Como ativar filtro de luz azul do Windows 11?

Como ativar filtro de luz azul do Windows 11?

O Windows 11 chegou ao Brasil durante o ano de 2021 primeiramente como fase de testes. O sistema conta com algumas diferenças em relação à versão dez e tem novos widgets e permite que aplicativos sejam baixados diretamente da Play Store. E não é somente isso: estudos que foram publicados pelo portal do Adrenaline mostra que o sistema é mais rápido e limpo que os anteriores, prometendo uma enorme experiência para o usuário.

E, como muitas pessoas acabam ficando em frente a uma tela no século XXI, é normal que acabam enfrentando problemas que estejam relacionados à fadiga ocular. A fadiga ocular surge quando se fica muito tempo com os olhos abertos. Oftalmologistas argumentam que devido ao tempo que as pessoas ficam na frente das telas sem piscar, acabam ficando com a região ocular mais seca e dolorida após algumas horas. 

Devido a isso, acaba sendo necessário, muitas vezes, ativar o filtro de luz azul que é uma das maiores responsáveis pelo ressecamento. No entanto, apenas isso não é necessário. Neste artigo, o Blog do MEUPNET deve abordar um pouco mais sobre o que fazer em caso de fadiga ocular e também em relação ao passo a  passo para ativar o filtro e garantir mais proteção em suas vistas. 

Ativando o filtro de luz azul no Windows 11 – veja o passo a passo completo 

  • O primeiro passo para ativar o filtro de luz azul, que irá fazer com que a sua tela acabe ficando com tons mais amarelados, é acessar a aba de configurações. 
  • Depois disso, clique na aba de tela e de vídeo, selecione para ativar o filtro de luz noturna. 
  • Pronto, agora terá as vistas mais protegidas contra o excesso de luz. 

Não é apenas o filtro que irá garantir que seus olhos não fiquem mais ressecados, veja dicas extras para quem fica muito tempo na frente do computador!

Existem outras dicas que podem ser úteis no dia a dia de quem sofre com fadiga ocular devido ao fato de que está muito tempo na frente do computador ou notebook. No entanto, uma das dicas principais é em relação ao brilho. Muitas vezes sequer é a luz azul que está causando o excesso de dor mas, sim, o brilho muito alto, principalmente quando se está com um fundo mais escuro. 

Em suma, deve-se começar a diminuir o brilho do seu computador ao pouco até que você esteja acostumado a usar com apenas 50% ou até mesmo menos que isso. 

Para quem passa muito tempo na frente das telas praticando a leitura, também existe a alternativa de imprimir as folhas que deseja ler alguns dias por semana. A impressão pode ser bem em conta quando se tem uma impressora no conforto de casa. 

Exercícios para as vistas também é uma forma de diminuir o excesso de dor.  Use um pedaço de pano ou papel higiênico molhado e deixe os olhos fechados por cerca de 5 minutos quando começar a doer como forma de controlar a secura e promover mais umidade na região.