Kit Placa mãe processador e memória: Quais os melhores?

Kit Placa mãe processador e memória: Quais os melhores?

Na hora de escolher as peças para montar um bom computador, é essencial escolher o kit placa mãe processador e memória que sejam adequados para as suas atividades. Esses três itens são os principais que farão toda a diferença nas características da máquina.

Além disso, existem alguns outros detalhes que também precisam levar consideração antes de escolher essas peças. Cada atividade e cada plataforma, vai exigir um conjunto desse diferente, em seu tamanho e potência.

Entretanto, os fatores vão influenciar diretamente o desempenho do computador. E para saber mais desses detalhes e o que é necessário na hora de escolher o kit placa mãe processador e memória, continue lendo.

Comprar placa mãe que suporte o processador

Na hora de escolher o kit placa mãe processador e memória, normalmente as pessoas começam a pesquisar pelo processador. Principalmente se a ideia for montar um PC gamer. Contudo, se torna necessário escolher uma placa mãe que tenha suporte para a velocidade de processamento escolhida.

É preciso escolher o tipo correto de soquete para processador. O soquete é como se fosse uma tomada para o processador, e no mercado existem vários padrões, mas no caso dos processadores, não é possível usar qualquer tipo de adaptador. Então essas duas peças precisam estar adaptadas uma a outra.

Comprar placa mãe com memória RAM

Também é a própria placa mãe que decide qual o tipo de memória RAM que ela suporta. Na hora de escolher o kit placa mãe processador e memória, isso precisa ser levado em conta. Dependendo do tipo de atividade para o computador, o mínimo de RAM vai se de 8 GB DDR3, que podem ser em dual Channel ou não.

Nesse caso, é preciso que tenha espaço na placa mãe para dois pentes de 4 GB e assim obter todo esse desempenho necessário. Se a placa não tiver suporte para a quantidade de memória necessária, provavelmente o desempenho do computador pode ficar comprometido.

Contudo, vale ressaltar que quanto mais memória for possível colocar na placa mãe, melhor. Assim como a própria velocidade da memória da placa mãe, quanto mais memória, mais a placa suporta.

Esse acaba se tornando um dos pontos principais na hora de selecionar o kit placa mãe processador e memória. Eles devem ser todos compatíveis entre si, e atender as reais necessidades da atividade exercida.

Kit placa mãe processador e memória com chipset

O chipset fica presente na placa mãe, e é como se fosse o cérebro dela. Alguns são melhores do que outros e essa é uma peça que não pode ser substituída. Sendo assim, antes de escolher a placa mãe do kit, verifique qual é o chipset presente nela.

kit placa mãe processador e memória

Slots de expansão da placa mãe

Acima de tudo, é importante que o kit placa mãe processador e memória, tenham slots de expansão. Esses espaços ficam na placa mãe, e servem para que outros dispositivos também possam se comunicar. Normalmente o bluetooth como padrão, mas também a entrada eSATA, USB e similares.

Quando mais portas a placa mãe tiver melhor. Contudo, todas as opções entre as escolhidas no kit, devem ter suporte para a entrada SATA que é o tipo mais rápido e padrão para a transmissão de dados para HD.

Para ter um desempenho melhor, escolher uma opção que tenha suporte RAID, deixa o disco rígido mais eficiente. Além disso, diminui os riscos de perda de dados.

Compatibilidade entre o kip placa mãe processador e memória

O mercado oferece diversas opções de todos os itens, entretanto, é essencial que eles sejam compatíveis entre si. Além de selecionar as melhores placas, melhores processadores e a quantidade de memória necessária para as atividades, é preciso escolher os componentes que consigam funcionar juntos.

Não dá para determinar qual o melhor kit, tudo vai depender do tipo de atividade desenvolvida com o computador. Mas, quanto melhor for a qualidade da placa mãe, menores são as chances de ela falhar diante alguma necessidade importante.

Portanto, entende-se por compatibilidade, uma placa que funcione em sistemas operacionais diferentes e tenha recursos para atender as necessidades de outros componentes necessários para as atividades.

Recursos que precisam ser integrados

A base do kit placa mãe processador e memória, é a placa mãe. Ela precisa ser responsável por integrar os demais componentes, incluindo placa de vídeo para o caso de um Pc gamer, por exemplo.

Nesse caso, para jogar ou até mesmo editar vídeos, é preciso investir em uma placa mãe que seja offboard. Que embora não saia barato, vai conseguir suportar outros componentes que forem precisos para desenvolver a atividade.

Conclusão

No fim das contas, para escolher o melhor kit, o foco principal deve ser na necessidade do processamento que é preciso, e então escolher uma placa mãe que atenda os requisitos desse processador.

O tempo de duração dos sistemas também devem ser levados em consideração, assim como uma comparação dos custos. Existem muitas opções no mercado, portanto é preciso saber como pesquisar para escolher o melhor.