Podcasts podem ser úteis para tranquilizar a mente?

Podcasts podem ser úteis para tranquilizar a mente?

Muitas pessoas encontram dificuldades em se concentrar na hora de dormir, deixarem suas mentes vazias e sem preocupações para ter uma boa noite de sono pode ser uma tarefa complicada para muitos. E as alternativas para conseguir relaxar variam desde meditação até música clássica. Mas você já pensou em ouvir um podcast antes de dormir? Sim, podcasts podem ser úteis para tranquilizar a mente antes de dormir, e nós separamos aqui 4 dicas de podcasts que irão te auxiliar.

Os desafios na hora de dormir

Por mais simples que pareça, dormir tranquilamente é uma jornada um tanto cansativa para milhões de brasileiros. A insônia é um problema que impede muitas pessoas de atingirem o relaxamento e o renovo que uma noite de sono bem dormida traz, e com a pandemia esse número aumentou de forma assustadora. Os diagnósticos de transtornos psicológicos como ansiedade, síndrome do pânico e depressão, por exemplo, dispararam. E todos eles influenciam diretamente na qualidade do sono, fazendo com que algo tão simples se torne algo exaustivo.

Pesadelos que tiram o sono

Além de ter que lidar com problemas de insônia, outros fatores que podem tirar o sono literalmente são os pesadelos. Os pesadelos são os temíveis sonhos ruins, que podem ser pressentimentos ou avisos, para os que acreditam nisso, e buscam respostas para seus sonhos em sites como Blog Apisque, e podem trazer ainda mais ansiedade e roubar boas horas de sono. Os terrores noturnos

Alternativas para melhorar a qualidade do sono

Na busca por uma noite de sono tranquila, muitas pessoas buscam soluções rápidas, práticas e que se adequem ao seu estilo de vida. Algumas escolhem praticar alguma atividade física específica ao longo do dia, outras optam por meditação, ou ouvem músicas relaxantes e até podcasts,e descobrem que podcasts podem ser úteis para tranquilizar a mente antes de dormir.

Meditação

Se engana quem pensa que a meditação é praticada apenas para fins religiosos. Muitas pessoas encontram na meditação a cura para a insônia, seja através da meditação guiada, meditação mindfulness ou outro estilo. A meditação auxilia no relaxamento do corpo e da mente, fazendo com que a mente se desligue de fatores externos e esteja concentrada apenas no momento presente, na respiração e em fazer o praticante se sentir completamente relaxado.

Podcasts podem ser úteis para tranquilizar a mente antes de dormir: 4 podcasts para você ouvir hoje mesmo

Assim como ouvir histórias na infância ajuda as crianças a dormirem melhor e mais rapidamente, separamos para você 5 podcasts que vão mudar seu momento de dormir.

Durma Comigo (Sleep With Me)

Este é o mais popular e antigo podcast no ramo de ajudar a dormir melhor. Criado em 2013, o podcast Durma Comigo conta com mais de 525 episódios, com cerca de uma hora, que não aborda nenhum tema específico, apenas histórias sem sentido para distrair e embalar o sono do ouvinte. É avaliado com cinco estrelas e conta com mais de 1800 avaliações no iTunes. Você pode encontrá-lo na web, no iTunes ou no Stitcher.

Os Contos Clássicos

Também conhecido como The Classic Tales, é um podcast narrativo, que explora as maiores histórias já contadas ao redor do mundo, narradas por BJ Harisson. São histórias fantásticas narradas de forma peculiar e excelente, ideais para ouvir em volume baixo já deitados com a cabeça no travesseiro. A narrativa envolvente dos clássicos certamente te ajudará a tranquilizar sua mente. Disponível no iTunes.

Dormir e relaxar ASMR

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em ASMR, certo? O objetivo deste podcast, em especial, é induzir o relaxamento e o sono através da ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), traduzindo, a resposta meridiana sensorial autônoma, que nada mais é do que uma sensação de parestesia, um formigamento sentido no couro cabeludo que desce pelo pescoço em resposta a algum estímulo sensorial. No podcast, os episódios são de sons que se enquadram na classificação de ASMR, como sussurros e música suave ao fundo. Disponível também no iTunes. 

O Podcast de Meditação Diária

Com episódios com duração de apenas 10 minutos, esse podcast é ideal para quem se sente estressado ou ansioso. Com mais de 1000 episódios, Mary Meckley aborda diversos assuntos envolvendo ansiedade, como depressão, raiva, medo etc. Eles são ótimos para refletir, acalmar, respirar fundo e dormir mais tranquilamente.

Se dormir bem tem sido um desafio por aí, agora você já sabe que podcasts podem ser úteis para tranquilizar a mente antes de dormir. A lista continua, portanto procure o que lhe pareceu mais interessante e experimente dormir ouvindo hoje mesmo.