Cursos de TI: quais são eles e o que cada um aprende?

Cursos de TI: quais são eles e o que cada um aprende?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, existem muitos cursos de TI diferentes, Tecnologia da Informação. E,  devido a elevada tecnologia que temos em nosso mundo atual, vem sendo cada vez mais comum que as aulas sejam fornecidas de forma totalmente online com preços mais em conta. No entanto, nada impede que o estudante prefira a aula presencial de instituições como a FURB, UFSC, USP e outras. Existem universidades tanto pagas quanto gratuitas em todo o Brasil que estão cada vez mais especializadas no assunto. 

Veja, abaixo, quais são os cursos de TI mais conhecidos. Neste artigo, iremos abordar sobre cada um e o que é estudado em cada caso para te ajudar a determinar o que deve seguir na sua carreira. 

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  2. Banco de Dados.
  3. Ciências da Computação.
  4. Engenharia da Computação.
  5. Engenharia de Telecomunicações.
  6. Gestão da Tecnologia da Informação.
  7. Informática.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Um dos cursos de TI mais cobiçados devido ao fato de que permite que o formando possa desenvolver sistemas dos mais variados tipos, desde aplicativos, sites e até mesmo questões de logística. Para isso, é importante que se tenha conhecimentos básicos em assuntos que estão relacionados ao banco de dados, por exemplo. 

Neste caso, a formação é voltada para odigital. Ou seja, para a criação de software. Os estudantes que se formam em engenharia da computação geralmente recebem formação voltada especialmente para a criação de hardware como computadores e até mesmo robôs. 

Esse curso tem em média a duração de 4 anos ou mais, tudo pode variar de acordo com o andamento do aprendizado pelo estudante. 

Banco de Dados.

O banco de dados não conta com uma faculdade em si, mas existem muitos cursos técnicos por aí. Neste caso, o profissional tem que dominar a criação de planilhas e domínios de dados. Tudo isso acontece através de grandes sistemas de gerenciamento de dados, sejam eles relacionados ou não relacionados. 

Hoje em dia, vem sendo uma área bastante promissora porque praticamente todas as empresas precisam gerenciar os seus dados no meio digital através de servidores. A não ser, claro, que seja uma empresa de porte muito pequeno ainda. 

Havan, Americanas, Magazine Luíza e até mesmo a Amazon precisam de grandes estruturas para guardar os dados dos clientes como cartão de crédito, e-mail, endereço e outras dezenas de informações que são fornecidas pelos usuários no momento de encerrar a compra. 

Em suma, é comum aque você aprenda mais sobre: 

  • SQL. Também chamado como relacionado devido ao fato de que as suas estruturas de dados estão concentradas em tabelas. 
  • NoSQL. São muito conhecidos devido ao fato de não serem relacionais porque a organização não corre através de uma tabela específica. 
  • MySQL. 
  • SQL Server. 
  • PostgreSQL.

Devido ao fato de ser um técnico, é estimado que a duração do curso seja de 2 até 3 anos. E, uma das universidades que estão se tornando referência no momento de fornecer essa formação é a FIAP. 

Ciências da Computação.

A ciência da computação tem como objetivo estudar dados, técnicas, metodologias, instrumentos  e vários outros fatores que estejam relacionados ao desenvolvimento de qualquer item que esteja relacionado ao mundo da tecnologia. Também acaba sendo uma formação mais ampla devido ao fato de que o especialista deve aprender tanto sobre banco, hardware e software.

Engenharia da Computação.

Outro curso que vem se popularizando cada vez mais é o da engenharia da comunicação. Em suma, a formação deste tipo de profissional acaba sendo voltado para a criação de peças de hardwares.  Ou seja, é comum que nesta área, os estudantes acabam dando mais foco para a formação de conteúdos que estejam relacionados a parte física da tecnologia. Por isso, é comum encontrar matérias que estejam relacionadas a física e química porque se deve entender como uma placa funciona, o que é atrito e vários outros fatores que podem interferir na criação de algum projeto. 

Se ainda está na dúvida sobre qual curso deve seguir, ainda existe a alternativa de você fazer alguns testes vocacionais que estão dispostos em portais como o Quero Bolsa.  Assim, você responde algumas perguntas que estão relacionadas ao seu perfil de estudante e de pessoa para saber qual é o tipo de curso que mais se adequa a  ele. 

Apesar de nem sempre as pessoas darem atenção para os testes vocacionais, eles são importantes até mesmo para alertar o estudante caso ele esteja querendo seguir para um caminho no qual não deveria ou não tem a ver com seu estilo. Sabia disso? 

E então, você já sabe o que pretende fazer e quais são os cursos de TI que mais se adequam ao que está procurando? Comente com a gente em nosso DISCORD.