Como o EdgeRank do Facebook funciona na prática? Entenda!

Como o EdgeRank do Facebook funciona na prática? Entenda!

O EdgeRank  é o algoritmo do Facebook que determina quais são as publicações que devem aparecer para os usuários e vários outros fatores diversos. Em suma,  algumas regras são impostas pelo facebook para determinar quais são as pessoas e afins que devem ter mais destaque. 

O estudo do EdgeRank se faz necessário principalmente para os profissionais que seguem a área de marketing digital e Social Media devido ao fato de que precisam criar estratégias para fazer com que as redes sociais dos usuários fiquem ainda mais movimentadas. 

Neste artigo de hoje, o MEUPC deve discutir um pouco mais sobre o que fazer para que o algoritmo dê atenção para o seu perfil e como ele realmente funciona na prática. Portanto, se quiser saber mais sobre oassunto, basta continuar a leitura aqui conosco porque temos um guia completo para te ajudar. 

EdgeRank  e dicas para ter um perfil otimizado no Facebook 

Como você já deve ter notado, o EdgeRank  conta com algumas regras para determinar quais são os perfis relevantes e quais devem destacar para melhorar a experiência das pessoas que estão acessando a rede. E, de acordo com o curso do FIAP sobre plataformas e redes sociais, é estimado que as maiores preferências estão para as publicações que mais recebem compartilhamentos e, em segundo lugar, para os comentários. As curtidas estão em último lugar nesta escala. 

Publicar no horário correto

Você sabia que cada público está nas redes sociais em um horário diferente? Uma pessoa que trabalha como caminhoneira não terá a mesma frequência que açgém que está no escritório para mexer nas redes. Por isso, deve-se saber exatamente o horário que  o seu cliente em potencial está nas redes sociais para que haja a publicação e ele tenha mais chance de interagir nos primeiros trinta minutos. 

Pesquisas já mostram que publicações que passam mais de 30 multiuso sem interação correm o risco de perderem suas chances de alcance. Então, supondo que tenha um público que é ativo somente durante a tarde e está postando de madrugada, provavelmente vai ver que a maior parte das interações não existem ou são nulas. 

Para saber qual é o horário certo para postar, existe a possibilidade de usar softwares dos mais variados ou até mesmo o Facebook Business que conta com algumas informações sobre o público alvo. Em suma, consegue-se até mesmo agendar a publicação para daqui a um mês e no horário que preferir para garantir que não irá esquecer de interagir com os usuários. 

O agendamento de publicações é uma garantia para as empresas que não contam com um social media ou que enfrentam problemas com o calendário editorial devido aos esquecimentos. 

Vários formatos diferentes

O vídeo está sendo um dos formatos de conteúdo que mais recebem atenção do Facebook e é estimado que em questão de pouco tempo seja um dos formatos mais consumidos, superando até mesmo as imagens. Por isso, publicar vídeos pode ser uma forma de aumentar o alcance das suas redes sociais. 

Mas não somente isso: existe a alternativa de inovar com várias coisas, seja ao compartilhar links, imagens, gifs e  tudo o que se possa imaginar. Enquetes também são formatos de conteúdos que permitem que você aumente a integração com os seus usuários. 

Pedir para que os usuários interajam

Lembra que falamos que está sendo cada vez mais comum que o EdgeRank dê prioridade para compartilhamentos, depois os cpme´tairo se somente por último para as curtidas? Por isso, é mais que importante que você peça para que o usuário compartilhe esse conteúdo que está sendo gerado e até mesmo que comente a opinião dele. Isso vai fazer com que a sua publicação tenha um alcance ainda maior do que teria sem que houvesse a presença de uma Call To Action. 

Geralmente, o pedido de interação está no final da legenda ou na imagem. No entanto, nada impede que tente inovar e veja o comportamento dos seus usuários ao colocar no meio do texto e até mesmo no topo dele – sim, uma chamada de ação pode fazer com que as pessoas tenham gatilhos mentais e tenham interesse em expor as suas opiniões. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente em nosso DISCORD e não se esqueça de vir conhecer mais publicações de nosso blog.