QR Code: como usar essa tecnologia?

QR Code: como usar essa tecnologia?

O setor de alimentos está cada vez mais disputado. Para garantir um diferencial competitivo no mercado, não basta oferecer pratos de qualidade. É fundamental trabalhar a experiência do consumidor por completo. Caso contrário, ele buscará um atendimento de qualidade na concorrência. Uma dica interessante é apostar no QR Code. Esse recurso tem sido bastante utilizado por diversos estabelecimentos. O sucesso da funcionalidade pode ser explicado porque ela garante mais praticidade e agilidade para o cliente. 

Mas como aplicar em um restaurante? Vale a pena investir nesse tipo de recurso? É isso que vamos discutir a partir de agora. 

Veja agora QR Code Aprenda a usar essa tecnologia no seu restaurante. 

Afinal, o que é um QR Code? 

Trata-se de um código que atua como um tipo de link para uma página online ou um arquivo. Em grande parte dos casos, ele pode ser identificado como um quadrado em preto e branco, várias formas geométricas e quadrados com tamanho reduzido nas pontas. 

Uma das principais vantagens do recurso é que ele pode ser aplicado em várias formas. Dentre as mais comuns, encontram-se: embalagens, vitrines, flyers, latas, garrafas, superfícies de vidro ou plásticos e até em propagandas de televisão. 

Já os bares e restaurantes podem utilizar o código para oferecer ao consumidor um cardápio online. Dessa forma, o empreendedor garante proteção aos clientes e funcionários do estabelecimento. Afinal, não é necessário transitar com a versão física de mão em mão no interior do restaurante. 

Como usar a tecnologia QR Code no restaurante? 

Para aplicar a tecnologia em seu negócio, basta fixar o código no seu display de mesa ou na própria superfície. Dessa forma, o consumidor precisa somente abrir a câmera em seu aparelho móvel e aproximá-la ao QR Code. Em seguida, ele terá acesso a uma nova página com todas as informações sobre o cardápio.

Grande parte dos estabelecimentos também estão utilizando QR Code na hora do pagamento do cliente. Para que o cliente possa executar esse procedimento, basta o restaurante oferecer o código para o consumidor.  

Existem companhias, como PicPay e PagSeguro, que estão integrando as máquinas de cartão, garantindo o pagamento por meio do QR Code para os seus consumidores. 

Vale a pena utilizar QR Code no restaurante? 

Sim. O investimento em um cardápio digital traz diversos benefícios para o estabelecimento. Você não precisa, por exemplo, imprimir um novo material sempre que for modificar um item do cardápio. Além de trazer mais economia, esse tipo de prática também ajuda o meio ambiente. 

Outro ponto positivo é que o consumidor se sente mais à vontade com o cardápio disponível a todo momento. Não é necessário esperar o garçom trazer a versão física para a mesa. Em poucos segundos, ele tem acesso ao conteúdo. 

Existem ainda outros tipos de benefícios que o QR Code pode trazer ao seu estabelecimento. Veja abaixo quais são os mais importantes.

  • Cada mesa contém o seu próprio código;
  • Facilidade no acesso para os consumidores;
  • Não é necessário fazer a instalação de aplicativo;
  • O consumidor pode adicionar produtos no pedido a qualquer momento;
  • Não há cobrança de tarifas nos pedidos. 

A digitalização de um estabelecimento precisa ocorrer de várias formas para atrair o consumidor e conquistar a tão sonhada fidelização do cliente. O uso do QR e o cadastro do estabelecimento em aplicativos de delivery, como Rappi, são ótimas estratégias.

Após descobrir as principais informações sobre QR Code Aprenda a usar essa tecnologia no seu restaurante, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas para potencializar os resultados do seu negócio.