RTX 3090 é boa? Vale a pena comprar?

RTX 3090 é boa? Vale a pena comprar?

Será que a placa de vídeo RTX 3090 é boa e vale a pena o investimento? O preço, após um ano de lançamento, está na faixa de R$ 18 mil (pode ser alterado de acordo com o dia que ler essa publicação) e ela promete ser até 2,5 vezes mais rápida que a versão anterior, também chamada como RTX 2080.

O lançamento da placa de vídeo ocorreu no mês de setembro do ano de 2020 e ela foi uma das alternativas que mais chamaram a atenção: conta tanto com a refrigeração com coolers quanto com tubos de água. O que promete uma alta qualidade do overclock e, claro, sem nenhum medo de prejudicar outras peças da sua máquina devido ao aquecimento excessivo.

Com 10496 núcleos CUDA, ela conta com nada mais e nada menos que 16 milhões de cores transmitidas, o que garante uma grande qualidade nas texturas de imagens.

Já para quem deseja usar a 24 G para a mineração, ela é uma das menos lucrativas porque conta com baixas taxas rash (a desenvolvedora Nvidia realizou uma série de cortes em relação à capacidade de realizar a mineração de Bitcoin e de outras criptomoedas como o Ether). Para quem está pensando em comprar a placa de vídeo para esse fim, o mais recomendado neste caso é optar pela RTX 3080, que também conta com valores um pouco mais baixos.

Um dos pontos que não fazem com que ela seja a melhor alternativa para a mineração também é em relação ao consumo que fica em 750 Watts. Uma grande parcela do consumo é referente ao sistema de refrigeração e também o RGB.

Sistema que liga só no calor, uau!

O sistema de refrigeração da RTX 3090 liga somente no calor e possui ventoinhas e tubos silenciosos que não atrapalham em nada a sua experiência durante os jogos. Você sequer vai escutar os sons!

Pontos de destaque na RTX 3090: uma alternativa para o 8K

É quase impossível notar pontos que não sejam de destaque nesta máquina: a RTX 3090 conta com o armazenamento de 24 GB de GDDR6X, uma das tecnologias mais atuais de memória com as menores taxas de latência. Então, garante experiências otimizadas e automatizadas para aqueles que desejam optar por alternativas ultra robustas e que possibilitam alta experiência, independente do tipo de jogo

A largura de banda conta com quase 1000 GB por segundo e mais de 1.400 MHz em clock base, turbo de até 1.700 MHz, ideal para quem deseja um overclock turbo.

Além de todas as especificações técnicas, também temos que levar em consideração o visual: a máquina conta com um design extremamente moderno e liso. Sem contar com as tonalidades em preto que destacam ainda mais as cores dos leds em RGB.

Para otimizar ainda mais os efeitos e qualidade de gráfico, é essencial que você conte com um monitor que “aguente essa maravilha de efeitos” e que não a limite em suas capacidades. Portanto, nada de usar uma alternativa de 60 FPS, viu?

E, além de tudo isso, devido à qualidade da placa e às especificações técnicas de imagem, é possível emitir gráficos em até 8K!

FPS? Tem de montão

O FPS significa quadros por segundo. Ou seja, quanto mais quadros passam em um segundo na tela, mais leve é a imagem e a textura. Neste caso, a RTX 3090 conta com a média, dependendo das configurações, acima de 140 FPSs. Alternativas de entrada, que são menos robustas, contam com cerca de 80 FPS na média ou nem isso.

Uma das principais razões deste desempenho é em relação à tecnologia em 7 NM, que é uma das mais modernas no ano de 2021 e também no ano de 2022. Ela foi desenvolvida pela Nvidia como uma forma de diminuir a latência durante os jogos. Alternativas mais antigas, referentes a antes do ano de 2017, contam com a tecnologia superior a 14 NM, o que aumenta a latência nos jogos profissionais e diminui a qualidade dos mesmos.

Além disso, com cerca de 384 bits, ela permite uma alta transferência de dados em uma quantidade muito pequena de tempo. E, em relação à RTX 2080, ela tem a VRAM em mais de 60% superior, ganhando 69 TFLOPS.

E então, tem mais alguma dúvida sobre a placa de vídeo RTX 3090 em relação às especificações e pontos positivos sobre ela? Não podemos dizer outra coisa senão que ela se trata de um “monstro” e foi feita para quem busca robustez e satisfação nas experiências.