

Cloud computing: o que é e como funciona?

Com a evolução da tecnologia e com a chegada da era digital, muitos neologismos em inglês surgiram, os quais precisam ser compreendidos por todas as pessoas que trabalham na área tecnológica, como no segmento de TI. O cloud computing é um desses neologismos, e está se popularizando cada vez mais no Brasil.

Também chamado de computação em nuvem, o cloud computing vem revolucionando a forma de utilizar alguns recursos e aplicações da internet, sem que seja necessário ter essas aplicações instaladas no computador, celular ou tablet que está sendo utilizado em determinado momento. 

Pode até parecer um pouco complicado falando assim, mas a verdade é que todas as pessoas fazem uso da computação em nuvem, mesmo que não saibam exatamente o que isso significa em sua forma teórica. 

Ao longo deste artigo será explicado tudo que é preciso saber sobre o que é o cloud computing, para que ele serve e quais são as vantagens de utilizar este mais novo e tão popular recurso. 

O que é cloud computing e para que serve?

A computação em nuvem nada mais é do que uma área virtual que tem como função armazenar vários tipos diferentes de dados, ou seja, pode ser utilizada tanto por pessoas físicas, quanto por empresas, pois é um recurso benéfico para ambos. 

O cloud computing permite que dados e informações sejam compartilhados e que serviços sejam prestados através dela totalmente online, a qualquer hora e de qualquer lugar ou aparelho, mesmo que o “armazenamento original” tenha sido feito em um dispositivo diferente. 

Como mencionado anteriormente, praticamente todas as pessoas fazem o uso da computação em nuvem. Como por exemplo, o acesso a e-mails, redes sociais, a armazenagem de jogos, músicas, fotos e vídeos acontecem por meio de serviços e aplicativos que estão armazenados na nuvem. 

Para acessar a todos estes serviços, basta ter uma boa conexão com a internet e acesso a um navegador, seja ele de computador, notebook, tablet, ou celular. 

Vantagens de utilizar a computação em nuvem

As vantagens que a computação em nuvem proporciona são muitas quase inumeráveis. Sendo assim, aqui estão listadas apenas as principais vantagens do cloud computing que fazem com que este recurso seja tão benéfico e tão utilizado por todas as pessoas e empresas.

Armazenagem, backup e recuperação de dados

Essa é a primeira grande vantagem que a computação em nuvem oferece para os usuários, principalmente para empresas que armazenam todos os seus dados e informações na nuvem.

O cloud computing oferece métodos de segurança da informação bem avançados, os quais garantem que todos os dados estejam sempre protegidos e, no caso de alguma falha no sistema, todos os dados que estão na nuvem podem ser recuperados.

Serviço de streaming (áudio e vídeo)

Com a cloud computing o acesso a músicas, vídeos, conversas online e filmes online se tornou muito mais fácil. Afinal, todos os aplicativos que possuem estes tipos de serviços estão na nuvem, ou seja, não é preciso fazer nenhum download para acessá-los. 

Prestação de serviços online e criação de apps

Os e-commerces e os aplicativos de venda de comida, farmácias e outros serviços online também foram grandemente beneficiados pela computação em nuvem, visto que seus serviços podem ser prestados de forma totalmente online e muito mais otimizada.

Fácil acesso á informações

Além de todas as informações ficarem salvas em um único espaço, é possível acessá-las a qualquer hora e de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com navegador e uma internet. Essa vantagem facilita muito a vida de todas as pessoas e também a prestação de serviços de terceiros.

Qual a importância do cloud computing para os técnicos de TI?

Os técnicos em tecnologia da informação precisam estar sempre de olho em todas as novidades do mercado, por isso é muito importante que todos conheçam o cloud computing e saibam quais são os benefícios que este recurso pode lhes proporcionar.

Mas a principal importância que a computação em nuvem traz para os técnicos em TI, é o fato de que ela otimiza o trabalho de vários segmentos da área. Visto que as informações que estão armazenadas em nuvem podem ser acessadas de todo e qualquer lugar, o que facilita muito a prestação de serviços destes profissionais.

O mercado de trabalho para TI está precisando cada vez mais de profissionais especializados e bem capacitados para trabalhar, o que torna ainda mais necessário que estes colaboradores tenham o máximo de conhecimento sobre toda a tecnologia possível que seja relevante para a área em que atua. 

Sendo assim, além de conhecer e entender sobre a cloud computing, fazer treinamentos específicos e renomados sobre demais assuntos, como os que são oferecidos pelo Green Tecnologia, com certeza fará com que o profissional de tecnologia da informação se destaque no mercado de trabalho.